COMO SABER SE O VIOLÃO ESTÁ DESAFINADO?

Um grande problema para os iniciantes é a afinação do violão. E como saber se o violão está afinado ou desafinado? Confira as dicas que separamos para te ajudar a perceber quando seu violão está desafinado!

Os violeiros que tocam há mais tempo, normalmente, já conhecem as notas das cordas do violão afinadas sem mesmo precisar ouvi-las, e isso ocorre porque eles já conviveram tanto com estas notas musicais que já se lembram do som delas. Isso mesmo! Mas como fazer quando se está começando no violão?

AS AFINAÇÕES DO VIOLÃO

São inúmeras as afinações que se usa no violão. Quase todas as músicas requerem a afinação normal (E B G D A E), mas algumas requerem uma afinação diferente, para tocá-las melhor. Dentre os vários tipos de afinações temos:

 

COMO AFINAR O VIOLAO

AS NOTAS DAS CORDAS DO VIOLÃO

Antes mesmo de saber se seu violão está desafinado ou não é preciso conhecer as notas referentes a cada corda do violão e, com o tempo, os sons por elas produzidos.

 

CORDAS VIOLAO

SERÁ QUE O VIOLÃO ESTÁ DESAFINADO?

A forma de você saber se seu violão está ou não desafinado é por meio da comparação das notas de cada uma das cordas do seu violão com as cordas ou notas específicas de um violão afinado ou utilizando um afinador digital.

 

Assim, você poderá tocar corda por corda e comparar com o som produzido pela corda do violão afinado.  Se você perceber que o som de alguma das cordas do seu violão está diferente do que deveria, isso significa que o seu violão está desafinado, porém se o som de todas as cordas do seu violão estiver de acordo com a sua referência é porque o violão está afinado.

Ou poderá saber se o violão está desafinado utilizando um afinador digital. Se a nota da corda do violão não corresponder à nota correta, o afinador digital indicará que a corda em questão está desafinada. Por exemplo, a sexta corda do violão é “MI” e é representada pela cifra “E”. Desse modo se o visor do afinador digital não acusar a cifra “E” enquanto você toca a sexta corda, significa que a mesma está desafinada.

Somente com o tempo, treinamento e desenvolvimento da percepção musical que será possível reconhecer apenas de ouvido se o violão está realmente desafinado ou não. No começo isso vai parecer difícil, entretanto você deverá trabalhar e desenvolver isso diariamente até que melhore seu conhecimento e domínio sobre o som das notas.

DICAS SOBRE AFINAÇÃO

1º: Tenha um afinador digital, pois isso vai te ajudar a afinar mais rápido e sozinho no início;

2º: Se você não conseguir verificar a afinação do seu violão, peça ajuda de alguém que já toque a um bom tempo e já tenha a percepção necessária;

3º: Nunca toque com o violão desafinado, pois isso vai prejudicar o seu convívio com as notas afinadas e poderá prejudicar o desenvolvimento da sua percepção;

4º: Por mais que você saiba afinar com um afinador digital, aprenda a afinar de ouvido, pois isso fará com que você não fique limitado em percepção.

Com o tempo você irá conhecer o som do violão, se familiarizará e saber se o seu violão está desafinado ficará mais fácil.

Veja também “CAMPO HARMÔNICO.”

Deixe seu comentário, sugestões e dicas! Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

2 Comments

  1. Nós que agradecemos pelo seu comentário. Continue conectado ao nosso Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *