DICAS DE VIOLÃO PARA INICIANTES

Se você está iniciando no aprendizado do violão, pretende dominar o instrumento e melhorar seus conhecimentos, é sempre bom ter umas dicas para ajudar. Portanto, fique atendo, pois respondemos algumas das dúvidas mais frequentes que todo iniciante tem ao aprender tocar violão com dicas muito importantes que irão te ajudar nessa empreitada. Não perca!

Aprender tocar violão não uma tarefa tão difícil quanto muitos imaginam. Mas, diria que muitas vezes é muito complicado aprender tudo sozinho. Sempre precisamos de umas dicas. E para aprender a tocar violão bem é preciso ter dedicação, foça de vontade, paciência e tirar alguns minutos do seu dia para praticar e estudar conteúdos de qualidade, com métodos passo a passo e vídeo aulas. Focar em coisas que irão acrescentar no seu aprendizado e sempre solucionar as dúvidas.

 

Por isso, as dicas de hoje estão no formato de “Perguntas e Respostas”, com algumas das principais dúvidas que os iniciantes têm ao tentar aprender a tocar violão que irão te ajudar no desenvolvimento do aprendizado.

DICAS DE VIOLÃO PARA INICIANTES

1ª. Que tipo de violão devo comprar? Um violão top de linha (caro) ou um mais básico (barato) do tipo violão para iniciantes?

Na realidade, o que conta é a qualidade do violão e o quanto você está interessado em aprender e investir. Não adianta comprar um violão super caro para depois ele só servir de enfeite e acumular poeira. É bom pensar nisso!

Você deve escolher aquele que gosta mais. Se você não quer investir muito no inicio, é possível encontrar modelos de violões mais simples e de qualidade com um preço mais acessível. Durante o seu aprendizado, você pode decidir se quer comprar outro melhor.

Mas, fique atento! Na hora de comprar um violão é preciso olhar a afinação, se as cordas estão distantes do braço do violão, entre outros itens que você pode ver aqui. Pois isso vai dificultar o seu aprendizado fazendo com que você fique sem vontade de prosseguir. Fica a dica!

2ª. No inicio, já devo ter um violão ou posso pegar um emprestado para aprender tocar?

O mais aconselhável é que você já tenha ou compre um violão. Mas, caso for pegar emprestado, a ressalva é que você deve ficar com ele até o final do aprendizado.

Assim você pode pegar nele várias vezes ao dia, todos os dias que você quiser, criar sua organização de estudos e praticar. Sem violão não dá para aprender na prática, né? E acredite! Você terá que praticar muito!

3ª. Devo usar violão com cordas de nylon ou de aço? Qual o melhor tipo de violão para iniciantes?

Para os iniciantes, é aconselhável usar violão com cordas de nylon em vez de cordas de aço, uma vez que as cordas de aço são mais duras. Se você não sabe qual a diferença entre cordas de aço e cordas de nylon veja aqui.

A vantagem em usar corda de nylon quando se é iniciante no violão é porque elas são bem mais flexíveis (mole e macia) do que cordas de aço. Sendo assim, você vai conseguir executar os acordes com mais facilidade e não irá machucar tanto os dedos.

 

VIOLAO

4ª. Ao tentar tocar o violão meus dedos começaram a doer e ficar feridos, criar calos. Isso é normal ou devo parar?

Totalmente normal. Na realidade é quase impossível que isso não aconteça com alguém que está aprendendo a tocar um instrumento de cordas.

Isso acontece por que os seus dedos não são acostumados com esse tipo de prática. Se criar calos, não pare, continue porque a tendência é que as pontas dos seus dedos fiquem mais resistentes (pele mais grossa) e após algumas semanas você já vai conseguir tocar sem problemas.

Com relação à dor (geralmente nas juntas dos dedos) é quase a mesma coisa. Com o tempo seus dedos vão ficando mais flexíveis. Mas pra isso é necessário que se pratique muito mesmo, faça exercícios e aguarde os ótimos resultados. Porém, se as dores forem muito fortes e constantes é preferível procurar um médico.

5ª. Com que frequência eu devo praticar no violão? Quantas vezes ao dia?

Para aprender a tocar violão é aconselhável praticar 30 minutos todos os dias ou três horas e meia por semana. É preciso praticar para aprimorar e não se esquecer do que já aprendeu. Mas geralmente acontece ao contrário. A pessoa aprende um pouquinho e pensa que já basta, fica acomodada e pensa que o restante do aprendizado vem com o tempo. Não cometa este erro!

A maioria dos iniciantes tem pressa para aprender, e a única forma de aprender é estudando e praticando. E mesmo que você não tenha pressa em aprender a tocar violão, ainda assim recomendo que não se acomode, não deixe de praticar, pois isso pode fazer você perder o interesse.

Espero que tenha gostado!

Veja também “APRENDA A TOCAR E ESSA BOCA AÍ? – BRUNINHO & DAVI”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *