O QUE SÃO NOTAS ENARMÔNICAS?

Entender o que significa enarmonia ainda é um desafio e deixa muito músico iniciante e até profissional extremamente confuso e com dificuldades. Por isso, hoje vamos falar sobre as notas enarmônicas e acabar com as suas dúvidas. Não Perca!

 

 

O QUE SÃO NOTAS ENARMÔNICAS?

São notas que possuem nomes e grafias diferentes, porém representam o mesmo som. Confuso? Vamos entender melhor…

As notas enarmônicas são aqueles que têm o mesmo posicionamento dos dedos da mão esquerda e consequentemente possuem o mesmo som, porém essas notas têm nomes diferentes e são utilizadas para especificar se a nota é mais grave ou mais aguda.

NOTAS ENARMONICAS

Se tocarmos os acordes de “C#” e “Db” ouviremos o mesmo som, porém são escritos com nomes diferentes. Dessa forma, uma mesma nota pode ser escrita de mais de uma maneira.

Veja abaixo o sentido das notas graves e agudas no braço do violão:

 

NOTAS ENARMONICAS

ACORDES ENARMÔNICOS

Na hora de montar os acordes é muito comum até mesmo para músicos que já toca há algum tempo, se depararem com músicas cifradas utilizando acordes em bemol e ficarem perdidos. Para não ter esse problema, vamos localizar as notas enarmônicas.  Vamos lá?

Sabemos que as notas musicais são:NOTAS MUSICAIS

Vimos que o sustenido e o bemol identificam se a nota está ficando mais aguda ou mais grave. Perceba que as notas E e B não tem sustenido. Veja mais em Acorde Sustenido.

Cada casa na escala do violão representa meio tom. A soma de 2 meios tons formam 1 tom. Na figura abaixo poderemos localizar as notas enarmônicas, porém vamos usar como referência a nota “G”, identificada pelas setas.

 

NOTAS ENARMONICAS

Se subir meio tom ele passará a ser “G#” (agudo), porém se baixar meio tom ele ser “Gb” (grave).

Aplicando esse conceito diretamente no braço do violão, vamos obter os enarmônicos de qualquer acorde de maneira simples.

 

NOTAS ENARMONICAS

Veja na figura abaixo a escala do braço do violão da 1ª até a 12ª casa.

 

NOTAS ENARMONICAS

Lembre-se que cada “#” (sustenido) tem seu “b” (bemol) equivalente, por exemplo, um F# é igual ao Gb, mesmo posicionamento dos dedos nas mesmas casas.

Ao montar os acordes no braço do violão você conseguirá visualizar que na teoria pode parecer complicado, mas na prática é muito simples.

Veja também “O QUE É HARMÔNICO ARTIFICIAL?”.

Deixe seu comentário dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *