7 ERROS QUE PODEM TE FAZER DESISTIR DE TOCAR VIOLÃO

Qual a sua dificuldade? O que não está saindo certo? Onde é que a coisa complica? Quando você acha que “está fazendo certo, mas sai errado”… Aí está um indicativo de que está mesmo fazendo errado. Por isso, hoje vamos falar de 7 erros muito comuns entrem os iniciantes que podem te fazer desistir de aprender a tocar violão, se não forem evitados logo no inicio. Não perca!

O fascínio pelo violão, muitas vezes, levam as pessoas a tentarem dominar esse instrumento, seja para tocar sozinho, com a família, amigos ou quem sabe para um público mais amplo. Entretanto, como todo instrumento, o violão tem seu grau particular de dificuldade, tanto no que se refere à execução exata das notas quanto de extrair as mais distintas tonalidades e timbres.  E muitas vezes, muitos iniciantes desistem de tocar ou deixam de evoluir por conta de alguns erros que podem ser evitados logo no início a partir de uma boa orientação. Veja!

 

7 ERROS QUE PODEM TE FAZER DESISTIR DE TOCAR VIOLÃO

 

acordes maiores

1º Não Acertar os Ritmos e Batidas: Ritmos e batidas são sempre um grande desafio para os iniciantes, pois não se trata de uma sequência de movimentos para baixo e para cima, mas sim de uma sequência de sons que possuem uma durabilidade de acordo com a marcação de compasso e conforme a força e timbre de cada toque que será consequente da técnica utilizada. Portanto, ao fazer uma batida é preciso que entenda a marcação do tempo da música e o tempo certo que terá que fazer cada toque. Uma boa dica é cantar a batida antes de tocá-la e depois que estiver cantando a batida corretamente, tente tocá-la.

2º Não Acertar a trocar de Acordes: Entenda que aprender a tocar violão exige paciência e dedicação. Existem coisas que só vem com o tempo, portanto se você tem dificuldades de trocar os acordes não desista. Aprenda a fazer os acordes de forma correta e treine bastante, que com o tempo você terá mais velocidade e ficará mais fácil trocar os acordes sem errar.

3º Não acertar as Pestanas: As pestanas também assustam muito os iniciantes do violão, pois uma vez que você não consegue acertar algo parece que as coisas nunca vão dar certo. O que você deve fazer neste caso também é continuar tocando para melhorar nas pestanas, além de corrigir sua postura para que tenha uma força maior na mão.

4º Demora para conseguir Tocar a Primeira Música: Tocar a primeira música no violão tem mais a ver com o método no qual você segue do que, necessariamente, com a sua facilidade de aprendizado. Portanto, ter um bom método passo a passo é fundamental.

5º Achar que não tem Talento: Todos podem aprender a tocar facilmente quando se estuda da forma correta. Cada pessoa tem um tempo diferente de progresso, então não se preocupe. E como dito anteriormente, um bom método de estudo é essencial, além de força de vontade, paciência e determinação.  Não coloque empecilhos para realizar o sonho de tocar violão. Você consegue!

6º Falta de Organização nos Estudos: Ao tentar estudar vários conteúdos encontrados na internet de forma desorganizada é bem provável que você não consiga progredir. Portanto, se você se encontra nessa situação está na hora de se organizar, traçar uma meta e estudar para ela.  Com uma boa organização de estudos você conseguirá obter resultados muito mais rápidos.

7º Não Tenho Tempo: Ninguém que tem uma rotina de trabalhos e compromissos tem tanto tempo assim para estudar, entretanto mesmo com pouco tempo diário, uma boa organização nos estudos é capaz de te fazer ter bons resultados com pouco tempo de treino. O que você precisa fazer é estudar realmente matérias focadas no seu progresso.

Portanto, não faça vista grossa. Aquilo que está saindo errado pode e deve ser corrigido. Mas depende muito de você.

Veja também “COMO CRIAR UM SOLO DE VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

 

danieldarezzo

10 Comments

  1. Muito bem gostei de saber 7 erros.eu ainda não consigo tocar uma música faço os acordes batidas simples.não consigo controlar o tempo. Será bom eu entrar na escola?

  2. Olá Roberto!
    Quanto mais fontes de conhecimento melhor para seu aprendizado. Sugiro um curso online e caso não consiga entre em uma escola sim…
    Abraços

  3. Daniel fantástico seu trabalho estou enviando essa mensagem para te agradecer por tudo e todos os que querem aprender a tocar violão vc está fazendo um excelente trabalho,dia a dia estou realizando meu sonho …

  4. Olá amigo!
    Que bom que está gostando e realizando o seu sonho, fico muito feliz em saber! Obrigado!
    Estamos aqui para ajudar.
    Abraços

  5. Olá Daniel .
    Eu estou adorando o seu trabalho .
    Eu tenho um violão a três anos , mais devido a falta de tempo fico meio inseguro de aprender . Eu achava que era só pegar e sair tocando , mais vi que tem toda uma regra para seguir .
    Já vi diversos vídeos de outros professores ao passar desses três anos , mais nada igual ao seu . Espero que eu consiga tocar a primeira música que você encinou . Estou treina do todo o passo a passo do primeiro vídeo até o sexto , o sétimo já é a música rs .
    ” Minha maior dificuldade ” e a mão esquerda na hora de montar os acordes .
    A minha mãe sempre fica um pouco de lado e quando eu coloco ela reta não consigo esticar os dedos como se fossem um ” prego” nas cordas , de forma reta .

  6. Galera me desculpe pelos erros 🙂
    Escrevi e enviei em seguida .Só vi que o correto trocou algumas palavras agora .✌

  7. Olá Jorge! Fico feliz em saber que está gostando! Quanto as dificuldades é só continuar treinando que devagar se vai ao longe. Temos vídeo aulas para treinar as mãos, confere lá!
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *