DICAS PARA APRIMORAR BATIDAS E RITMOS NO VIOLÃO

É normal no início do aprendizado ter dificuldades para fazer batidas e ritmos no violão ao treinar as primeiras músicas. Por isso, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a obter bons resultados quando estiver treinando. Não perca!

Um bom ritmo de violão é um dos principais responsáveis por uma boa sonoridade. Se você deseja melhorar seu aprendizado no violão e tocar cada vez melhor, com uma boa sonoridade, ainda que esteja no nível básico, deve atentar para os grandes responsáveis por uma boa sonoridade, que são sem dúvidas as batidas e ritmos de violão.

 

Mesmo com acordes básicos, um bom ritmo pode soar muito bem aos ouvidos enquanto que mesmo com uma sequência de acordes perfeitos, mas com um ritmo ruim, o som não será agradável. Confira então, algumas dicas para aprimorar batidas e ritmos no violão.

 

Dicas para Aprimorar Batidas e Ritmos no Violão

 

acordes maiores

1º: Antes de aprender a fazer uma batida devemos primeiramente conhecer bem cada movimento que vai ser executado: como fazer os movimentos e quanto tempo dura cada um deles. É importante fazer isto porque inicialmente precisamos memorizar o ritmo para depois tentar executá-lo no violão, e assim fica mais fácil na hora de treinar.

2º:  Cantar as batidas e ritmos antes de tocar também ajudam muito na hora de treinar. Todos os ritmos de alguma forma são uma pronúncia que pode ser cantada, por isso se você treinar bem o andamento do ritmo que está cantando antes de tocar, com certeza será mais fácil de treiná-lo no violão.

3º: Depois, devemos treinar apenas com a mão direita (a mão que irá fazer a batida). Muitos já tentam fazer os ritmos juntamente com os acordes, mas na maioria dos casos  ainda não conseguem fazer nenhum dos dois corretamente e separadamente. É importante treinar uma mão de cada vez e posteriormente, quando já estiver conseguindo tocar corretamente, juntar as duas, fazendo os acordes e o ritmo.

4º: Treine sempre com um metrônomo. Com a marcação do tempo você irá compreender melhor os tempo de cada ritmo, melhorará sua performance e conseguirá resultados mais rápidos. Treine inicialmente as batidas e ritmos com uma velocidade reduzida, assim você conseguirá aprender corretamente e depois ir aumentando a velocidade gradativamente, conforme treino e progresso.

Essas dicas são simples, mas farão muita diferença quando aplicadas corretamente em seu treino no violão.

Veja também “COMO APRENDER A FAZER SOLOS NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

4 Comments

  1. Olá professor.
    Eu tenho um violão de cirdas de nylon.
    Eu toco na igreja e la eu uso guitarra.
    Estou gostando muito de tocar guitarra.
    Pretendo tocar na rua e nas pracas.
    Gostaria de saber qual desses dois instrumentos devo comprar.
    Um violão com cirfas de aco ou uma guitarra?
    Obrigado.
    Aguardo resposta.
    Antônio Carlos.
    Vila velha.es.
    atalinho@hotmail.com

  2. Olá Dario!
    Temos dicas sobre solos também. Pesquise em nosso Blog que verá as opções.
    Abraços!

  3. OLÁ ANTÔNIO! O SEU CASO É BEM ESPECÍFICO, MAS SUGIRO QUE PESQUISE MAIS SOBRE A GUITARRA E O VIOLÃO DE CORDAS DE AÇO. AMBOS VÃO PRECISAR DE UM AMPLIFICADOR SENDO USADOS EM PUBLICO, MAS NA COMPRA DE UMA GUITARRA NÃO SE ESQUEÇA QUE DEVE PENSAR NA PEDALEIRA OU PEDAL (PROCESSADOR DE SOM). LEMBE-SE QUE GUITARRA É UMA COISA E VIOLÃO É OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE. ALGUMAS NOTAS ATÉ PARECEM, MAS DE FORMA GERAL É OUTRO INSTRUMENTO. NÃO CAIA NA CILADA DE ACHAR QUE QUEM TOCA GUITARRA TOCA VIOLÃO, NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA OK? OBRIGADO POR PERGUNTAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *