O QUE É LIGADO OU LIGADURA NO VIOLÃO?

Se estiver interessado em tocar solos no violão você precisará entender e praticar as técnicas de ligado ou ligadura. Não sabe o que é? Ficou curioso? Então não perca o post de hoje! Vamos esclarecer o que é ligado ou ligadura no violão. Confira!

O ligado ou ligadura é uma técnica muito utilizada em arranjos e solos que demostram o que deve acontecer com as notas musicais dentro de um compasso. E estar apto para executá-lo com perfeição exige dedicação e treino diário.

 

O QUE É LIGADO OU LIGADURA NO VIOLÃO?

O ligado ou ligadura indica que as notas devem ser tocadas bem ligadas, segurando uma até o início da outra, transmitindo a sensação de um som contínuo, ou pode unir notas idênticas, somando o tempo das notas que a linha está unindo, tocando-as como se fossem uma só.

É representado pelo símbolo ⋂ (um arco), sendo este símbolo muito usado nas tablaturas e também em partituras com a finalidade de emitirem dois sons ou sustentarem uma nota com apenas um toque da mão direita, fazendo a ligação de som entre uma nota a outra. Entretanto, na partitura ele é mais usado para mostrar a sustentação da nota musical, usando a mesma sonoridade para tocar a próxima nota, já na tablatura o ligado ou ligadura é normalmente acompanhado de um número que indica qual casa deve ser usada.

É uma técnica muito utilizada no violão e muitas vezes alguns violeiros a realizam por instinto ou por outras vezes dando outros nomes como “puxadinho”, “martelada”, etc.

 

TIPOS DE LIGADO OU LIGADURA NO VIOLÃO

Existem basicamente dois tipos de ligaduras: uma ascendente e outra descendente.

  • Ligado Ascendente: Consiste basicamente em tocar uma nota e fazer a outra nota soar sem auxílio da mão direita. A nota ligada será martelada com um dedo da mão esquerda.

 LIGADO OU LIGADORA

  •  Ligado Descendente: Consiste em manter uma corda segurada e ligar a um novo som ou a uma nova nota pretendida “beliscando a corda”.

LIGADO OU LIGADURA

 

 Especifico para Partituras

  • Ligadura de Valor:É traçada uma linha sobre duas notas de mesma altura. Isso é feito para representar que a segunda nota não deve ser tocada separadamente, devendo prolongar o tempo da nota para que corresponda também o tempo da outra nota. Assim, é somado o valor do tempo das notas ligadas e tocadas de uma vez só sem pausa.

  LIGADO DE VALOR

  • Ligadura de Portamento: O símbolo aparece sempre sobre notas de alturas diferentes, onde deve-se tocar a primeira nota de maneira que ela sirva de apoio para a execução da segunda nota.

LIGADO DE PORTAMENTOVeja também “TRANSPORTE DE TONALIDADE – COMO MUDAR O TOM?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

 

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *