PONTILHADO NO VIOLÃO

Sabemos que existem várias formas de escrever uma música, entre elas temos as cifras, tablaturas e partituras. Uma das outras formas de escrita musical é o pontilhado ou em alguns métodos chamado de cifragem numérica. Por isso, hoje vamos entender o que é pontilhado no violão, uma escrita bem curiosa e até um pouco polêmica que é muito utilizada em solos. Confira!

O QUE É PONTILHADO?

O pontilhado ou cifragem numérica, sendo o último um nome pouco utilizado, é uma simbologia escrita com números utilizada para representar as notas no braço do violão que devem ser tocadas sucessivamente. Esse tipo de escrita normalmente é muito utilizada em solos instrumentais.

O pontilhado determina a posição que a nota deve ser tocada no braço do violão, porém não indica o tempo de duração da nota, logo é preciso conhecer a música para saber o tempo de duração da nota de ouvido e tocar corretamente.

REPRESENTAÇÃO DO PONTILHADO

  • As cordas soltas do violão são representadas por números de 1 a 6. Lembrando que as cordas são contadas de cima para baixo.

PONTILHADO VIOLÃO

  • Os trastes ou casas do violão recebem um número da esquerda para a direita, iniciando sempre com o número 0 para a corda solta, o número 1 para a primeira casa, o número 2 para a segunda casa e assim por diante.

PONTILHADO VIOLÃO

  • Juntando o número da corda com o número da casa do violão teremos o pontilhado. Veja o pontilhado no braço do violão:

PONTILHADO VIOLÃO

  • Para as cordas que devem ser tocadas soltas, temos:

PONTILHADO VIOLÃO

  • Já no caso das cordas que devem ser tocadas presas, contam-se as notas de acordo com a corda e a casa em que se está tocando, conforme o exemplo abaixo.

PONTILHADO VIOLÃO

Lei e releia quantas vezes forem necessários, até a assimilação do conteúdo, para que não fiquem dúvidas e assim facilite o aprendizado seguinte. No próximo post iremos ver como ler o pontilhado no violão. Não perca!

Veja também “TOQUE VIOLÃO EM 7 DIAS – APP”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

3 Comments

  1. Fazia tempo q queria entende isso muito obrigada !agora vou ler bastante até entender tudo Deus abençoe muito vcs muitíssimo grata.❤

  2. Ola Daniel! Eu sou zero, por isso achei complicado. Agradeço pela proposta, mas acho que não conseguirei. Um abraço!

  3. Olá Josenita! Com força de vontade, paciência e treinando com um passo a passo, todos conseguem. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *