CURSO DE VIOLÃO – COMO TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO?

Para quem está aprendendo a tocar violão ou até mesmo já sabe, tirar uma música de ouvido pode ser bem complicado. É preciso entender a questão da percepção musical quanto a escutar e reproduzir uma música, solos e batidas. Por isso, vamos mostrar um passo a passo para te ajudar a aprender músicas no violão usando a percepção musical.

Para desenvolver a habilidade de tirar músicas de ouvido, é necessário que você já tenha desenvolvido dois requisitos primordiais. São eles:

1º Técnica no Violão e Conhecimento Musical

Você só conseguirá tirar algo de ouvido se já tiver praticado antes e no violão funciona da mesma forma. É preciso saber as escalas, pois todas as músicas são criadas a partir delas e saber como montá-las no seu instrumento. As escalas do campo harmônico maiores e menores são muito importantes, pois são através delas que saberemos as notas a serem usadas para tocar e solar as músicas.  Também é preciso saber como executar as batidas em vários ritmos para tentar reproduzir de acordo com o que você já sabe tocar no violão.

2º Percepção Musical

A percepção musical no violão abrange várias áreas e níveis. Tudo o que você conseguir perceber escutando músicas, tentando entender devagar qual a técnica que está sendo usada no violão naquela música, se a música está sendo dedilhada, tocada com palheta, quantas cordas está sendo tocada de cada vez, qual o movimento que está sendo feito para tocar as cordas, etc, tudo isso está dentro de um nível de percepção musical. Existem níveis de percepção em que os músicos escutam um acorde e sabem de ouvido nota por nota que está sendo tocada. Mas, não se preocupe que com o tempo e treinamento você irá desenvolver sua percepção musical para tirar músicas de ouvido.

Lembrando que essas técnicas e percepções são necessárias para tirar uma música de ouvido, porém na hora de tocá-la é preciso exercer também a musicalidade.

 

CURSO DE VIOLAO ONLINE

Passo a Passo para Tirar Música de Ouvido

Conheça e treine várias músicas com várias técnicas, pois para que você execute algo no violão que está tentando tirar de ouvido é necessário que saiba tocar.

Escute o trecho da música que deseja tirar de ouvido e entenda bem ele para reproduzi-lo no violão. Muitas vezes será necessário escutar várias vezes até assimilar, mas faça tudo com calma, paciência e determinação que com o tempo isso se tornará algo muito fácil para você.

Teste o que você escutou, se você entendeu e sabe como reproduzir no violão, pois para os iniciantes este é um processo de comparação onde você vai escutar um acorde ou toque e testar ele no violão até que encontre. Depois disso basta tocar junto à música original para que perceba se está tocando certo ou errado.

Ao saber qual escala e o tom que está à música, é possível descobrir utilizando a regra das escalas quais as notas devem ser usadas para tocar a música. Para isso deve aperfeiçoar o ouvido treinando sempre que possível sem olhar as cifras e tentando descobrir o tom que a música está.

Confira com alguém que já toca se o que você tirou está correto. Este processo de tentar tirar e confirmar se está certo vai fazer com que você corrija seus erros e saiba onde focar.

Entenda que o progresso em percepção vem com o tempo e treino, pois no início vai ser muito difícil e você errará muito, entretanto a tendência é que fique você muito bom com o tempo e consiga tirar música de ouvido no violão cada vez com maior facilidade e rapidez.

Não existe uma mágica para aprender a tocar de ouvido, a melhor forma de você conseguir tirar as músicas de ouvido é treinando e testando. Pegue a cifra de uma música do seu gosto, escute e tente identificar a batida e os acordes, depois de identificar tente reproduzir isto no violão. No começo é claro que você vai errar muito, mas tenha calma que a percepção musical vem com o tempo e apenas com bastante treino e dedicação, por isso tente sempre e corrija os erros que com certeza você ficará muito bom. Com o passar do tempo, quanto mais músicas você escutar e tentar tirar, mais você vai progredir, então não perca tempo e ESTUDE!

CONTINUAÇÃO DA AULA DE CAMPO HARMÔNICO…

Veja também “OS BENEFÍCIOS DE ESTUDAR VIOLÃO DIARIAMENTE”.

Deixe seu comentário, sugestões e dúvidas! Compartilhe com os amigos!

danieldarezzo

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *