FLEXIBILIDADE DOS DEDOS PARA TOCAR VIOLÃO

Um dos primeiros obstáculos que todo iniciante encontra no estudo de violão, é a dificuldade na troca de acordes. E isso se deve ao fato de ainda não possuir flexibilidade nos dedos. Por isso, hoje separamos alguns exercícios de alongamento que irão te ajudar a ter maior flexibilidade nos dedos para tocar violão. Não Perca!

Quando iniciamos no aprendizado do violão, os nossos dedos ainda não possuem uma boa coordenação motora e sentimos certa dificuldade dos dedos alcançarem as casas mais distantes, de fazer acordes e digitações com aberturas, mantendo cada dedo em seu devido lugar.

 

Porém, para tocar bem violão é necessário ter coordenação e flexibilidade entre os dedos. Para isso, existem alguns exercícios de alongamento para promover a abertura entre os dedos, trabalhando o alcance dos dedos entre casas longes uma da outra, a fim de aumentar a flexibilidade e força da mão e, assim, desenvolver a abertura e resistência necessária. Até mesmo para pessoas que possuem dedos mais curtos.

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE

Os exercícios são para alongar os músculos e treinar a coordenação motora, aumentando a flexibilidade entre os dedos. Veja os exemplos nos vídeos abaixo:

 

Toque cada nota para fazer o alongamento.

Exercício Flexibilidade/Alongamento

A ideia é fazer estes exercícios diariamente até conseguir alcançar a flexibilidade desejada.

DICAS

1º: É indicado utilizar o metrônomo ou algum tipo de marcação para marcar o andamento que estiver treinando. Treinando dessa forma irá facilitar para tocar no tempo certo, sem grandes dificuldades, acertando o tempo das músicas.

2º: Ao treinar alongamento dos dedos, procure também treinar com acordes que necessitam de uma maior flexibilidade dos dedos, digitações com maior abertura e outras coisa que proporcionem e te ajude a ter um melhor desenvolvimento.

3º: Se quiser, grave em áudio ou vídeo seus treinamentos para que possa avaliar seus resultados nos exercícios e ver as melhoras de desempenho ou o que precisa ser melhorado. Você pode fazer isso com treinos de exercícios, técnicas, músicas, etc.

À medida que você desenvolver a coordenação motora, os seus dedos vão agir de maneira independente, sem interferir no movimento do outro. E logo você irá perceber que treinar os exercícios é importante, principalmente nas músicas um pouco mais avançadas.

Veja também “COMO LER O PONTILHADO?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

2 Comments

  1. Olá Thiago!

    A tensão das cordas que você comprou é muito alta e por isso as cordas ficam duras. Procure um encordoamento com uma tensão mais baixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *