COMO MUDAR DE ACORDES NO VIOLÃO RAPIDAMENTE

Conseguir trocar de acordes rapidamente é um desafio para quem está iniciando no aprendizado do violão. Muitas vezes ao tocar as primeiras músicas, os iniciantes se deparam com uma troca de acordes mais rápido do que geralmente conseguem fazer. E aí surge a dúvida: Como mudar de acorde mais rápido no violão? Por esse motivo, hoje vamos esclarecer essa dúvida! Confira!

É algo bem comum encontrar alguns músicos por aí que se importa com a velocidade tanto na mudança de acordes, bem como em várias questões musicais, porém não é vantajoso conseguir trocar os acordes rapidamente e não fazer isso de forma correta. O que faz um músico ser bom não é só a velocidade na qual ele consegue fazer as coisas, mas também se preocupar com o som que sai das cordas e o que está conseguindo expressar para as outras pessoas que escutam.

 

O QUE É IMPORTANTE PARA UMA BOA TROCA DE ACORDES

A questão não é a velocidade de troca da mão esquerda, mas sim a coordenação entre a mão esquerda e a direita.

Principalmente no inicio do aprendizado, temos o impulso de “parar” a mão direita (a mão que faz o ritmo) no momento em que a mão esquerda (mão que executa os acordes) está trocando de acorde. Assim só conseguimos mexer uma mão de cada vez e isso é um erro que deve ser corrigido. O ideal é trocar o acorde enquanto a mão direita faz o ritmo, sem parar a música, o que exige muita coordenação e não velocidade.

 

A mão esquerda demora mais para obter agilidade suficiente para trocar na hora certa, sem atrasos. E isso é normal a todo iniciante.  Por isso, é importante treinar de forma correta para que possa desenvolver coordenação motora, agilidade e progredir com qualidade técnica.

 

 COMO MUDAR DE ACORDES NO VIOLÃO RAPIDAMENTE

acordes maiores

Para avançar na mudança de um acorde para outro no violão é preciso treinar essa troca. O treino e a automatização dos movimentos são os fatores que vão te ajudar a ter uma boa troca de acordes na música e progressivamente trocar os acordes de forma mais rápida.

Abaixo, separamos um exercício que pode te ajudar muito na coordenação entre as duas mãos e que é muito útil para quem está nesse estágio do aprendizado. Veja:

  • Primeiramente, selecione três acordes bem diferentes entre si;

  • Numere cada acorde como 1, 2 e 3;

  • Forme o acorde 1 de forma correta e toque-o uma vez;

  • Forme o acorde 2 de forma correta e toque-o uma vez;

  • Repita o mesmo processo com o acorde 3, executando-o uma vez;

  • Depois repita em sequência;

  • Gradativamente tente tocar a sequência de forma mais rápida, até não precisar mais pensar antes de tocar qualquer um dos 3 acordes;

  • Após concluir esse exercício tente executar a troca com 4 acordes, depois com 5 e assim sucessivamente.

O mais importante é não desistir do treino que está fazendo, pois a tendência é o estudo te levar sempre a progredir e quando praticar estará sempre saindo de um nível para outro mais avançado. Desistir é a única maneira que não funciona!

Veja também “APRENDA A TOCAR 126 CABIDES – SIMONE & SIMARIA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *