CONHECENDO OS TIPOS DE VIOLÃO: QUAL COMPRAR?

Atualmente existem muitos modelos de violões no mercado, com marcas, cores, desenhos e tipos de madeira diferentes. E na hora de comprar muita gente fica na dúvida para saber qual melhor se adapta ao seu estilo. Pensando nisso, separamos os principais tipos de violão e a diferença entre eles para te ajudar a encontrar o melhor modelo para você.

Violão Clássico

É o modelo mais vendido no mundo. São utilizados cordas de nylon e é um violão de baixo custo, mais leve e macio, sendo muito indicado para iniciantes. As suas cordas por serem de nylon machucam menos os dedos e é muito utilizado em música clássica, MPB, samba, bossa nova, flamenco, entre outros estilos.

 

MODELOS DE VIOLÃO

Violão Folk

Criado em 1916, o violão folk possui um corpo maior que os modelos clássicos, é levemente “acinturado” e normalmente é elétrico com cordas de aço. A extremidade do seu corpo é achatada e por possuir uma caixa maior, o som é mais encorpado, ideal para sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino o que pode facilitar a realização de algumas posições, entretanto como as cordas são de aço pode-se dificultar um pouco o desenvolvimento da mão esquerda. Por ser um violão muito versátil e com um som mais metalizado, é muito utilizado em músicas de pop/rock, sertaneja, entre outros estilos.

 

MODELOS DE VIOLÃO

Violão Jumbo

O violão jumbo foi criado em 1930, sendo muito utilizado na música country da época.  Este modelo é muito parecido com o modelo clássico, porém possui um corpo um pouco maior e mais largo, com uma base bem arredondada. Possui um som mais grave, equilibrado, com uma grande riqueza de timbres, proporcionando solos com um som mais envolvente, entretanto nas bases seu timbre é menos encorpado. Os violões jumbo passaram a ser mais conhecidos após Elvis Presley utilizá-lo e ganharam bastante notoriedade por serem robustos e bastante versáteis. O jumbo não é usado em um estilo musical específico, pois faz parte de qualquer apresentação em que seja necessária a sonoridade mais acústica, mas é muito utilizado em músicas como blues, pop, rock, baladas românticas, entre outros estilos.

 

 MODELO DE VIOLÃO

Violão Flat e Semi-Flat

O modelo flat é mais fino e normalmente utiliza-se cordas de nylon possibilitando um timbre mais suave e dependendo da equalização também é possível ter um timbre mais estridente, com muito brilho, médios fortes ou até mesmo graves profundos. É mais comumente usado em músicas de MPB e por músicos eruditos e profissionais. Já o modelo semi-flat diferencia-se apenas por ter a lateral um pouco maior que o modelo flat.

 

MODELOS DE VIOLÕES

Violão de 12 Cordas

Esse modelo possui as cordas agrupadas em duas possibilitando uma sonoridade inconfundível, com timbre encorpado que proporciona uma base bem marcante e os solos possuem um efeito de dois violões com um som bem característico.  A afinação desse violão pode variar, mas normalmente as primeiras cordas são afinadas como o violão normal e as outras afinadas uma oitava acima. Usando esta afinação, o violão de 12 cordas, pode ser tocado normalmente, sem a necessidade de alterar os acordes. Não é um modelo indicado para iniciantes, pois exige muito dos dedos, sendo mais indicado para músicos intermediários e avançados. É muito popular em shows acústicos e muito utilizado em vários estilos.

 

 MODELO DE VIOLÃO

 

E então, qual violão combina mais com você? Depois de comprar seu violão é importante que saiba como cuidar dele corretamente e então é só começar aprender a tocá-lo!

Veja também “COMO TROCAR AS CORDAS DO VIOLÃO”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE COM OS AMIGOS! CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

danieldarezzo

6 Comments

  1. Olá. Excelente matéria. Mas fiquei ainda com uma dúvida, o violão crafter tb bubinga Laurence a qual classificação? Pois não consegui identificar.

  2. Olá. Excelente matéria. Mas fiquei ainda com uma dúvida, o violão crafter tb bubinga pertence a qual classificação? Pois não consegui identificar.

  3. Não intendi a sua pegunta amigo, pode ser mais específico?

  4. Não intendi a sua pegunta amigo, pode ser mais específico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *