CURSO DE VIOLÃO – DICAS PARA COMPRAR UM VIOLÃO DE QUALIDADE

Dúvidas em como escolher um violão para comprar? Para aprender a tocar um instrumento é necessário dedicação, força de vontade e um bom material de apoio. E o momento de comprar um instrumento sempre gera muitas dúvidas. O que fazer para não errar na hora de comprar meu primeiro violão?

O primeiro instrumento musical é inesquecível. E para garantir uma boa experiência separamos algumas dicas das características do instrumento que devem ser observadas na hora de comprar seu violão. Afinal, não é só porque você está começando a aprender a tocar que não pode comprar um violão de qualidade, com bom timbre, boa qualidade de som e uma boa madeira.

 

curso de violão

Modelos e Marcas

O violão não precisa necessariamente ser das melhores marcas encontradas atualmente no mercado, mas é bom que seja um instrumento musical de qualidade, pois evitará problemas futuro que possam influenciar nos seus estudos, além de poder ser utilizados profissionalmente, se estiver dentro dos requisitos de um trabalho musical específico.

O modelo deve ser adequado para o tipo de música que pretende tocar, as atividades para qual pretende usar o violão e ter as medidas tradicionais compatíveis com o aluno.

  • Se o aluno for uma criança pequena deve-se adquirir um VIOLÃO PEQUENO.

  • Se o aluno for uma pessoa muito grande deve-se adquirir um VIOLÃO GRANDE.

  • Se o aluno for canhoto existem violões específicos para canhotos.

Qualidade da Madeira

O corpo do violão é feito com madeiras separadas que podem ser de diferentes tipos que são posteriormente coladas formando o corpo do violão. Os diferentes tipos de madeira utilizados também variam os diversos preços do violão. O corpo do violão possui três partes: fundo, lateral e tampo.

 

aula de violão para iniciantes

A qualidade sonora de um violão se deve principalmente a madeira da qual ele é feito. Uma boa madeira dá ao violão maior volume de som, mais definição e sustento das notas. Portanto é importante saber qual o tipo de madeira utilizada no violão, entre as principais estão: Mogno, Jacarandá da Bahia, Jacarandá Indiano, Maple, Sitka Spruce (Espruce), Engleman Spruce, Cedro Vermelho, Macassar Ebony, Acácia Negra, Padauk, Pau-Ferro e Lancewood. No entanto, para todos os tipos de madeira você deve conferir no momento da compra o timbre do violão, se possível leve um profissional ou um amigo que entenda sobre timbres e som, para te ajudar a escolher.

Braço do Violão

Veja se o braço está reto, utilizando o padrão de mira da direção do corpo para a mão. Você deve perceber se o braço está reto e neste caso são aceitáveis variações mínimas.

 

violão para iniciantes

Cavalete

Você deve observar se o cavalete está bem firme e não está com sinais de deformação ou reforma.

 

aula de violão para iniciantes

Trastes

Verifique se não estão muito gastos, pois devem estar com o acabamento bem feito para não machucar o dedo de quem toca, bem como devem estar alinhados sem deformação em relação à pestana para uma boa afinação do violão e para um bom desenvolvimento técnico.

 

violão para iniciantes

Tarraxas

Verificar se funcionam perfeitamente sem folgas ou ruídos.

 

aula de violão

Afinação

O fato de a madeira estar torta ou não vai impactar em questões de afinação e técnica, por isso é muito importante conferir a afinação do instrumento (com ajuda de um profissional) e ouvir atentamente sua sonoridade, mesmo que com cordas velhas. A intenção é perceber se não há chiados na madeira (estrutura) do instrumento.

Tipo de Corda

Cordas de Aço: As cordas podem ser de aço envelhecido ou comum inox. São mais utilizadas em ritmos de rock, blues e sertanejo. Por serem mais duras e rígidas tendem a machucar mais os dedos inicialmente, porém com o tempo os dedos vão calejar e as dores somem.

Cordas de Nylon: Apresenta em suas cordas uma aparência de que a corda é de plástico; podem ser de nylon na cor branca (transparente) ou preta. São mais utilizadas em ritmos como samba, MPB e música erudita. Por serem mais flexiveis machucam menos os dedos, permitindo maior facilidade para apertá-las e fazer dedilhados, entretanto o volume de som e menor do que o violão com cordas de aço.

 

aula de violão

Violões Elétricos

Se o instrumento for elétrico você deve ligar a um amplificador e testar cada botão para verificar se o funcionamento corresponde ao seu gosto.

 

curso de violão

É possível comprar um violão mais em conta e de boa qualidade para iniciar seus estudos. Siga as dicas na horar de comprar seu violão e escolha aquele que mais encaixa no seu perfil.

 

VEJA TAMBÉM “ENTENDENDO OS ACORDES MUSICAIS”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE COM OS AMIGOS! CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *