COMO USAR O CAPOTRASTE?

O capotraste é uma ferramenta utilizada por muitos músicos para mudar instantaneamente a afinação de um violão. Pelo fato de ser compacto e simples, muitos músicos levam um capotraste para todos os lugares. É um recurso muito útil, pois facilita a adaptação do tom para que seja mais adequado para a voz do cantor ou então para dar um novo colorido a música. Mas, como usar o capotraste? Confira!

Na postagem Para que Serve o Capotraste no Violão?, vimos o que é um capotraste e para que serve. Agora vamos entender como utilizá-lo. Não é um bicho de sete cabeças e funciona legal. Há inúmeras possibilidades disponíveis, basta compreender como funciona.

 

COMO UTILIZAR O  CAPOTRASTE NO VIOLÃO?

 

CAPOTRASTE

1º: Escolha um modelo de capostraste que mais te agrada. Existem vários modelos disponíveis no mercado e todos realizam a mesma função básica que é pressionar as cordas sobre o braço até certo ponto para aumentar o tom da afinação do instrumento. Então, quando for escolher um capotraste, certifique-se de que o produto não tenha extremidades salientes ou afiadas, que possam danificar o braço do seu violão. Certifique-se também, que o capotraste tenha as partes que entrarão em contato com o braço e as cordas do violão revestidas com um material resistente, porém flexível como a borracha.

2º: Antes de colocar o capotraste no braço do violão, certifique-se que seu instrumento esteja afinado. Pode ser que alguns braços de violões não estarão perfeitamente afinados em todos os trastes e alguns capotrastes exercerão pressão excessiva sobre as cordas, deixando-as um pouco desafinadas. Portanto, um violão afinado antes poderá diminuir os efeitos dessas variações.

3º: O capotraste deve ser colocado pressionando todas ou algumas cordas do violão, mas isso depende também do modelo, pois alguns modelos de capotraste podem ser colocados pressionando algumas cordas do violão de acordo com o que o violonista for tocar, enquanto outros modelos mais simples apenas podem ser colocados apertando todas as cordas.

 

COMO_USAR_O_CAPOTRASTE

O capotraste deve estar o mais próximo possível do traste, porém sem tocá-lo; isso garante que os problemas de afinação causados pelo capostraste sejam mínimos.

4º: Toque o violão na afinação recém-transposta. Colocar o capotraste no violão alterará instantaneamente a afinação normal do instrumento. Essa rápida transposição permite ajustar instantaneamente a tonalidade da música  sem ter que aprender novos formatos de acordes.

COMPREENDENDO O CAPOTRASTE

Para comprender melhor, faça qualquer acorde solto, como A, por exemplo, e vá seguindo adiante no braço do violão.

Acorde cordas soltas no violão, na 2ª casa: A (lá)

Acorde na 3ª casa: A# – o que é que fica faltando aí? A pestana, certo? Coloque o capotraste na 1ª casa.

B – Acorde na 4ª casa. Fica faltando à pestana. Coloque o capotraste na segunda casa.

C – Acordes na 5ª casa. Fica faltando à pestana. Coloque o capotraste na terceira casa.

E assim por diante. Faça o teste com outros acordes soltos, como G, E, D e C e você acabará descobrindo mais alternativas. Além de estar compreendendo melhor o braço do violão.

Experimente as possibilidades fornecidas por um capotraste. Além de permitir adaptações ao estilo de um vocalista, ele abre outras possibilidades. Caso esteja tocando violão em uma banda, você pode usar um capotraste para tornar seus modelos de afinação mais compatíveis com os outros instrumentos.

Veja também “DICAS PARA ESTUDAR VIOLA MESMO COM POUCO TEMPO DIÁRIO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *