APRENDA A TOCAR FOGO E PAIXÃO – SUCESSO NACIONAL DOS ANOS 80

Famoso cantor e compositor brasileiro, Wando emplacou vários sucessos ao longo da carreira. Com a imagem de sedutor e romântico, o artista se consolidou com músicas voltadas especificamente para as mulheres, tornando-se conhecido também como “O Rei das Calcinhas”. Então, não deixe de conhecer um pouquinho mais sobre esse artista romântico, brega, sedutor, dentre tantas outras denominações e aprenda a tocar um dos seus maiores sucessos. A diversão estará garantida! Afinal, que nunca cantarolou: “Você é Luz, é raio estrela e luar…”

fogo e paixao wando

Conhecido pelo público brasileiro como Wando, Vanderley Alves dos Reis, nasceu em outubro 1945 no arraial de Bom Jardim, Minas Gerais, mas só foi registrado em Cajuri, também em Minas. Ainda criança, mudou-se para Juiz de Fora, onde estudou violão clássico e aos 20 anos começou a se envolver com a música, participar de conjuntos e se apresentar em bailes na região. Mais trade, mudou-se para Volta Redonda no Rio de Janeiro, e trabalhou como entregador de leite em residências, entregador de jornais, caminhoneiro e feirante.

 

Após deixar a profissão de feirante, Wando mudou-se para Congonhas, Minas Gerais e começou a “viver de música”. Cinco anos depois tentou a sorte no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, onde teve gravado seu primeiro sucesso, na voz de Jair Rodrigues. A composição, “O importante é ser Fevereiro”, foi um grande sucesso no carnaval de 1974. Nessa fase descobriu que queria fazer músicas românticas, direcionadas especificamente para as mulheres.

Wando compôs vários sucessos da MPB, gravados por artistas de renome como Jair Rodrigues, Ângela Maria que gravou “Vá, mas Volte”, Roberto Carlos que gravou “ A Menina e o Poeta”, além de outas músicas de sua autoria como “Moça” e “Chora Coração” que fizeram parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro.

WANDO COMO “O REI DAS CALCINHAS”

Inicialmente, Wando seguia o estilo “violão clássico”, com uma linha voltada ao formato de Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil. Seu primeiro LP, Glória a Deus no Céu e Samba na Terra, tinha como temática a vida em subúrbios e favelas. Somente em 1975 o seu repertório deu uma guinada na direção romântica e ao longo da década seguinte, Wando consolidou sua carreira e a reputação como “O Rei das Calcinhas”. É desse período sua música mais conhecida, “Fogo e Paixão”, do disco “O mundo romântico de Wando” (1988), o 14º da carreira, segundo a contagem do site oficial.

A história das calcinhas  começou em 1987, com o disco “Tenda dos Prazeres”. Wando achava as capas de discos muito parecidas umas com as outras, então resolveu chamar a atenção colocando uma calcinha na capa do disco. Como o disco chamava “Tenda dos Prazeres”, a calcinha na capa ficava parecendo realmente uma tenda e foi um sucesso de publicidade, transformando-se em uma mídia muito forte em todos os órgãos de comunicação e virando uma moda.

WANDO FOGO E PAIXAO

A partir daí, Wando passou a distribuir algumas peças íntimas nos seus shows e suas fãs passaram a levar suas peças íntimas com telefone e recados de amor. Dessa forma, o cantor virou “O Rei das Calcinhas”, possuindo uma enorme coleção da vestimenta. Esse foi um apelido carinhoso que o público lhe deu, permanecendo até os seus últimos dias.

Não deixe de assistir a vídeo aula e aprenda a tocar Fogo e Paixão.

Veja também “MARCAS DE VIOLÃO”

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

6 Comments

  1. Pow cara sou fã número 1 do wando e essa música fogo e paixão marcou muito minha vida.
    Vlw Daniel eu ja tocava essa musica e agora voltei a tocar novamenteuito legal mesmo

  2. Cadê como tocar a música? Só tem a biografia e propaganda
    Tem que ser mas objetivo se dis aprenda a tocar a música tal, cuando clico espero ver como tocar a música e não ter que ler um monte de propaganda. Vamos ser objetivos,

  3. Nós que agradecemos seu comentário Eduardo. Continue acompanhando o Blog!

  4. Ficamos feliz em saber Francisco. Continue acompanhando o Blog!

  5. Raul, a vídeo aula com o passo a passo para tocar a música está após o segundo parágrafo, caso não tenha notado. Aqui, o nosso trabalho é muito sério e no primeiro parágrafo deixamos claro que vamos falar um pouco sobre o artista também, para conhecimento dos iniciantes sobre o cantor da música. Nosso Blog funciona da seguinte maneira: Escrevemos sobre um assunto e acrescentamos vídeo aulas. Caso queria apenas ver a cifra da música no post, esse não é o lugar indicado, pois não queremos ensinar os alunos apenas a decorar um acorde, queremos ensinar a ser um verdeiro músico e que ele aprenda tudo o que for necessário. Isso também faz parte.
    O que foi prometido, foi cumprido, pois temos um vídeo ensinando a tocar a música. Colocamos informações a título de conhecimento para os futuros músicos, mas se não quiser não precisar ler e pode ir direto para a vídeo aula que tem ensinando a tocar a música. Fica a seu critério.
    Obrigado.
    Att,
    Equipe Darezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *