CURSO BÁSICO DE VIOLÃO – A ARTE DE SOLAR

A palavra solo originária do latim solus, vem da língua italiana e significa sozinho ou a sós e é um dos muitos termos italianos incluídos no vocabulário musical. Solar ou fazer um solo significa que um trecho musical é executado por uma só voz ou um só instrumento, com ou sem acompanhamento, num conjunto coral ou orquestral. Mas, como desenvolver essa arte de solar? Veja o passo a passo que separamos para te ajudar a desenvolver essa arte. Confira!

APRENDA A FAZER SOLOS NO VIOLÃO

Um solo destaca unicamente um instrumento em um determinado momento, por exemplo, de uma peça musical, tornando-se o destaque principal, seja pela habilidade técnica ou melódica fazendo da técnica um fim para a composição musical. Por isso, para aprender a fazer solos em um instrumento musical é necessário muita técnica e conhecimento de escalas musicais, já que a maioria dos solos são compostos baseados nas escalas musicais, com algumas adaptações que sejam adequadas.

Aprender as Escalas Musicais

Primeiramente é preciso conhecer, estudar e praticar as notas e as escalas musicais, pois elas vão auxiliar para melhor desenvolver um solo. Lembrando que não é preciso saber todos os tipos de escalas, arpejos e acordes, mas é sempre bom aprender o máximo que puder, pois isso expandirá os seus conhecimentos  e lhe dará mais base para aprender a solar.

Praticar as Escalas Musicais

Pratique as escalas musicais, faça todas as notas de uma corda de cada vez e não tente reproduzi-la rápido. Lembrando que ter técnica não é tocar rápido e sim ter o domínio de várias ferramentas quanto à execução de um instrumento. Tente sempre reproduzir a escala de forma limpa, executando todas as notas da escala com a mesma intensidade e variando as notas sem variar o volume do som. Treine diariamente e com a pratica você irá melhorar cada vez mais.

Aprender as Notas

Aprenda a importância de cada uma das notas e para que servem, também não deixe de aprender algumas notas que considere difíceis. Assim, você poderá tocar a música que quiser, simplesmente por estar na escala e seguir a sequência das notas. Se você realmente deseja aprender a solar é preciso estudar e praticar bastante.

Tocar as Notas no Ritmo Certo

Se você não tocar no ritmo certo da música o seu solo não ficará nem mesmo próximo do original. Portanto, Treine bastante ritmo com um metrônomo e toque uma nota da escala em cada batida. Com o tempo você poderá acelerá-las ou usar colcheias, ou seja, tocar uma nota sobre e entre cada batida.

Saiba Usar a Escala de Notas Certas

Geralmente, a primeira nota de uma música é a base para saber em qual escala a música estará. Assim, se você identificar a escala, poderá seguir a música utilizando as variações que existem naquela escala. Uma maneira de encontrar a escala é, quando ouvir a nota base, varie entre todas as escalas em sequencia até encontrar a que lhe pareça mais adequada para a música que esteja tocando. Pode parecer difícil no começo, mas quando aprender as escalas e com o tempo, seu ouvido conseguirá reconhecer quando está tocando na escala certa.

Aprenda os Intervalos Escalares

Solar não é apenas variar as notas em uma escala, é uma sucessão precisa e melódica de intervalos escalares. Por isso, sempre experimente diferentes intervalos de tempo para saber o que vai se encaixar em um determinado solo e não vai fazer soar muito fazer soar muito fora do ritmo.

Praticar a Improvisação

Um improviso pode ser construído sobre uma harmonia definida e seguir uma melodia pré-estabelecida, criar variações sobre a melodia principal, alterar notas da melodia ou criar novas melodias sobre a melodia principal. Aos poucos, tente tocar algo diferente para aumentar sua flexibilidade para improvisar e acompanhar qualquer melodia.

Treine bastante e em pouco tempo estará solando com facilidade!

Veja também “O PRIMEIRO PASSO PARA TOCAR VIOLÃO” .

Deixe seu comentário, sugestões e dicas! Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

4 Comments

  1. olá daniel ja sei tres notas mas quero aprender completamente todas as notas. um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *