MARCAS DE VIOLÃO

Atualmente, existem diversas marcas de violão e de vários estilos. Com isso, na hora de decidir qual violão comprar sempre surge dúvidas: Qual comprar? Qual marca é melhor? E para te ajudar na hora de decidir, separamos algumas marcas que se destacam pela qualidade de seus violões.

Lembrando que não existe “a melhor marca de violão”, mas listamos algumas marcas que se sobressaem pela alta qualidade geral de seus violões e, muitas vezes, pela extensa experiência em fabricá-los.

 

ALGUMAS MARCAS DE  VIOLÃO QUE SE DESTACAM

VIOLÃO YAMAHAFundada por Torakusu Yamaha em 1887, a Yamaha é uma empresa japonesa que se tornou uma grande fornecedora de uma linha completa de instrumentos musicais. Além da liderança nesse mercado, a empresa está no topo dos mercados de áudio e vídeo, equipamentos de tecnologia da informação, entre outros. No Brasil, a Yamaha Musical está presente desde o ano de 1973.

A fabricação de seus violões possuem uma boa seleção de madeira e artesanato, e conhecimento tecnológico sobre madeiras. Possuem acabamento, timbre e conforto característicos, sendo reconhecidos mundialmente pela sua qualidade.

 

 violao_ibanezFundada por Hoshino Gakki em 1957, a Ibanez foi uma das primeiras empresas de instrumentos musicais japonesas a conseguir uma posição significativa na venda de guitarras nos Estados Unidas e na Europa, bem como a primeira empresa a produzir em massa violões de sete e oitos cordas.  A marca ficou famosa por ter diversos guitarristas de renome, como Steve Vai e Kiko Loureiro, utilizando suas guitarras.

Mas, a marca também é conhecida por ser uma das melhores marcas de violão para iniciantes, principalmente a série V que é bastante popular. Seus violões possuem uma boa seleção de madeiras, utilizando o Mogno para o braço, laterais e fundo e Jacarandá na ponte e escala do violão.

 

 violão takamineEmpresa japonesa, a Takamine iniciou sua trajetória em 1959 como uma pequena loja familiar de fabricação de instrumentos musicais, fundada na cidade de Sakashita, no sopé do Monte Takamine na região central do Japão e assumiu em 1962 o nome “Takamine” como sua própria marca.

Por mais de meio século, a Takamine dedica-se a arte de fabricar violões, comprometida com o avanço e inovação dos mesmos. É reconhecida como uma das principais fabricantes de violão no cenário internacional e possui uma linha de instrumentos de excelente qualidade e preços razoáveis.

 

violão martinFundada pelo imigrante alemão Christian Frederick Martin, nos Estados Unidos, a empresa Martin & Co fabrica violões a mais de 175 anos. É um dos principais fabricantes de instrumentos acústicos do mundo, feitos por artesões qualificados, que usam uma combinação de novos desing e técnicas juntamente com as introduzidas pelo fundador da empresa, feitos a mão. É uma marca que continua a inovar, introduzindo técnicas e recursos que se tornaram padrões da indústria. Martin é uma marca de respeito, sendo conhecidos pelo alto padrão de qualidade de seus violões e tida para muitos críticos e músicos como a melhor marca de violão em geral. Os violões Martin são conhecidos principalmente por terem um corpo mais alargado e pelos violões estilo Dreadnought Cutaway.

 

violão taylorFundada em 1974 por Bob Taylor e Kurt Listug, na Califórnia, os violões Taylor evoluíram para um dos principais fabricantes mundiais de violões acústicos e elétricos premium.  Seus violões são famosos por misturar um uso inovador da tecnologia moderna com a atenção de um mestre artesão, sendo considerado o melhor som e de mais fácil desempenhar no mundo.

Os violões Taylor são, provavelmente, os mais caros na média. Modelos como Taylor baby Spruce BT1 e Taylor Baby Mohogany BT2  são populares e com preços mais razoáveis. O violão Taylor 200 é uma boa pedida para quem quer comprar um violão acústico/elétrico e já toca a mais tempo.

 

violão seagullA Seagull é uma empresa canadense que produz violão mais voltado ao estilo artesanal. Seus violões possuem tampo sólido permitindo um som mais rico, alcance mais dinâmico e seu som fica melhor à medida que o tempo passa.  O braço dos violões são de mogno de Hunduras ou de Silverleaf maple que produz uma sensação mais suave que o mogno.

 

violão gibsonFundada por Orville Gibson em 1890, nos Estados Unidos, a empresa Gibson tem sido uma das companhias mais notórias no desenvolvimento de violão e guitarra elétrica. Conhecida mundialmente pela qualidade, muitos de seus instrumentos continuam se valorizando ainda mais no mercado. Seus violões utilizam madeiras como o Jacarandá, que é usado na escala do violão junto com uma boa equipe técnica por trás da fabricação, proporcionando uma sensação agradável e confortável ao tocar.

violão epiphonePertencente às organizações Gibson, a Epiphone produz violões de boa qualidade de som com um preço mais acessível. Utilizam madeiras como o Jacarandá ou Rosewood na escala dos violões permitindo uma tocabilidade mais confortável.

 

violão crafterOs violões da marca Crafter são poucos divulgados no Brasil, mas são bastante reconhecidos nos Estados Unidos pela sua qualidade. Possuem um tampo maciço, com alguns modelos possuem tampo laminado, e com um conjunto de equipamentos de boa qualidade. São ótimos para quem procura custo-benefício, com preços que não são tão caros por um produto de boa qualidade.

 

violão di giorgioE é claro que não poderia faltar uma marca nacional. Fundada pelo imigrante italiano Romeo Di Giorgio em 1908, a empresa Di Giorgio há mais de 105 anos fabrica violões de qualidade no Brasil. Feitos com primazia e seguindo os padrões de qualidade centenários, seus violões são conhecidos pela sua resistência, que duram para a vida toda. Os modelos fabricados nos anos 60 e 70 são os mais bem cotados, porém seus preços são muito caros.

Resaltando que de fato não há “a melhor marca de violão”, isso é algo muito pessoal de cada um. Mas, destas marcas citadas, todas elas são muito famosas e fazem jus à sua posição no ranking das melhores marcas de violão.

Veja também “COMO APRENDER VIOLÃO UTILIZANDO APLICATIVOS COMO WHATSAPP”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *