CURSO BÁSICO DE VIOLÃO – EXISTE LIMITE DE IDADE PARA APRENDER A TOCAR VIOLÃO?

Você sempre quis aprender a tocar violão, mas acha que está velho demais para isso? Pois saiba que não existe limite de idade para aprender a tocar um instrumento, cada momento vivido é uma nova experiência e em qualquer idade ainda há muito que aprender.

Criamos o conceito de que o aprendizado musical só é possível quando jovem, mas essa consideração popular não é verdadeira. Qualquer pessoa pode aprender e nunca é tarde para começar! A linguagem musical, de certo modo, está presente desde o início da vida, seja no cotidiano ou no imaginário. Possuímos familiaridade com a música e a presença cotidiana de canções ajuda no aprendizado tardio, por isso aprender música depois de mais velho pode ser mais fácil do que se pensa.

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

Quando jovens temos maior facilidade em aprender, entretanto apesar das dificuldades naturais, pessoas mais velhas também são capazes de estudar música e aprender a tocar um instrumento, só precisam de uma boa orientação e vontade em aprender.

O fato de o desempenho musical ser diferente quando o processo de aprendizado acontece na juventude ou na infância, não deve ser visto como impedimento. Essa dificuldade pode, inclusive, ser compensada pela experiência que se adquire ao longo da vida. Todo indivíduo tem a capacidade de ser musical e de vivenciar a música, pode explorar o seu potencial e adquirir habilidades em qualquer período da vida.

 

A música acarreta diversos benefícios, propicia saúde, aumenta a autoestima, bem-estar, sociabilidade, percepção e autonomia na vida social. Além de vantagens, como:

  • Fortalecimento e melhora da coordenação motora;

  • O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;

  • O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;

  • A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico.

Manter-se em atividade com o estudo de violão, também é uma forma de acompanhar as transformações da sociedade. Por meio da música ou do aprendizado de um instrumento musical na maturidade, por exemplo, evita-se o isolamento estimulando a sociabilização, propicia a comunicação e ajuda a manter a memória mais ativa.

Aprender a tocar um instrumento também pode ajudar quando a maturidade chegar. É comprovado cientificamente que instrumentistas possuem uma capacidade especial de compensar a perda auditiva relacionada à idade. Ao aprender um instrumento, a audição interage com as funções cognitivas cerebrais e esse estímulo constante treina a massa cinzenta para quando o ouvido não estiver mais em pleno funcionamento. Mas, é preciso ter atenção ao volume! Volumes altos provocam danos maiores do que os efeitos positivos das melodias.

Portanto, liberte-se! Saia da mesmice! Use sua criatividade, tenha força de vontade e aprenda a tocar um instrumento!

Veja também “CURSO DE VIOLÃO PARA INICIANTES – VIOLÃO Vs CANHOTO”.

INSCREVA-SE EM NOSSA CANAL! COMPARTILHE COM OS AMIGOS, CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

danieldarezzo

2 Comments

  1. Olá professor Daniel. tudo bem com o senhor?
    Eu estou muito contente com seu curso e vou te dizer, mais gostei mesmo.
    Eu já consigo fazer umas posições de violão ,ou seja uns acordes como, mi maior, lá maior fá maior sol maior ré maior e dó maior. Mas não sei o si maior e praticamente nada em menor e não sei solar o violão esta e minha dificuldade. Não sei se é por eu ter mais de 67 anos ou se falta se dedicar mais. Eu tenho a certeza que vou aprender um forte abraço e meu muito obrigado pelas aulas que me mandou, não sei como te agradecer.

  2. Ola amigo! Este é o comentário que já serve de agradecimento amigo! É um prazer enorme educar musicalmente os interessados e saiba que seus resultados são mais o reflexo do seu esforço do que do meu. Estamos juntos inscreva na página e fique ligado nas novidades! Para se inscrever basta informar seu e-mail do lado amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *