USO DA PALHETA PARA TOCAR VIOLÃO

O uso da palheta é um assunto que causa muitas dúvidas aos iniciantes dessa maravilhosa jornada que é aprender a tocar violão. Afinal, devemos aprender a tocar violão usando a mão ou a palheta? Qual dos dois é melhor? Como segurar a palheta para tocar violão? Como utilizar a palheta para fazer uma batida? Estas, com certeza, são perguntas que passam por todos aqueles que estão aprendendo seus primeiros acordes. Por isso, hoje vamos esclarecer essas dúvidas! Não perca!

A palheta é uma peça, geralmente de plástico, usada na mão direita para tocar nas cordas. Ela produz um som muito diferente do som tocado com os dedos da mão direita, que geralmente é mais alto e mais definido.

 

como tocar violão usando palhetas

APRENDER A TOCAR VIOLÃO COM A MÃO OU PALHETA? 

Para quem está começando agora, o mais indicado é começar treinando suas habilidades com a mão. Aprender e dominar primeiramente as técnicas com as mãos, pois a maioria das possibilidades de um violão está na técnica de se tocar com as mãos e a destreza com os dedos são essenciais para a sua construção. Somente depois, já com certa intimidade com o violão, é aconselhável aprender a usar a palheta.

PALHETA OU MÃO: QUAL É MELHOR?

Não tem um modo melhor ou pior. Ambos têm suas dificuldades, vantagens e desvantagens. É interessante aprender dos dois modos, já que as palhetas e os dedos são muitas vezes usados para fins distintos. Para aprender a tocar bem com uma palheta é necessário também muito treino para desenvolver habilidade e aprender as técnicas próprias. A palheta, em geral, proporciona um som mais alto e “brilhante” ao tocar as cordas, enquanto os dedos trará um som mais abafado e “doce”. Lembrando que o uso da palheta é opcional, mas é muito indicado para quem quer tocar guitarra no futuro.

COMO SEGURAR A PALHETA?

Não existe modo certo ou errado de segurar a palheta, o que devemos fazer é achar um jeito que nos adaptamos e que tire um som limpo do violão. Normalmente, o que utilizamos é segurar a palheta entre o polegar e o dedo indicador, formando um ângulo de mais ou menos 90º em relação às cordas. Deve-se segurar a palheta de modo firme, porém relaxado.

 

COMO SEGURAR A PALHETA PARA TOCAR VIOLÃO

 

QUANDO USAR A PALHETA?

No começo de seu aprendizado prefira utilizar as mãos quando for tocar estilos como samba, bossa-nova, MPB e escolha a palheta quando for treinar escalas, solos ou até violão popular como rock, pop, balada, etc. Outra observação que vale ser feita é que em violões de cordas de aço, você provavelmente acabará usando mais a palheta do que em um violão com cordas de nylon, devido suas diferenças de tensão.

COMO UTILIZAR A  PALHETA PARA FAZER UMA BATIDA?

Procure movimentar os dedos e não o punho na hora de executá-lo. Precisamos em primeiro lugar aprender a não deixar a palheta muito presa aos dedos, toque suavemente.

Desenvolva bem sua técnica, pois a partir do momento em que você desenvolve uma boa técnica estará muito mais perto de realmente tirar um grande som do seu violão. Tome cuidado para não treinar palhetadas pensando em ser rápido, mas desenvolva sua técnica sempre pensando nos sons, pois o ganho de velocidade precisa ser gradativo, e dessa forma você poderá alcançar uma boa velocidade soando bem.

 

DICAS PARA TER BOAS BATIDAS E PALHETADAS NO VIOLÃO

1º: Para ter uma boa batida com palheta foque no som dos ritmos. Além de estudar sempre com metrônomo para ficar bom nos tempos conforme o andamento das músicas e exercícios que você estiver treinando, você deve prestar atenção na intensidade dos toques que estiver dando nas cordas, pois muitas vezes será necessário dar alguns toques mais fortes e outros mais fracos para que o ritmo “em termos de som” fique bom de ser escutado. Ter bom ritmo é um grande começo para tirar bons sons do violão.

2º: Treine as mãos separadas. Treinar apenas a mão das batidas separada da mão que faz os acordes vai te ajudar muito a tirar um melhor som sempre. Você pode fazer isso também tocando com palheta.

3º: Entenda a pronúncia sonora antes de tocar. Entender a pronúncia falando os sons seria você “cantar a batida” antes mesmo de tocá-la. Quando você for reproduzir esta batida no violão, ela deverá ter a mesma intensidade da pronúncia da batida que você cantou ou bateu palmas.

4º: Se Grave Tocando.  Se você escutar o seu som gravado conseguirá ter uma impressão diferente do que simplesmente escutando o som ao mesmo tempo que toca. Isto te ajudará a fazer as devidas correções e conseguirá tirar um melhor som do seu violão.

5º: Ter um Grande Repertório musical tocando com palheta vai fazer com que você desenvolva bem tecnicamente e aumente seu potencial e performance.

Veja também ‘DIFERENÇA ENTRE OUVIDO ABSOLUTO E OUVIDO RELATIVO”.

Curta nossa página no Facebook! Deixe seu comentário, sugestões e dicas! Compartilhe com os amigos!

 

danieldarezzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *