O QUE É PARÊNTESE NA CIFRA?

Se você está aprendendo a tocar violão, então provavelmente já olhou as cifras para aprender a tocar as suas músicas preferidas e em algumas delas deve ter se deparado com um acorde ou um número de um acorde entre parênteses. Não sabe o que significa? Não se preocupe, hoje vamos falar sobre parênteses na cifra. Não Perca!

As cifras são um tipo de escrita informal criada para representar os acordes que devem ser executados por um instrumento musical, de maneira prática. Saiba mais em “Cifra Musical”.

 

São representadas por letras, sendo complementadas com sinais, símbolos e números que ajudam a definir mais precisamente o acorde. Pode-se ter também alguns sinais para alertar que tem algo diferente na cifra, como é o caso dos parênteses. Veja abaixo o que é o parêntese na cifra.

 O QUE É O PARÊNTESE NA CIFRA?

O parêntese é utilizado, na maioria dos casos, para alertar sobre algo que está diferente do normal na cifra.

Pode ser usado para avisar o músico de uma mudança rítmica, melódica ou uma pausa em algum trecho da música, não tendo exatamente o mesmo significado sempre.

Vamos entender melhor visualizando alguns exemplos.

D – E (A) (A) (E) (A):   O parêntese está representando um único toque pra baixo em um determinado trecho.

(C – D)2xNeste caso o parêntese representa dois compassos repetidos em sequência.

Se o acorde sofrer alguma alteração, essa alteração é colocada entre parênteses, logo após a cifra, como no caso do Dó Maior com Quinta Aumentada, C (#5).

Acordes que possuem mais de 4 graus são incluídos os parênteses para indicar a inclusão da tensão acrescentada, como por exemplo, A7(b5), F7(9), etc.

 

O parêntese não é uma regra na escrita da cifra, portanto não aparece continuamente, mas quando surge é necessário saber como interpretar. E como não possui o mesmo significado sempre, então como saber o que significa o parêntese em uma determinada música?

Bem, para isso é preciso ouvir ou conhecer a música, pois somente com a letra e a cifra não é possível saber os tempos e os compassos de cada nota ou a melodia da música.

É importante ressaltar que a escrita musical que apresenta o tempo da música representado por figuras é a Partitura. Nunca devemos atribuir os sinais de uma cifra para a partitura se não for previamente comunicado ao um instrutor. Lembrando que a cifra é uma escrita informal, mas também pode ser usada como complemento da partitura.

Mas não desanime! Com um pouco de estudo, prática e persistência você irá dominar os segredos das cifras.

Veja também “FLEXIBILIDADE DOS DEDOS PARA TOCAR VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página do Facebook.

danieldarezzo

4 Comments

  1. Estou começando hoje às aulas de como tocar violão e estou muito empolgado com tudo isso quero muito aprender.

  2. Fico feliz em saber Pedro! Estude, treine e tenha paciência que você consegue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *