DICAS PARA LER PARTITURA RAPIDAMENTE

Aprender a ler partitura é como aprender uma nova linguagem, um novo idioma. Há vários caminhos para se aprender. Uns caminhos levam mais tempo, outros menos. E, é claro, se encontrar um caminho realmente eficaz para o desenvolvimento, melhor ainda! Por isso, hoje separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a ler partitura com mais facilidade! Não Perca!

Aprender várias formas de leitura musical é muito importante; principalmente para aqueles que sonham em se tornar bons músicos, capazes de tocar qualquer coisa; pois possibilita que você cresça musicalmente, não se torne um músico limitado e seja capaz de entender um número extenso de informações que irão te auxiliar no momento de tocar uma música, compor, fazer um solo e etc.

Contudo, ler partitura por si só já é um grande desafio para alguns músicos, mas muitas vezes o aprendizado ocorre através de vários métodos maçantes que tornam o desenvolvimento ainda mais complicado. Por causa disso, infelizmente, muitos músicos desistem no meio do caminho.

Mas, não desista! Um dos nossos objetivos aqui no Violão Para Iniciantes é facilitar ao máximo o aprendizado e o desenvolvimento musical dos nossos alunos, sempre prezando pela qualidade durante a sua jornada de aprendizado. Por isso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a ler partitura rapidamente. Isso porque é perfeitamente possível você ler partitura com velocidade, se houver motivação de sua parte e força de vontade para aprender. Vamos lá!?

 

Como evoluir no Violão

DICAS PARA LER PARTITURA RAPIDAMENTE

  1. Aprender uma Coisa por Vez

Sim, é isso mesmo! Tenha calma que você chega lá. Não vamos querer atropelar o andamento das coisas. Dedique-se a aprender uma coisa por vez, não se afobe em querer aprender duas matérias novas no mesmo dia.

O cérebro precisa de tempo para assimilar novos conhecimentos e se você quiser aprender tudo de uma vez só, você já sabotou seu aprendizado. É possível que você não memorize e aprenda nada, pois há uma sobrecarga de informação e o cérebro não funciona assim.

Por exemplo, a Série Como Ler Partitura no Violão, foi dividida em partes para abordar todos os aspectos da partitura com calma, lembra? Isso foi feito dessa forma para que você aprendesse parte por parte sem dar um nó na cabeça, sobrecarregando de informações. Então, o segredo aqui é paciência. Aprenda uma coisa por vez.

  1. Comece com uma Música Simples

Outra dica poderosa para você ler partituras rapidamente é começar tocando músicas simples, bem simples mesmo. Se você tentar vencer um desafio muito grande logo no início poderá desistir no meio do caminho.

 Isso porque seu cérebro vai começar a avisar que você não está avançando e assim você se desmotiva porque pensa que não está aprendendo nada. Ao começar tocando músicas simples, você irá “sentir” o avanço no seu desenvolvimento musical e “avisar” seu cérebro que você está no caminho certo!

 O ideal é que você consiga aprender a tocar a música inteira, lendo a partitura, em menos de 1 hora.

Portanto, a dica é evitar desafios instransponíveis, comece subindo o primeiro degrau e depois vai subindo conforme aumente sua confiança.

  1. Vá Devagar para Depois Acelerar

Ninguém chega ao rápido sem passar pelo devagar. Muitos músicos querem executar a leitura da partitura em um andamento muito mais rápido do que estão preparados. E com isso muitos erros acontecem, às vezes erra-se tanto que se perde o andamento da música e não conseguem executar mais nenhuma nota corretamente.

Portanto, foque no andamento da música. Comece devagar e vai acelerando a leitura conforme os erros forem desaparecendo.

  1. Escolha Músicas que Gosta

Quando fazemos algo que gostamos, tudo fica muito mais prazeroso. Por isso, exercite a leitura da partitura com músicas que você conhece e gosta.

Seguindo esse caminho você irá perceber um desenvolvimento muito mais acelerado. Então, procure treinar a leitura da partitura com músicas que você conhece, goste e estude com elas. Vai ser mais prazeroso e eficaz.

  1. Pratique a Leitura a Primeira Vista

Já ouviu falar disso? A Leitura a Primeira Vista ou Sight-reading consiste em executar uma partitura sem ter estudado ela antes.

É uma boa maneira de treinar a leitura da partitura e ganhar agilidade. Comece com exercícios simples e passagens para depois praticar com músicas completas.

Ressaltando que se ao tocar uma vez a partitura, ela não será mais “Leitura a Primeira Vista”. Portanto, se quiser usar essa abordagem precisará ser sempre com uma nova partitura.

Veja também “COMO LER PARTITURA – DIA III”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

danieldarezzo

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *