Trocar as cordas do violão é algo que todos que tocam ou estão aprendendo a tocar, terão que fazer um dia e gera muitas dúvidas. Então, para te ajudar, separamos algumas dicas de como trocar as cordas do seu violão. Você verá que não é nada complicado. Confira!
Trocar a corda de um violão é um processo simples, contudo sempre gera muitas dúvidas. Mas, somente perdendo o medo e trocando as cordas do seu violão que você irá desenvolver essa habilidade que todo violonista deve ter.
Existem algumas ferramentas que tornam o processo muito mais rápido e fácil, como um alicate, que ajuda a não correr o risco de machucar os dedos com o fio afiado.
Retirar uma corda de cada vez também facilita bastante para trocar corretamente o encordoamento no violão, pois poderá ver se estão presas a outras cordas, bem como no cavalete e na tarraxa do violão. Se retirar todas de uma vez, irá perder a referência e poderá fazer errado.
Pode até ser óbvio, mas precisará de um encordoamento novo para o seu violão. Certifique-se de comprar cordas para violão na espessura e material correto para o seu instrumento.
COMO TROCAR AS CORDAS DO VIOLÃO
Antes do procedimento de trocar a corda do seu violão, procure um lugar limpo e silencioso. O silêncio é importante para que você consiga afinar o instrumento sem ser incomodado por ruídos. Depois reúna tudo que irá precisar para trocar as cordas: alicate, manivela para a tarraxa, afinador e um novo encordoamento. Deixe tudo organizado.
1º Passo: Solte as Codas da Tarraxa
As tarraxas são as pequenas peças que ficam na mão do violão (de acordo com a imagem ao lado) e servem para enrolar ou soltar as cordas.
Para remover a corda, desenrole-a girando à tarraxa no sentido anti-horário até que esteja solta. Depois de solta, corte-a com um alicate. Puxe a corda solta através do orifício na tarraxa e a retire da cabeça do violão. Solte o nó ou a bolinha colorida da corda perto do cavalete do violão e arraste a corda através do orifício no cavalete para removê-la completamente.
Nunca corte as cordas antes de afrouxá-las! E lembre-se: troque uma corda de cada vez e preste atenção em como as cordas estavam enroladas antes, para que possa enrolar depois da mesma forma e evitar possíveis erros.
2º Passo: Separe as Cordas Novas Que Vai Colocar no seu Violão
Pegue as novas cordas e veja a que é a substituta correta. As cordas costumam vir em pacotes de seis; cada corda é de tamanho diferente e substitui apenas uma de cada corda do violão. Consulte a embalagem para determinar qual corda você precisará.
Dê preferência a encordoamentos que tenham alguma bolinha ou qualquer acessório na ponta que ajude a prender as cordas no cavalete sem que seja necessário dar nós, pois assim você terá menos trabalho.
3º Passo: Prendendo as Cordas no Cavalete do Violão
Depois de selecionar a corda correta, caso o modelo do seu violão tiver pinos, insira a parte com a peça de metal no buraco do cavalete e reinsira o pino. Pegue a extremidade da corda e suba-a através do pino correspondente.
Uma vez que você colocou a corda na direção correta, verifique se há folga suficiente nela, para criar vários enrolamentos em torno do pino antes que a corda seja apertada. Você deve ter folga suficiente para puxar a corda, cerca de seis centímetros de distância, antes de começar a apertar.
Depois de ter a quantidade correta de folga, dobre a corda para que ele faça um ângulo de 90 graus no lado voltado para o centro do pino de ajuste. Fazer isso também ajudará na precisão da afinação.
Caso seu violão não tenha pinos, passe uma extremidade da corda através da abertura no cavalete em direção ao corpo do violão e estique bem a corda. Se a extremidade da corda for lisa, dobre a extremidade curta da corda por cima da longa e enrole a extremidade curta da corda em torno da extremidade longa e em seguida, puxe ambas as extremidades da corda para apertar o nó para baixo do cavalete. O excesso de corda atrás do cavalete pode ser cortado com um alicate de corte.
4º Passo: Enrolando as Cordas na Tarraxa
Esta é a etapa mais simples, porém é onde acontecem mais erros. Você deverá prender as cordas exatamente nas mesmas tarraxas onde soltou cada uma delas, depois deverá enrolar uma por uma de modo bem rente, sempre girando a tarraxa para a direita.
Deixe um pouco de folga para ter um excesso de corda para passar em volta das tarraxas, evitando faltar corda ou elas se soltarem enquanto estiver tocando. Repita o procedimento com todas as cordas.
5º Passo: Acabamento
Pegue o alicate e corte cuidadosamente a corda sobrando nas tarraxas. Corte o fio o mais próximo possível da fixação, mas tenha cuidado para não arranhar o violão com os cortadores. Dobre o fio da corda que restou para baixo (em direção à cabeça do violão) usando os alicates.
6º Passo: Afinar o Violão
Confira com atenção as cordas e afine uma por uma de acordo com uma referência inicial. Caso tenha alguma dificuldade em conseguir afinar o instrumento, basta utilizar os afinadores eletrônicos ou caso não possua um, afinadores online através de aplicativos também pode te auxiliar a afinar o seu instrumento.
Depois é só começar a tocar!
Viram como é simples trocar as cordas do seu violão? Agora que tem as dicas em mãos, passo a passo, pegue seu violão e coloque cordas novas. Tenha cuidado para não danificar as partes do seu violão e também não se machucar.
Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.