DICAS PARA APRENDER AS PRIMEIRAS BATIDAS NO VIOLÃO

A maioria dos iniciantes tem muita dificuldade para fazer batidas e ritmos ao treinar as primeiras músicas no violão. Mas, quem é que não quer aprender uma música logo de início para animar a roda dos amigos, não é? Por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a aprender suas primeiras batidas no violão. Confira!

Na hora de aprender batidas no violão, primeiramente devemos ter em mente que, antes mesmo de ter controle sobre a batida em questão, devemos aprender os movimentos que devem ser executados para aquela batida e ritmo.

 

como-tocar-violao-em-7-dias-top

 

Memorizar e depois automatizar os movimentos das mãos é também uma forma de ajudar a compreender melhor o próprio ritmo da música em questão.

DICAS PARA APRENDER AS PRIMEIRAS BATIDAS NO VIOLÃO

1º: Comece com Batidas sem Dedilhados

Inicialmente, prefira começar seus estudos com as batidas, sem dedilhados, e ritmos com um andamento lento ou moderado, pois essas batidas no violão são mais fáceis de assimilar e tocar no começo.

Batidas com dedilhados exigem mais coordenação entre a mão esquerda e direita, mais precisão nas mudanças dos acordes, mais habilidade em tirar um som limpo de todas as notas ou cordas.

2º: Comece com Apenas uma Mão

Embora as duas mãos sejam muito importantes para a batida ficar perfeita, prefira iniciar o aprendizado das batidas no violão treinando apenas com a mão direta (para os destros) e depois treine usando as duas.

A mão da batida é responsável por dar o andamento e o ritmo da música. A mão esquerda (para os destros) que faz os acordes, também é importante nas batidas no violão, porém é preferível que você treine até acertar todos os movimentos e detalhes da mão direita primeiro.

Portanto, concentre-se inicialmente apenas na sua mão direita (para os destros), nos movimentos ascendentes e descendentes da batida, e deixe as cordas soltas. Se quiser, pode apenas abafar todas as cordas com a mão esquerda, e assim talvez facilite para assimilar melhor algumas batidas que está treinando.

 

como-tocar-violao-em-7-dias-top

3º: Fique Atento ao Compasso

As músicas em geral, tem compassos binários (2 tempos), ternários (3 tempos) ou quaternários (4 tempos).

Para iniciar seu aprendizado, prefira batidas no violão, sem dedilhados, de músicas com ritmo ternário, ou seja, com três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos, tipo Guarânias e Valsas.

Também pode começar com alguns estilos como o sertanejo, toadas e canções que tem um andamento mais lento, e por isso serão mais fáceis de tocar.

4º: Leve em Conta o Andamento e o Estilo da Música

Comece estudando e aprendendo suas primeiras batidas no violão tocando músicas com um andamento mais reduzido. Assim os resultados serão mais eficientes e rápidos.

As músicas mais lentas são mais fáceis de tocar, pois deixam mais tempo para fazer as mudanças de acordes com a mão esquerda. Já as músicas mais rápidas podem gerar mais dificuldade de serem tocadas, pois exigem muita prática e precisão nas mudanças dos acordes, que devem ser sincronizados com as batidas da mão direita (para os destros).

O estilo da música também facilita o aprendizado das batidas no violão. Músicas muito elaboradas, com arranjos para vários instrumentos e muita percussão dificultam para os iniciantes no violão. Quanto menos instrumentação tiver na música, mais fácil será identificar o ritmo e fazer a batida no violão.

5º: O Tipo de Cordas no Violão Facilita Algumas Batidas

Sim, o tipo de cordas que você usa no violão pode facilitar algumas batidas!

Se você usa cordas de aço, isso favorece você usar palheta para fazer as batidas no violão. Portanto, é preciso aprender a usar a palheta.

Já se você usa cordas de nylon, as batidas no violão ficarão melhores se forem feitas com a própria mão, com os dedos juntos, seja em movimentos ascendentes ou descendentes. Pode até usar a palma da mão em certos casos, para um efeito especial, ou uma acentuação importante.

Agora, você já pode ter uma ideia melhor de quais são as melhores batidas e ritmos para começar a aprender e tocar no violão sem problemas. Seu treino de violão, certamente terá progresso e será cada vez mais rápido e eficaz!

Bons Estudos!

Veja também “COMO MUDAR DE ACORDES NO VIOLÃO RAPIDAMENTE”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

5 Comments

  1. BOM DIA PROF. DANIEL DAREZZO
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TDS.

    MUITO BOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *