ACORDES NATURAIS MENORES

Os acordes musicais geram muitas dúvidas, principalmente para os iniciantes. E isso é normal! Acontece com todos que estão começando a aprender a tocar um instrumento. Por isso, hoje vamos falar sobre os Acordes Menores que são bastante utilizados nas melodias das músicas. 

Após aprender as posições dos acordes maiores, agora é a hora de começar a treinar os acordes menores. A maioria dos acordes menores não sofre uma grande alteração na forma do acorde, geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.

Você irá perceber que os sons dos acordes maiores possuem um som mais forte, ou seja, um som mais alegre, já o som de um acorde menor possui um som mais triste, meio melancólico.

 

RELEMBRANDO

Antes de começar com os acordes menores, vamos relembrar alguns conceitos importantes.

 

acordes maiores

  • O que são Acordes?

Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente e dependendo dessas notas temos a classificação do Acorde Maior ou Menor. Alguns acordes recebem o mesmo nome das notas naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) e são chamados de acordes naturais. Cada um dos acordes naturais é formado por três notas, também conhecido como tríades, sendo o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.

  • O que são Tríades?

A tríade de cada acorde corresponde às três notas que formam os acordes naturais. O nome tríade existe para representar as notas básicas que formam um acorde específico. E na maioria das vezes essas notas são o 1º, o 3º e o 5º graus, formando assim os acordes naturais, como já vimos no parágrafo acima.

Podemos ter tríades maiores, menores e tríades que formam acordes mais complexos como uma tríade aumentada, diminuta e sustenido.

  • Acordes Naturais Maiores

Para formar os acordes maiores utilizamos o terceiro grau maior. Assim, os acordes naturais maiores são formados pelos graus: 1º maior, 3º maior e 5º justa da cada escala.

OS ACORDES NATURAIS MENORES

Os acordes naturais menores são formados pelos graus: 1º maior (que é o próprio nome do acorde), 3º menor e 5º justa da cada escala e também são chamados de tríades, como os acordes maiores. Do acorde maior para menor só modifica a 3ª maior para a 3ª menor.

Veja os acordes naturais menores:

 

ACORDES MENORES VIOLÃO

Cada linha representa uma corda e o símbolo ∩ representa a corda que deve ser tocada. Agora treine bastante, aprenda e entenda os acordes menores! Nessa jornada rumo ao aprendizado de viola é preciso bastante empenho e procurar aprender seguindo o passo a passo, pois tudo que for estudado servirá como base nas próximas aulas.

 

Bons estudos e até a próxima!

Veja também “ACORDES NATURAIS MAIORES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog, compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *