ACORDES COM SÉTIMA

Os acordes musicais são dúvidas constantes para os iniciantes. Até agora já vimos os acordes naturais maiores e os acordes naturais menores, mas os acordes podem crescer e evoluir, podendo ser adicionado qualquer nota a um acorde. Por isso, hoje vamos falar sobre os Acordes com sétima.

acordes maiores

RELEMBRANDO

Antes de começar com os acordes com sétima, vamos relembrar alguns conceitos importantes.

 

  • Acordes Naturais Maiores

Para formar os acordes maiores utilizamos o terceiro grau maior. Assim, os acordes naturais maiores são formados pelos graus: 1º maior, 3º maior e 5º justa da cada escala.

  • Acordes Naturais Menores

Os acordes naturais menores são formados pelos graus: 1º maior (que é o próprio nome do acorde), 3º menor e 5º justa da cada escala e também são chamados de tríades, como os acordes maiores. Do acorde maior para menor só modifica a 3ª maior para a 3ª menor.

 

ACORDES COM SÉTIMA

Os acordes com sétima  ou acorde de sétima são muito utilizados para preparar outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia.

Nas tríades temos a Tônica (ou 1º grau), terceiro grau e o quinto grau e assim, nos acordes com sétima, a palavra sétima significa o sétimo grau da escala. Estes acordes são formados por uma sequência de intervalos adicionando a sétima nota de uma escala. Como as tríades, existem vários tipos de acordes com sétima: 7ª maior, menor, entre outras.

  • Acordes com sétima menor: recebem apenas o número 7. Exemplos: G7, Bm7, etc.

  • Acordes com sétima maior: recebem o número 7 seguido da letra M. Exemplos: C7M, A7M, Bm(7M), etc. Outra notação possível para a sétima maior, geralmente utilizada por estrangeiros, é  “maj”: Cmaj7 ou apenas CMaj (do inglês: Major Seven). Em sites populares de cifras, as pessoas utilizam muito a notação 7+ (C7+).

Veja os acordes com sétima maiores:

 

ACORDES MAIORES COM SÉTIMA VIOLAO

Cada linha representa uma  corda e o símbolo ∩ representa a corda que deve ser tocada. Agora treine bastante, aprenda e entenda os acordes menores! Nessa jornada rumo ao aprendizado de violão é preciso bastante empenho e procurar aprender seguindo o passo a passo, pois tudo que for estudado servirá como base nas próximas aulas.

Bons estudos e até a próxima!

Veja também “ACORDES NATURAIS MENORES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *