UM GRANDE MÚSICO – ROGER FRANCO – TOCAR SEMPRE COM O CORAÇÃO

Roger Franco, guitarrista que tem obtido destaque, figurando entre os mais conceituados músicos da atualidade. Além de ministrar workshops por várias partes do Brasil ao lado de nomes importantes da música nacional, é arranjador e produtor musical. E mesmo com tanta bagagem musical, Roger Franco ainda separa um tempo para estudo e compartilha uma dica especial para quem está seguindo o caminho nas seis cordas. Confira!

Nesta entrevista exclusiva Roger Franco conta um pouco de sua trajetória ao músico Daniel Darezzo, além da entrevista ele nos presenteou com uma super aula cheia de dicas de como ele consegue resultados espetaculares. Confira!

4Action / Dicas de Guitarra / Facebook  / CONAMUSICA

Abaixo uma canja em vídeo deste super músico em uma participação no Tagima Dream Team, o uso de técnicas espetaculares fez este músico decolar em sua carreira musical.

 

Roger Franco nasceu na cidade de Baurú, São Paulo, onde viveu até meados de sua adolescência. Aos 13 anos, iniciou-se na música através da bateria eletrônica, ganhada de sue pai e assim começou a tocar na igreja onde fazia parte. Mudou-se para o estado de Rondônia na cidade de Cocal onde tocou bateria por alguns anos e em seguida começou a aprender violão, também ganhado por seu pai, onde começou a estudar o instrumento com a ajuda de parentes e amigos. Foi aí que despertou seu maior interesse pela música.

 

roger franco guitarrista

Em Cocal, o jovem músico começou a dar aulas e assim já passava para os seus alunos tudo o que havia aprendido. No início buscava influências musicais em um pouco de tudo, pois como dava aulas precisava estar por dentro de todos os estilos e assim começou a se descobrir musicalmente, buscando influências e definindo seu estilo.  Já atuou também dando aulas pela internet, masterclass e em vários cursos pelas maiores escolas do país.

Aos 20 anos comprou sua primeira guitarra e começou a se dedicar integralmente, aos 22 anos iniciou sua carreira profissional. Trabalhou com o irlandês David M. Quinlan com quem gravou 4 CDs e 3 DVDs e fez shows por todo país e exterior, trabalhou também com o cantor gospel Thalles Roberto gravando dois CDs e DVDs, além de outros grandes nomes da música nacional.

Participou dos maiores eventos de música do país, como: ExpoMusic 2003 a 2014, Festival Guitar Player/IGT (SP, ES, Campinas/SP e Niterói/RJ), Jazz Week BH entre vários outros festivais. E já foi capa da revista Guitar Load, onde participa de matérias, entrevistas e colunas, e também na revista Guitar Player participando de matérias.

Em 2006, lançou seu primeiro trabalho solo instrumental intitulado ENERGY trazendo alguns ritmos que foram e ainda são influências para o músico. Em 2008 teve uma guitarra modelo Signature “Crafter Roger Franco” e em 2011 assinou com a Tagima, maior empresa de guitarras do Brasil, onde em 2013 lançaram o modelo TAGIMA RF-1 e RF-2 Signatures Séries.

 

Guitarra roger franco

Atualmente é guitarrista da banda Freedom juntamente com os músicos Wesley Dutra (vocal), André Dávila (baixo) e Samuel de Oliveira (bateria). Lançaram, em 2010, o primeiro CD O Início e o segundo em 2014, Novo Tempo, onde fazem shows por todo o país. É também guitarrista da banda instrumental 4Action, composta pelos músicos Alexandre Aposan (Thalles Roberto), Felipe Andreoli (Angra) e Sydnei Carvalho (Artista Solo) com a qual lançaram o DVD Live in San Francisco gravado em San Francisco/CA em 2013. Além de ser arranjador, produtor e ministrar workshops por todas as capitais e interiores do Brasil.

DICA PARA QUEM ESTÁ APRENDENDO A TOCAR

 

ROGER FRANCO

Roger Franco estudava 10 a 12 horas por dia seu instrumento e atualmente sempre que tem uma folga procura aprimorar seus conhecimentos estudando bastante no seu tempo de folga.  E sua dica especial para quem está estudando um instrumento musical é estudar e estudar! Não é necessário estudar 10 horas por dia, mas ter uma regularidade nos estudos, criar um cronograma diário e segui-lo sempre, pois só assim os resultados vão aparecer. É preciso se dedicar ao máximo, estudar individualmente, ensaiar com grupos e pedir sempre ajuda a profissionais com mais bagagem. E é claro, tocar sempre com o coração!

Veja também “APRENDA A TOCAR A MÚSICA TÁ QUENTE DE MICHEL TELÓ”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

danieldarezzo

3 Comments

  1. Realmente o Roger hoje está em entre um dos melhores guitarristas do Brasil, quem tem a oportunidade de aprender com ele tenho certeza que evoluirá rapidamente. Quem não lembra do tão famoso e complexo solo da música aguas profundas que ele faz, muito rapido haha. Parabéns pelo site.

  2. Boa tarde. Roger é um excelente profissional. Formidável a entrevista fiquei admirada a simplicidade dele e como desenvolveu os estudos. As dicas que foram passadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *