OS BENEFÍCIOS DE TOCAR VIOLÃO COM UMA BOA POSTURA

Ter uma boa postura das mãos, dedos, braços, corpo e do instrumento de acordo com o seu corpo ao tocar violão é fundamental para trazer benefícios tanto no seu aprendizado como para a sua saúde. Para esclarecer sobre a importância de tocar violão com uma boa postura, listamos alguns benefícios em tocar sempre o violão com a postura correta.

Uma boa postura é essencial para um aprendizado eficiente, além de ajudar a tocar com maior facilidade. Dessa forma, você evita tensões desnecessárias, desconforto, incômodos, cansaço, tornando o aprendizado do violão mais fácil e descomplicado.

 

aula de violão

 

DICAS PARA TOCAR VIOLÃO COM UMA BOA POSTURA

1º: POSTURA DAS MÃOS

A postura da mão também é essencial, pois facilitará o alcance das cordas. O polegar da mão esquerda deve ser posicionado na parte de trás do braço do violão, de forma que os quatro dedos da frente tenham uma boa abertura e alcance das cordas, sem forçar muito os dedos e a mão. Já a mão direita deve ser apoiada por meio do antebraço em cima do corpo do violão.

Com um bom posicionamento da mão que faz ritmos e batidas, você terá maior facilidade em executar técnicas de forma mais precisa e com melhor controle. Além, também, de te ajudar a fazer movimentos mais curtos com maior agilidade.

Já com um bom posicionamento da mão que faz os acordes e notas, você conseguirá desenvolver melhor os acordes, pestanas, dentre outras coisas. Manter uma boa postura fará com que você preserve sua coluna e que também faça um menor esforço para tocar. É importante lembrar de sempre se alongar antes e depois de tocar.

2º: POSTURA DOS DEDOS

Se você tem os dedos pequenos, apoiar o polegar na parte de trás do braço do violão e manter uma boa postura dos dedos na frente fará com que você tenha um melhor alcance das casas e cordas, conseguindo executar bem os acordes.   Exercícios de alongamento para a abertura dos dedos também podem te ajudar a ter um melhor alcance.

Caso os seus dedos sejam grosso, é bem provável que você tenha dificuldade em conseguir tocar apenas uma corda de cada vez durante a execução dos primeiros acordes. Isso também é um problema de postura e essa dificuldade pode ser corrigida colocando os dedos bem erguidos, isto é, apenas com as partes que vão tocar as cordas encostadas no violão.

3º: POSTURA DO VIOLÃO

O violão deve se encaixar no seu corpo. É importante estar sentado de maneira confortável, com a coluna sempre ereta e os músculos relaxados, evitando forçar partes do seu corpo como braços, dedos, pescoço e coluna. É fundamental também que o braço e o corpo do violão estejam sempre retos.

Com toda certeza você terá muito mais benefícios se tiver esta prática aplicada corretamente.

  • O seu desempenho no instrumento melhorará consideravelmente com o decorrer dos anos.

  • Você terá muito mais firmeza e segurança para tocar o instrumento.

  • Como consequência, terá muito mais elegância para tocar, que também é um aspecto significativo na execução de qualquer instrumento musical.

Portanto, esforce-se para adquirir esta postura desde o inicio, evitando futuros problemas. É normal que você se sinta desconfortável, mas em pouco tempo você irá se acostumar, e como consequência obterá melhores resultados.

 

Veja também ‘DÚVIDAS SOBRE PESTANAS NO VIOLÃO”.

Deixe seus comentários, dicas e sugestões. Compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *