ACORDE SUSTENIDO

Entender como são escritos, formados e como faz os acordes musicais sempre gera muitas dúvidas. Existem várias possibilidades de acordes e por isso hoje vamos falar sobre os acordes sustenidos.

acordes maiores

RELEMBRANDO

Antes de começar com os acordes sustenidos, vamos relembrar alguns conceitos importantes.

 

  • Os Acordes Naturais Maiores

Para formar os acordes maiores utilizamos o terceiro grau maior. Assim, os acordes naturais maiores são formados pelos graus: 1º maior, 3º maior e 5º justa da cada escala.

  • Os Acordes Naturais Menores

Os acordes naturais menores são formados pelos graus: 1º maior (que é o próprio nome do acorde), 3º menor e 5º justa da cada escala e também são chamados de tríades, como os acordes maiores. Do acorde maior para menor só modifica a 3ª maior para a 3ª menor.

  • Os Acordes com Sétima

Os acordes com sétima são formados por uma sequência de intervalos adicionando a sétima nota de uma escala. Como as tríades, existem vários tipos de acordes com sétima: 7ª maior, menor, entre outras.

 

ACORDES SUSTENIDOS

O simbolo # chama-se sustenido e serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural. Sendo assim, a nota dó, que por exemplo está na casa 3 da corda 5, ao colocarmos um sustenido junto a ela, será transformada em Dó# (dó sustenido) e será tocada na casa 4 da mesma corda, ou seja, uma casa adiante. O sustenido pode ser aplicado em todas as notas, menos nas notas Si e Mi, pois são vizinhas diretas do Dó e do Fá.

Do – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó

Assim, conforme estudo da escala cromática e campo harmônico, percebe-se que entre o Mi-Fá e Si-Dó, temos uma casa apenas, ou seja, não sobra espaço para Si# nem Mi#, estes acidentes resultarão em Dó e Fá.

Veja os acordes maiores sustenidos:

 

ACORDES MAIORES SUSTENIDOS

Cada linha representa uma corda e o símbolo ∩ representa a corda que deve ser tocada. Agora treine bastante, aprenda e entenda os acordes menores! Nessa jornada rumo ao aprendizado de violão é preciso bastante empenho e procurar aprender seguindo o passo a passo, pois tudo que for estudado servirá como base nas próximas aulas.

Bons estudos e até a próxima!

Veja também “ACORDES COM SÉTIMA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões! Pesquise em nosso Blog, compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

4 Comments

  1. Amei, mais ainda nao conseguir trocar o acorde sem parar, mais paciencia vou conseguir, :-):-):-):-)

  2. Nós que agradecemos pelo seu comentário. continue conectado ao nosso Blog!

  3. Com paciência, determinação e seguindo o passo a passo rapidinho você irá conseguir! Não desista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *