O QUE SÃO INTERVALOS MUSICAIS?

Se o intervalo musical ainda é um conceito muito abstrato para você, não se preocupe. Hoje iremos tratar desse assunto de extrema importância e muito utilizados no meio musical. É a partir dele que montamos os acordes e as diversas escalas musicais, então não perca!

Os intervalos musicais vão muito além da definição teórica, eles possuem uma aplicação prática que é determinante para o controle das escalas musicais, montagem de acordes, arpejos e relação das notas com a harmonia. É essencial para quem, por exemplo, quer aprender a compor, tirar músicas de ouvido, além de ajudar na hora de fazer transposição de tons.

Pode parecer difícil no início, mas aos poucos tudo vai ficando mais repetitivo e fácil de lidar. Então, vamos lá!?

 

O que são Intervalos Musicais?

Em teoria musical, a distância entre duas notas é denominada de intervalo e esse conceito serve para todos os tipos de instrumentos.

ESCALA NATURAL

A escala acima, composta pelas notas naturais, forma a escala natural, e o que caracteriza uma escala é o espaço que há entre cada nota da sequencia.  A escala natural possui intervalos simples, assim, o Dó faz um intervalo de segunda com o Ré, porque é a segunda nota da escala. Bem como o Fá faz intervalo de quarta com o Dó. O Sol faz intervalo de quinta. O Lá faz intervalo de sexta. O Si faz intervalo de sétima.

  • DÓ -> RÉ (SEGUNDA MAIOR)

  • DÓ -> MI (TERÇA MAIOR)

  • DÓ -> FÁ (QUARTA JUSTA)

  • DÓ -> SOL (QUINTA JUSTA)

  • DÓ -> LÁ (SEXTA MAIOR)

  • DÓ -> SI (SÉTIMA MAIOR)

  • DÓ -> DÓ (OITAVA)

Estes são os intervalos entre as notas da escala natural, que podem ser maiores, menores, justos, aumentados ou diminutos. Lembrando que o intervalo implica que tenhamos duas notas para contar qual intervalo há entre elas.

Intervalo de 3º (Terça)

acordes maiores

Entre os intervalos simples, temos o intervalo de 3º, que é denominado dessa maneira  porque envolve a passagem de três notas, como por exemplo, Dó, Ré e Mi. E é esse intervalo que compõe os acordes, que pode ter duas classificações:

Terça maior: Possui a distância de dois tons

Terça menor: Possui a distância de 1 tom e meio

Ressaltando que um tom é à distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis), e um semitom é à distância de um sustenido (ou de um bemol). Logo, um tom e meio = um tom + um semitom.

Veja também “DICAS PARA FAZER ARPEJOS NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *