Dificuldade para fazer pestanas no violão? Não se preocupe, essa é uma dificuldade bem comum para quem está aprendendo a tocar violão. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer pestanas no violão com mais facilidade. Confira!
As pestanas são importantes, pois quando as aprende um mundo de possibilidades se abre. Você consegue tocar muito mais músicas, já que aprendendo um desenho de acorde poderá então tocar vários outros.
Pelo nome pode parecer algo complexo e assusta quem tem vontade de aprender, mas apesar de não ser algo simples, também não é nada impossível de fazer, basta seguir os treinamentos e exercícios corretos de violão, se dedicando em aprender de fato, para que possa evoluir e conseguir tocar diversos tipos de música.
O QUE É PESTANA?
Basicamente pestana é um dedo apertando 2 ou mais cordas ao mesmo tempo. Isso quer dizer que existe pestana de 2 cordas, 3 cordas, 4 cordas, 5 cordas e 6 cordas. É comumente encontrada em alguns acordes, solos ou rifs.
Pode parecer um pouco complicado ou até mesmo um pouco cansativo, apertar 2 ou mais cordas ao mesmo tempo com um único dedo, mas não precisa se preocupar, no início você terá uma certa dificuldade, que é normal para iniciantes, mas aos poucos irá pegar o jeito e melhorar o som produzido.
6 DICAS DE COMO FAZER PESTANA NO VIOLÃO
1 – Sempre Alongue os Dedos e as Mãos
Entenda que pestana não se trata de um movimento que se aprende rápido, ou seja, não adianta ficar repetindo o movimento sem um descanso ou ficar forçando sua mão até conseguir fazer. É preciso ter cuidado!
Por se tratar de um movimento que exige bastante de sua mão, é fundamental tomar os devidos cuidados para não causar tendinites ou outras lesões. Portanto, lembre-se sempre de fazer os aquecimentos e dê uma pausa a cada tempo que ficar treinando.
2 – Mantenha a Postura Correta
Pode até parecer mentira, mas a grande maioria dos problemas relacionados a não conseguir fazer a pestana adequadamente está na postura incorreta. Então, nada de segurar o instrumento de forma errada e não ter uma postura corporal adequada, pois irá refletir na forma que você consegue realizar a pestana.
Afinal, ter uma boa postura é fundamental para que você consiga alcançar todas as cordas com o dedo, apertá-las firmemente e tirar um bom som dos acordes com pestanas.
Lembre-se também que melhorar a postura no violão não te trará benefício apenas quando tiver fazendo pestanas, mas sim em todas as outras áreas de aprendizado no violão.
3 – Posicione os Dedos Corretamente
Muitas pessoas tentam fazer os acordes como pestana apertando as cordas com a “barriga” do dedo indicador, mas o indicado é utilizar a parte diagonal do dedo indicador ou qualquer outro dedo que tenha maior facilidade para realizar a pestana, para ter mais firmeza na hora de apertar as cordas.
4 – Posicione o Polegar Corretamente
Apesar de ser o dedo indicador que faz a pestana, o polegar também é muito importante para essa técnica. Ele que dará firmeza para que você consiga exercer a pressão necessária com o indicador, sem precisar exagerar na força.
O grande erro que os iniciantes cometem em relação ao polegar, é deixá-lo muito para cima do braço do violão. Dessa forma você perde firmeza do dedo indicador. Por isso é aconselhável descer o polegar, como mostra a imagem ao lado.
5 – Aperte Somente as Cordas Necessárias
Quando for fazer a pestana, deve ficar atento em apertar somente as cordas necessárias, que fazem parte da formação dos acordes. Alguns acordes com pestana são feitos para serem tocados da sexta corda para baixo, outros da quinta para baixo, até acordes que usam apenas duas cordas do instrumento.
A melhor forma para você treinar é ir acostumando com os acordes que contém pestanas com 2 cordas primeiro, depois que pegar o jeito passe a treinar com 3 cordas, assim por diante, e quando menos esperar vai conseguir fazer acordes com pestanas apertando todas as 6 cordas do violão sem nenhum problema.
6 – Exercício Prático de Pestana
Apenas usando o dedo 1, vá pressionando uma casa por vez, até que o som saia limpo. Depois, execute uma pequena pestana pegando apenas as duas primeiras cordas com a ponta do dedo indicador.
Quando sentir segurança ao executar o exercício acima, faça a pestana apertando 3 cordas. Depois basta dar procedimento com 4 cordas, depois 5 cordas e 6 cordas, tudo com muita calma, o importante é conseguir tirar um som limpo do violão.
Somente depois que conseguir fazer um acorde com pestana limpo você pode adicionar mais uma corda no acorde com pestana.
Depois que estiver dominando todas as 6 cordas apenas usando o dedo 1, vá pressionando uma casa por vez até que o som saia limpo. Treine as pestanas desde a casa 1 até a casa 12 do braço do violão, ou até onde o braço do violão permitir.
Após treinar as pestanas nas casas do braço do violão, toque uma sequência de acordes sem pestana intercalando-os com acordes com pestana.
No início perceberá que vai precisar de um pouco de força para fazer as pestanas e que o som do violão irá parecer que as cordas estão todas frouxas ou desafinadas. Mas, entenda que para quem está começando é totalmente normal. Até que seus dedos consigam resistência e “força” suficiente para apertar as cordas, isso irá acontecer.
A partir daqui então, é treino e resistência, com paciência e calma, para fazer corretamente as pestanas, com um som limpo e agradável. Lembre-se que o objetivo é fazer os movimentos de forma correta e não rápido.