COMO AFINAR O VIOLÃO

Afinar o violão é uma tarefa que deixa muitos violonistas cheios de dúvidas. E muitos ainda não entendem a importância de ter e treinar em um instrumento bem afinado. A primeira coisa que devemos fazer ao pegar um instrumento é verificar se ele está devidamente afinado, antes mesmo de tocá-lo. Por isso hoje vamos mostrar o passo a passo para afinar o seu violão corretamente. Seja você um instrumentista mais experiente ou um iniciante, não deixe de conferir!

AFINAÇÃO

Antes de afinar seu violão primeiramente é preciso saber o que é afinação. A afinação de um instrumento é definida como um processo de produzir um som equivalente a outro, por comparação. Assim, as cordas são ajustadas para que o tom da nota emitida pela vibração da corda seja o mesmo da escala musical desejada. Vamos entender melhor esse conceito com uma pequena experiência sonora. Pegue três copos iguais e encha cada um com uma quantidade diferente de água.

 

COMO AFINAR O VIOLÃO

 

Se você tocar na lateral de cada um dos copos, perceberá que eles produzem sons diferentes. Isso acontece porque a quantidade de água em cada em deles interferiu no som produzido. Vamos então supor, apenas supor, que o primeiro copo seja a nota Mi, o segundo a nota Ré e o terceiro a nota Dó, e que queremos produzir mais uma nota Dó. Para isso vamos precisar encher outro copo com a mesma quantidade de água do terceiro copo que produziu a nota Dó. Dessa forma, afinaremos o som do quarto copo até que ele tenha o mesmo som do terceiro copo.

 

COMO AFINAR O VIOLÃO

Esse seria o conceito básico de afinar um instrumento. A partir de uma nota padrão determinada é possível afinar todos os instrumentos para que produzam o mesmo som.

 

A IMPORTÂNCIA DE AFINAR O VIOLÃO

Independente do estilo que toca todo violonista precisa saber como afinar seu instrumento. É muito importante aprender afinar bem seu instrumento, pois caso contrário pode haver consequências desastrosas para o violão, como para o seu bolso e para quem escutar o que você está tocando. Violões desafinados podem fazer as melhores e mais belas composições soarem como amadoras e mal tocadas. Além de ser bem provável que você venha a ter muitas cordas quebradas, cavalete descolado do tampo ou um braço empenado se esticar as cordas além do limite estabelecido pela tensão das mesmas, o que acarretariam prejuízos financeiros! Portanto, é de vital importância afinar o instrumento e tocá-lo sempre afinado.

 

como afinar o violão

 

AFINANDO O VIOLÃO

Existem várias formas de afinar o violão. Uma destas formas é usando um AFINADOR DIGITAL. Existem inúmeros modelos de afinadores, mas todos eles têm a mesma função que é afinar o instrumento. Não se iluda em achar que afinar com o afinador digital está errado. A tecnologia neste caso é benéfica para facilitar a afinação do instrumento.

 

 

AFINAR O VIOLÃO AFINADOR DIGITAL

Você também pode afinar seu instrumento sem o auxílio de um afinador digital ao AFINAR DE OUVIDO, mas para isso você deve estar familiarizado com a sonoridade do instrumento. Para afinar um violão de ouvido é necessário ter uma referência inicial, podendo pegar como exemplo a referência de um diapasão para gerar a nota de referência. Ao vibrar o diapasão na nota pretendida, o músico procura a mesma vibração produzida nas cordas do violão, buscando assim, igualar as tonalidades da corda e do diapasão. Isso exige muito treinamento!

 

 

AFINAR O VIOLÃO COM DIAPASÃO

Apesar do anseio de muitos iniciantes quererem afinar de ouvido, é preciso desenvolver e treinar a percepção sonora primeiramente. Então, para quem está começando o mais aconselhável é aprender inicialmente a afinar com um afinador digital e com o tempo aprender a afinar de ouvido.

 

PASSO A PASSO PARA AFINAR O VIOLÃO COM AFINADOR DIGITAL

A afinação usada neste passo a posso será a “Mí”, a mais usada no mundo.Com seu afinador e seu violão em mãos, siga os passos abaixo:

1 – Para ligar o afinador siga as instruções de cada modelo;

2 – Toque a corda 1, ou seja, 1º corda – “A Mais Fina”. Você verá que o afinador acusará uma “Cifra” em seu visor de acordo com cada modelo;

3 – Toque a corda e gire a tarraxa buscando igualar a cifra do visor à nota da 1ª corda. Você vai saber se deve esticar a corda ou afrouxar conforme o seu posicionamento;

4 – Quando a nota do afinador corresponder à nota da corda, o afinador ficará centralizado ou verde, dependendo de cada modelo de afinador;

5 – Repita o procedimento com as outras cordas. Usando as tarraxas para esticar as cordas ou voltar, você deve posicionar cada nota em seu lugar sendo: E – 1ª (Mais fina) | B – 2ª | G – 3ª | D – 4ª | A – 5ª | E – 6ª (Mais Grossa).

O importante é centralizar cada afinador correspondente à nota da corda e deixar sempre centralizado, “verde ou azul” dependendo de cada modelo de afinador.

 

PASSO A PASSO PARA AFINAR O VIOLÃO DE OUVIDO

1 – Iguale o som da 5ª casa solta com o som produzido pelo diapasão ao tocá-lo. Depois siga o raciocínio abaixo para afinar as próximas cordas:

2 – O som da 5º corda presa na 5º casa corresponde ao som da 4º corda solta. Afine a 4ª corda apertando ou afrouxando as tarraxas até que o som seja igual ao da 5ª corda presa na 5º casa;

3 – O som da 4º corda presa na 5º casa corresponde ao som da 3º corda solta. Afine a 3ª corda apertando ou afrouxando as tarraxas até que o som seja igual ao da 4ª corda presa na 5º casa;

4 – O som da 3º corda presa na 4º casa corresponde ao som da 2º corda solta. Afine a 2ª corda apertando ou afrouxando as tarraxas até que o som seja igual ao da 3ª corda presa na 5º casa;

5 – O som da 2º corda presa na 5º casa corresponde ao som da 1º corda solta. Afine a 1ª corda apertando ou afrouxando as tarraxas até que o som seja igual ao da 2ª corda presa na 5º casa;

6 – O som da 6º corda presa na 5º casa corresponde ao som da 5º corda solta. Afine a 6ª corda apertando ou afrouxando as tarraxas até que o som seja igual ao da 5ª corda solta.

 

Afinar o violão no começo é difícil mesmo, mas com o tempo você vai conhecendo o som do violão, se familiarizando e começa a afinar de ouvido. Mas enquanto não tem essa facilidade use a tecnologia a seu favor! Fica a dica!

Veja também ‘COMO TOCAR MINHA PRIMEIRA MÚSICA NO VIOLÃO’.

Pesquise em nosso Blog! Deixe suas dicas, dúvidas e sugestões! Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

4 Comments

  1. Daniel as cordas do violão soltas correspondem da mais fina para a mais grossa;:
    mi-si-sol-re-la-mi. Certo?

    E apertando cada corda na mesma ordem, como passa a se chamar

  2. Que bom saber disso pq semana passada eu fui querer afinar o meu violao, ai a corda partiu. E com essas dicas quando eu for quizer afinar eu ja sei como fazer. Agora tenho que comprar cordas novas, o meu violao e de aco eu posso comprar cordas de nailon? Se eu colocar ele vai ficar com o som igual ou diferente?

  3. A ideia é manter a mesma corda que havia antes em seu instrumento para evitar desnivelamento e conservar os instrumento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *