Quando estamos dispostos a aprender algum instrumento, temos curiosidades de saber quais técnicas são possíveis aplicar. Será muito difícil? Qual será o treino para essas técnicas? Até mesmo as pessoas que já tocam, nem que seja um pouco, não conhece todas as técnicas.
Mas, tudo tem a sua escolha e sabemos que nada é impossível, basta dedicação e treino que você consegue! Falando assim até parece “bicho de sete cabeças”, mas você vai vê que não é. Lembrando que vamos passar aqui dicas para iniciantes. Então vamos nessa, e confira essas técnicas legais que tenho certeza que vai gostar!
10 TÉCNICAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NO VIOLÃO
1 – Pestana com Dedo Indicador
Assim como está escrito no título para aplicar nesta técnica chamada “pestana”, você vai usar o dedo indicador para pressionar várias cordas ao mesmo tempo, confira na imagem. Essa técnica é um pouco complicadinha, pois você tem que deixar seu dedo bem firme em todas as cordas com a mesma “força” para que o som saia limpo.
2 – Técnicas de Polegar e Indicador para Batidas
Já essa técnica é para você começar a pegar uma maneira confortável para dar o ritmo no violão. Lembrando que são técnicas para iniciantes, então com seu dedo polegar você tocará várias cordas para baixo e na “volta” você tocará várias cordas para cima com o dedo indicador.
3 – Técnica de Dedilhado
Nessa técnica você tocará cada corda do violão com um dedo específico. Para isso, você tem que posicionar o polegar de maneira específica nas cordas de cima onde o som é mais grave e os outros quatro dedos nas cordas abaixo onde o som e mais agudo.
4 – Palhetada Alternada
Já essa técnica consiste em você segurar uma palheta e tocar em apenas uma corda, com movimento para baixo e para cima, executando assim uma batida ou um solo.
5 – Técnica de Surdina
Nessa técnica consiste em você abafar algum som indesejado na hora de fazer algum acorde e sem querer esbarra numa corda que não queira.
Em alguns acordes você utiliza apenas 3 ou 4 cordas, e na hora de executá-los sem querer pode haver um esbarrão. Então, utilizando bem essa técnica você já vai evitar isso, basta usar sabiamente o dedo da mão esquerda (no caso de quem é destro), utilizado no acorde para abafar as cordas que não podem soar durante a execução.
6 – Técnicas de Abafamento com a Mão Esquerda
Para você fazer um abafamento no braço do violão, em vez de pressionar a corda, basta apenas encostar de leve em qualquer casa em determinada corda que já desfaz o som dela.
Caso você pressione a corda que está querendo abafar, vai soar o som da nota que estiver tocando, por isso basta apenas encostar na corda sem apertar que o som será abafado, independente se estiver tocando com a palheta ou com a mão.
7 – Técnica de Ligadura
Quando utilizamos essa técnica, você estará tocando uma nota e no mesmo som do toque pode aproveitar e tocar em duas ou mais casas/notas.
Para executar a ligadura você irá tocar uma determinada corda em uma casa qualquer, utilizando o mesmo som desta nota (com as mesmas vibrações das cordas) pressionando outra casa sem tocar a corda novamente.
Existem outras técnicas próximas as de ligadura também, mas como estamos falando de iniciantes aqui, as demais falaremos em outros artigos.
8 – Técnica de Harmônico
Esta técnica só irá funcionar se logo após você encostar no traste correto, tocar a corda e rapidamente soltar ela.
Se você apenas encostar em uma corda do violão e não apertar (pressionar) ela em cima de trastes específicos, como por exemplo os trastes 5,7 e 12, neles você terá um som diferente e bonito que é chamado de harmônico.
9 – Técnica de Abafamento com a Mão Direita
Para fazer esse abafamento com a mão direita o violonista encosta sua mão nas cordas em uma região próxima ao cavalete. O som que sairá tocando as cordas abafadas será com um timbre diferente (mais grave e com menor duração).
10 – Técnica de Bend
Os Bend são muito utilizados em solos e principalmente em solos de blues, para executá-los você vai utilizar um ou mais dedos para esticar ainda mais uma ou várias cordas do violão no movimento para cima ou para baixo.