CURSO DE MÚSICA – A ORIGEM DO VIOLÃO

Você que está aprendendo ou já sabe tocar violão, já se perguntou como surgiu esse instrumento que deslumbra as pessoas até hoje?

Especula-se que na Grécia antiga, 2000 a.c, um instrumento chamado Chelys feito de casca de tartaruga, fechada com couro de boi e cordas de tripa de carneiro esticadas foi o ancestral do violão.

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

CHELYS

Tempos depois, esse instrumento transformou-se na Lira que, por sua vez, após algumas modificações passou a se chamar Cítara Romana, no período do domínio do Império Romano. Mas, com a decadência do Império Romano, este instrumento praticamente desapareceu.

 

INSTRUMENTO_lira

LIRA

 

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

CITARA ROMANA

No século VII, na Arábia, o instrumento ressurgiu com o nome de Alaúde e bem parecido com o violão atual, com caixa de ressonância na forma de pera. Este instrumento foi adotado pelos europeus com o nome de Guitarra Mourisca, após as invasões árabes na Península Ibérica.

 

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

ALAÚDE

Os povos ibéricos então reduziram seu tamanho, alteraram a caixa de ressonância para seu formato atual, parecido com o número oito, com vários furinhos entalhados na caixa de ressonância e passaram a chamar de Vihuela. Com o passar do tempo, a caixa de ressonância passou a ter apenas um buraco tornando-se o instrumento que é conhecido mundialmente.

 

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

VIHUELA

 

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO

VIOLÃO ATUAL

Veja também “CURSO BÁSICO DE VIOLÃO – A HISTÓRIA DO NOME “VIOLÃO”.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK! COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *