O QUE É TABLATURA

Dificuldade para compreender o que é uma tablatura? Não sabe como ler? Não consegue entender para que serve? Então, confira as dicas de hoje sobre tablatura e desvende esse mistério. Confira!

A tablatura é uma forma relativamente simples para representar e orientar as casas e as cordas onde os dedos do intérprete devem ser posicionados para tocar as notas, sendo muito utilizada para demonstrar como tocar um solo.

São divididas em linhas horizontais, uma abaixo da outra, e cada linha representa uma corda do instrumento, assim o número de linhas varia de acordo com o tipo de instrumento e a quantidade de cordas que ele possui. A tablatura mais comumente encontrada possui seis linhas, representando instrumentos que contêm seis cordas: E, B, G, D, A, E como o caso de violões e guitarras, mas existe uma variedade de tablaturas para os diferentes tipos de instrumentos de cordas. A boa notícia é que a forma de ler e entender uma tablatura é a mesma, independente da quantidade de cordas que o instrumento possui.

 aula de violão

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA TABLATURA

1º: A ORDEM DAS NOTAS NAS LINHAS

A escrita na tablatura pode confundir e muitos os iniciantes, por isso vamos primeiramente conhecer a ordem das notas nas linhas da tablatura.

Inicialmente devemos identificar o nome das notas de cada corda nas linhas da tablatura e a primeira impressão que temos são que as primeiras linhas representam as notas das cordas mais grossas e sucessivamente as mais finas. Entretanto, as notas das cordas mais grossas encontram nas linhas debaixo da tablatura, assim a primeira linha representa a corda mais aguda.

 

aula de violão

2º: OS NÚMEROS DENTRO DA TABLATURA

Os números que aparecem dentro da tablatura servem para orientar qual casa a respectiva corda deve ser tocada, sempre fazendo a leitura da esquerda para a direita.

 

aula de violão

É importante ressaltar que o número zero representa a corda solta. Quando tiver dois ou mais números, um acima do outro, deve se pressionar e tocá-los ao mesmo tempo.

tablatura_com_mais_notas

Essa é uma linguagem informal encontrada em materiais diversos que pode variar de acordo com cada autor que queria acrescenta algo na escrita para representar um elemento. A tablatura é relativamente nova e não é tão conceituada como a partitura, por exemplo. Entretanto, a forma descrita acima é a mais usual.

3º: VELOCIDADE

A tablatura demostra o que deve ser feito, mas não especifica como fazer. A maioria das tablaturas não possui uma escrita para a velocidade, mas pode ser que em alguns casos ela tenha os sinais de velocidade, determinando os tempos das notas ao serem tocadas.

Então, normalmente é preciso ouvir o arranjo, a música, o solo para poder treinar e realiza-lo no tempo correto.

4º: SINAIS

Existem ainda alguns símbolos especiais que representam determinada ação, entre os principais temos:

  • Vibrato: É representado pelo Til (~) após a nota. Consiste em apertar a determinada casa da corda e tensioná-la subindo e descendo enquanto é tocada;

  • Bend: Cada tom é chamado de bend completo e meio tom de meio bend. Consiste em tocar a determinada nota  e pressioná-la para cima até atingir meio tom a mais.

Veja também “DICAS PARA MELHORAR A COORDENAÇÃO MOTORA AO TOCAR VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

 

danieldarezzo

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *