PARA QUE SERVE O CAPOTRASTE NO VIOLÃO?

Muitos iniciantes e até pessoas que toca a mais tempo possuem essa dúvida. Afinal, para que serve o capotraste? Por isso, hoje vamos te explicar o que é, e qual a utilidade do capotraste. Não Perca!

O QUE É UM CAPOTRASTE?

O capotraste, capotrasto, tratejador ou pestana fixa é um acessório na forma de  prendedor usado em instrumentos de cordas, onde você pode colocá – lo em qualquer casa do braço do instrumento.

Existem vários modelos de capotraste, normalmente, possui uma parte com uma espécie de borracha que prende as cordas do violão e outra que também é emborrachada que prende no braço do instrumento, com uma mola para facilitar o encaixe do modelo ao braço do violão. Mas, também pode ser aberto como uma espécie de grampeador, dependendo do modelo.

 

CAPOTRASTE

 

PARA QUE SERVE UM CAPOTRASTE?

 

Você conhece aquela técnica chamada de pestana, onde se apertam todas as cordas do violão com o mesmo dedo? Pois bem, falando de uma forma simples, o capotraste vai cumprir a mesma função da pestana apertando todas as cordas do violão ou algumas cordas em determinada casa.

Uma vez colocado no braço do violão, funciona como um acorde de pestana e desliza pelas casas aumentando em meio tom, para cada traste do braço, alterando assim o tom da música. Portanto, o capotraste é um prendedor que atua como uma pestana móvel, permitindo que você tire vantagem das cordas soltas em qualquer posição.

O capotraste pode ser usado para obter um som diferente, mais agudo ou até mesmo mais bonito, brilhante e encorpado para uma determinada música. Também pode ser usado para transpor a tonalidade de uma música, sem mexer nos acordes, trazendo mais rapidez, facilidade e praticidade.

 

QUAL A VANTAGEM DE UTILIZAR UM CAPOTRASTE?

 

CAPOTRASTE

Normalmente para subir a tonalidade de uma música é preciso modificar os modelos de acordes utilizados, para que fiquem mais agudos em meio tom acima, um tom, um tom e meio e por assim vai. E para isso é preciso modificar o modelo do acorde utilizado, colocando uma pestana ou utilizando outro desenho, mas muitas vezes o som não fica tão legal ou fica muito difícil de realizar o novo modelo de acorde. E aí entra o benefício do capotraste.

Ao utilizar um capotraste é possível subir a tonalidade da música como se estivesse tocando com as cordas soltas, ou seja, sem modificar os modelos de acordes utilizados. Isso facilita muito a vida dos violonistas e ainda pode deixar o som mais bonito de ser escutado.

A utilização do capostraste depende também da criatividade e do gosto do músico, do tipo de música tocada, não sendo uma regra. Muitos preferem utilizar outras afinações ou outros modelos de acordes.  E isso depende de cada um. Então, teste esse acessório, sinta a sonoridade e então, descubra se gosta ou não.

Veja também “DICAS PARA ESTUDAR VIOLA MESMO COM POUCO TEMPO DIÁRIO”.

Deixe sua dica, sugestão e comentários. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *