CURSO DE VIOLÃO – RITMOS NO VIOLÃO USANDO O METRÔMETRO

O ritmo é sem dúvida um dos maiores desafios para quem está aprendendo a tocar violão. É um dos elementos fundamentais da música e para ter um bom ritmo é preciso entender as batidas e a marcação do tempo.

O ritmo é a pulsação da música, uma combinação de batidas ordenadas em um determinado tempo, ou seja, conforme a sequência e durabilidade de sons e silêncio na música tem-se o ritmo. Toda música segue um tempo pré-estabelecido e seguindo esse tempo corretamente ao executar cada nota e pausa dentro do tempo estabelecido, o som sai com perfeição. Portanto, ao fazer uma batida, é preciso entender a marcação do tempo da música e o tempo certo de fazer cada toque.

curso de violão para iniciantes

Uma ferramenta extremamente útil no treinamento rítmico é o metrônomo. O metrônomo pode ser considerado uma espécie de relógio que marca o tempo musical em de batidas por minuto (BPM), produzindo pulsos de duração regular indicando o tempo em que deve ser executada cada nota em uma música. O uso do metrônomo auxilia os estudantes no treinamento do tempo e oferece precisão para o aluno treinar e desenvolver sua percepção auditiva e coordenação motora, ajudar o músico a manter a concentração independente das distrações externas, além de ser extremamente usado para gravações de música, samplers e shows.

 

Existem dois tipos de metrônomos: mecânicos e digitais. O metrônomo mecânico consiste num pêndulo que oscila de forma regular e cada oscilação corresponde um tempo do compasso, assim a cada batida toca-se uma nota ou aguarda a pausa necessária conforme indicado no treinamento proposto ou para a execução de uma música.

 

CURSO DE MÚSICA

Já o metrônomo digital possui cristais de quartzo ou um disco que controlam o tempo e cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED e por um som eletrônico.

 

curso básico de violão

Existem também metrônomos online em que você pode ajustar o número de batidas por minuto que deseja ou em forma de áudios gravados em CD ou disponibilizados na internet.

 

Inventado em 1696 por Étienne Loulié, o metrônomo inicialmente tinha dois metros de altura. Em 1812, o relojoeiro Ditrich Nikolaus Winkel, fez melhorias mecânicas no metrônomo e em 1816, Johann Nepomuk Maezel copiou a ideia de Winkel e patenteou o metrônomo portátil. Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcações metronômicas em suas partituras, a partir de 1817.

 

O metrônomo é extremamente importante para aprender técnicas novas e manter a disciplina, portanto é importante saber como usá-lo e praticar bastante e em pouco tempo você estará tocando ritmos cada vez melhor!

Veja também “CURSO BÁSICO DE VIOLÃO – COMO FACILITAR O APRENDIZADO NO VIOLÃO”.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL! CURTA NOSSA PÁGINA E COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

danieldarezzo

2 Comments

  1. Obrigado pelo comentário. temos colaboradores extremamente competentes ajudando na escrita dos artigos e seus comentários são a fonte de inspiração de nossa equipe! obrigado. Conheça mais sobre este trabalho em http://www.danieldarezzo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *