COMO MELHORAR SUA PERCEPÇÃO MUSICAL

Você sabe o que é percepção musical? A percepção musical é uma habilidade, muitas vezes, difícil de desenvolver em um primeiro momento, para a maioria das pessoas interessadas em música, muitos que estão aprendendo um instrumento ou iniciando na música, não sabem o que é percepção musical ou não sabem como melhorá-la. Mas, já está na hora de aprender, não acha? Por isso, hoje vamos esclarecer essas dúvidas. Confira!

A percepção musical é a capacidade de perceber e identificar as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical. Envolve especialmente a identificação de sons em suas características como altura, timbre, afinação, ritmo, melodia, harmonia, intensidade, dentre outras características que podem ser percebidas.

A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO MUSICAL

 

PERCEPÇÃO MUSICAL

Assim como o alfabeto é um material essencial para saber ler português, elementos musicais isolados se agrupam para formar padrões com significado em música. Porém, assim como o alfabeto isolado não é suficiente para saber uma língua, saber os elementos musicais isolados não garante uma compreensão musical. Desse modo, a percepção musical é uma habilidade importantíssima, essencial para o desenvolvimento e progresso contínuo em seus estudos no violão, pois como a música é uma linguagem é preciso aprender a falar, escrever e ouvir essa linguagem.

Com o desenvolvimento da percepção musical é possível perceber os sons como padrões repletos de significados e assim, ouvi-lo e executá-lo. É preciso compreender o que ouvimos, desenvolver uma mente que escuta e um ouvido que pensa. Isso mesmo! E isso é obtido através do desenvolvimento da audição e execução.

COMO MELHORAR A PERCEPÇÃO MUSICAL

 

CURSO DE VIOLÃO PERCEPÇÃO MUSICAL

1º: Primeiramente é preciso saber a teoria e técnicas no violão. Saber as escalas, notas, acordes, intervalos, contagem de tempo, como escrevê-los e como executá-los no seu instrumento. O desenvolvimento da percepção musical se dá através de treinamento auditivo. Para isso é preciso saber os conceitos e técnicas citados, pois assim você poderá treinar seu ouvido para identificar as notas que estão sendo tocadas.

2º: Uma boa maneira de desenvolver a percepção musical é através da memorização. Você não distingue as vozes das pessoas que conhece? A razão disso é que sua mente foi registrando ao longo do tempo esses sons. O mesmo processo é o que precisamos fazer para memorizar as notas musicais. A nota Dó, por exemplo, precisa ser ouvida como uma nova voz que você está conhecendo e se habituando. Assim, quando ouvir um Dó, gaste um tempo percebendo como a nota é e vá se acostumando com ela. Podemos treinar nossos ouvidos e nossas mentes para perceber as diferenças entre as notas, criando uma memória musical. Assim, quando escutar uma nota saberá identificá-la.

3º: Para aguçar os ouvidos é preciso bastante treinamento. Primeiramente, escute músicas, qualquer uma, não importa o gênero. Concentre-se naquilo que ouve como um todo, sem detalhar vozes ou instrumentos. Depois comece a perceber qual instrumento que se destaca entre os outros, qual a voz mais alta. Em seguida perceba as outras vozes, os instrumentos e tente identificar cada um. Perceba a maneira que interagem, a forma em que cada um tem um caminho melódico ou harmônico diferente, uma função sonora que é responsável por uma parte do todo. Tente desenhar na sua mente o que viria a seguir e nesse instante você terá a impressão de ouvir algo novo, por mais que já tenha ouvido a música.

4º: Após memorizar auditivamente as notas e ter habituado aos sons produzidos na música, tente identificar as notas que estão sendo executadas, identifique os acordes e tente tocá-los no seu instrumento, decifre as melodias e harmonias.

Somente com o tempo e treinamento que você conseguirá desenvolver e melhorar sua percepção musical.  Existem vários níveis de percepção musical e dentro desse contexto nos temos o chamado ouvido absoluto e ouvido relativo, que iremos abordar na próxima postagem. Não perca!

 

Veja também “DICAS SOBRE PESTANA NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões! Compartilhe com os amigos!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *