O QUE É RELEITURA MUSICAL?

Você já deve ter ouvido falar alguma vez que um artista fez uma releitura da música de ciclano, não é mesmo? Mas, o que é uma releitura? Você sabe? Por isso, hoje vamos falar sobre releitura musical. Confira!

Existem várias formas e possibilidades de fazer música, assim como existem grandes cantores que não fazem sucesso, artistas que compõem grandes canções, mas não levam muito jeito para cantar, outros que possuem o que chamam de “pacote completo”, têm um voz marcante, compõem e possuem grande presença de palco e tem também aqueles artistas que fazem versões incríveis da sua música favorita.

Na verdade, o que esses artistas fazem são releituras musicais. Entenda melhor o que é isso. Veja abaixo:

 

O QUE É RELEITURA MUSICAL?

As possibilidades musicais são infinitas e a releitura musical é uma delas. Não é um conceito complexo, porém muitas vezes ainda há certa confusão entre releitura e cover.

Reler significa ler de novo, portanto, fazer uma releitura não significa fazer uma cópia, mas fazer um trabalho com uma visão diferente, sob uma nova ótica e principalmente sob outra manifestação daquele que o artista que a criou utilizou.

As músicas podem ser tocadas em ritmos diferentes do original e isso não implica em “Erro” na sua sonoridade. Implica somente em uma concepção de “Releitura” sobre sua execução como no caso da música “Além do Horizonte” do Roberto Carlos e releitura do Jota Quest.

As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma canção famosa ou não e desejar fazer uma interpretação dela. Dessa forma, utilizando o conceito de releitura não importa o estilo de música que você toca desde que o som seja agradável.

Mas a música não é a única forma de arte que pode ter uma releitura, é possível fazer isso com poesias, pinturas, textos e etc. Como por exemplo, alguns diretores de teatro e cinema fazem releituras de roteiros consagrados para a nossa realidade.

Vale lembrar que a releitura deve ser feita de forma caprichada e cuidadosa, pois  senão pode se tornar algo inaudível.

 

RELEITURA

ALGUMAS RELEITURAS MUSICAIS

Atualmente muitos artistas estão regravando ou apresentando ao público novas versões de velhas canções e muitos acabaram ficando conhecidos por fazerem isso. Alguns músicos se tornaram mais  famosos justamente por fazerem versões de músicas de outras pessoas do que pela suas próprias composições. Confira alguns deles:

  • Michael Bublé: O artista canadense tem composições próprias, mas é muito mais conhecido por interpretações de grandes artistas, como Frank Sinatra e Elvis Presley. Michael já esteve no topo das paradas em diversos momentos com releituras musicais e uma dessas vezes foi com a músicaCrazy love, de Van Morrison:

  • Boyce Avenue: A banda se tornou mundialmente conhecido por suas versões de músicas atuais, apresentando releituras que combinam com a identidade do grupo.

 

  • Pentatonix: O quinteto se tornou famoso por versões mixadas de várias músicas da dupla Daft Punk e explorando a edição de vídeos para a internet, fazendo hoje turnês em vários países.

  • Sambô : O grupo de samba paulista se tornou conhecido por adaptar as músicas já famosas de bandas de rock e do pop para o ritmo brasileiro.

A releitura musical, se bem conduzida, pode ser uma experiência riquíssima de aprendizado, pois desenvolve as expressões artísticas do aluno com uma experiência criativa e prazerosa, tendo como ponto de partida uma obra já existente, facilitando que o aluno encontre sua própria forma de arte. Mas, é imprescindível que o aluno saiba distinguir o que é erro e o que é releitura!

Veja também “O QUE SÃO NOTAS ENARMÔNICAS?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *