DICAS PARA TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO NO VIOLÃO

Até parece mágica quando algum amigo ou parente toca sem ler cifras, só precisa saber o tom  e algumas vezes nem isso, para conseguir tocar uma música inteira. Algumas dessas pessoas quando questionadas sobre como fazem isso, às vezes não sabem muito bem a resposta e para quem é iniciante no violão, fica aquela sensação que é um dom e que nunca chegará nesse nível. E isso é um erro. E não, não é mágica! Confira as dicas para tirar músicas de ouvido no violão. Não perca!

acordes maiores

Não existe nenhum grande segredo, a melhor forma de você conseguir tirar as músicas de ouvido é treinando e testando. E sim, isso pode ser treinado sim! É preciso educar a percepção musical, familiarizar com a linguagem musical, ganhar experiência para então, conseguir tirar músicas de ouvido.Veja algumas dicas que separamos para te ajudar nessa jornada.

 

DICAS PARA TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO

1º: Estude as escalas, pois todas as músicas são criadas a partir delas e saiba como montá-las no seu instrumento. As escalas do campo harmônico maiores e menores são muito importantes, pois são através delas que saberemos as notas a serem usadas para tocar e solar as músicas. Muitas soluções que nos parecem “de ouvido” são encontradas porque os músicos já sabem as possibilidades limitadas daquela tonalidade, e isso diminui consideravelmente as possibilidades de erro.

2º: Estude percepção musical. A percepção musical no violão abrange várias áreas e níveis. Tudo o que você conseguir perceber escutando músicas, tentando entender devagar qual a técnica que está sendo usada no violão naquela música, se a música está sendo dedilhada, tocada com palheta, quantas cordas está sendo tocada de cada vez, qual o movimento que está sendo feito para tocar as cordas, etc, tudo isso está dentro de um nível de percepção musical. Existem níveis de percepção em que os músicos escutam um acorde e sabem de ouvido nota por nota que está sendo tocada. Mas, não se preocupe que com o tempo e treinamento você irá desenvolver sua percepção musical para tirar músicas de ouvido.

3º: Experimente novos ritmos, aprenda diversas músicas e diferentes tipos de ritmos. Com o tempo você conseguirá identificar o ritmo de uma música mesmo sem ter o violão nas mãos.

4º: Procure aprender músicas que sejam desconhecidas para você. Conseguir ouvir uma melodia nova e cantá-la em seguida é um excelente exercício auditivo.

5º: Memorize aquela sua música favorita e tente tocá-la sem ler a cifra. Caso esqueça algum acorde experimente as possibilidades e tente identificar qual é o correto.

Tudo no inicio é mais difícil e é claro que você vai errar muito, mas tenha calma que a evolução  vem com o tempo e apenas com bastante treino e dedicação. Por isso, tente sempre e nunca deixe de corrigir os erros. Com o passar do tempo, quanto mais músicas você escutar e tentar tirar, mais você irá progredir, então não perca tempo e treine bastante!

Veja também “ALTURA DO SOM: O QUE É GRAVE E AGUDO?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook!

danieldarezzo

2 Comments

  1. Daniel, eu gostaria que você fizesse um vídeo aula com a música: A Pintadinha, do saudoso SIDNEY LIMA.
    Agradeço sua atenção
    Aldemir

  2. OLÁ ALDEMIR!
    SEGUE O LINK PARA DEIXAR PEDIDOS DE AULAS
    O LINK É ESTUDIODAREZZO.COM/DESAFIO
    ABRAÇOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *