7 DICAS SOBRE VIOLÃO ELÉTRICO

Quer comprar um violão elétrico? Separamos algumas dicas para você ficar por dentro e saber mais sobre o instrumento, como ele funciona, se vale a pena ou não comprar um violão elétrico, qual as vantagens e quais as melhores marcas. Então, não deixe de conferir e entenda mais sobre violão elétrico. Confira!

Os violões elétricos são mais usados por pessoas que têm o costume de fazer apresentações, pois pode ligá-lo em um caixa amplificadora fazendo com que a altura do som que soar no violão fique mais alta, alcançando uma longa distância para quem está escutando.

 

 

7 DICAS SOBRE VIOLÃO ELÉTRICO

 

1º O QUE É UM VIOLÃO ELÉTRICO? 

VIOLÃO ELÉTRICOO nome correto para esse instrumento seria violão eletroacústico, pois o violão não é apenas elétrico. Trata-se de um violão com captadores (microfones) internos que captam o som dentro da boca do violão fazendo com que o som fique amplificado através de caixas, cubos e outros equipamentos próprios para este uso.

Existem também alguns violões que não possuem a boca no meio do corpo, são conhecidos como violões sem acústica, mas geralmente as pessoas dão preferência ao violão elétrico.

 

2º UM INICIANTE PODE TER UM VIOLÃO ELÉTRICO? 

VIOLÃO ELÉTRICONão há problema algum um iniciante possuir esse tipo de violão, mas é preciso entender que, caso ainda não toque muito bem e esteja aprendendo seus primeiros ritmos e batidas agora, as pessoas não vão querer ouvir o som do seu violão amplificado.

Mas nada impede de você ter um, a tendência é progredir ao longo do aprendizado a ponto de conseguir fazer apresentações, então se tiver um logo no início você já irá estar acostumado com o instrumento e saber como ele funciona, daí e só desfrutar dos recursos do violão elétrico.

 

3º QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIO PARA USAR UM? 

VIOLÃO ELÉTRICONão são necessários muitos equipamentos para usar um violão eletroacústico, você irá precisar de um cabo que ligue diretamente na sua caixa amplificadora e pronto, você já pode desfrutar do som do seu violão amplificado.

Ou seja, você vai precisar obviamente do violão elétrico, um cabo e uma caixa amplificadora.

 

4º QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM? 

VIOLÃO ELÉTRICOQuando você possui um violão elétrico, terá várias vantagens, pois ele já é um instrumento que se usa para fazer as apresentações, show, etc. Assim, você irá conseguir tocar em qualquer lugar com uma ótima qualidade de som.

Para ligá-lo a uma caixa amplificadora é bom que você também entenda como configurar a caixa, para que não exagere no barulho e acabe excedendo a altura do som que irá transmitir a sua plateia, e sem querer acabar incomodando o pessoal ao invés de fazerem eles curtirem seu som.

 

 

5º QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS? 

VIOLÃO ELÉTRICOAs vantagens de ter um violão elétrico é pode controlar a altura do som que deseja que saia na caixa amplificadora, possibilidade de se apresentar em público amplificando o som e também ter a possibilidade de poder usar afinadores a bateria em lugares muito barulhentos, onde você não conseguiria afinar apenas de ouvido.

Já os pontos negativos são poucos, como por exemplo, o preço que acaba sendo mais caro do que um violão acústico devido as suas qualidades e recursos.

 

 

6º QUAIS AS MELHORES MARCAS? 

VIOLÃO ELÉTRICOFalar sobre as melhores marcas é uma coisa que pode variar de acordo com o gosto do músico, então para te da uma referência um pouco melhor elegemos duas marcas: “Tagima ou Di Giórgio”.

Essas marcas têm um bom custo/benefício e são bastante utilizados por músicos que se apresentam em bandas ou fazem algum outro tipo de trabalho.

Já se suas condições forem melhores e valores não for problema, você pode adquirir violões elétricos das marcas: “Taylor, Gibson, Takamine, dentre várias outras.

 

 

7º POSSO COMPRAR UM VIOLÃO ELÉTRICO USADO?

VIOLÃO ELÉTRICOSe por um acaso estiver achando o valor alto demais, pode ser que você encontre um violão usado em boas condições, porém deve prestar bastante atenção nos detalhes do violão elétrico.

Fique atento e confira o acabamento do violão, deslize os dedos sobre a pintura para saber se tem alguma alteração ou imperfeição, observe-o contra a luz para ver se encontra algum outro tipo de detalhe oculto. Verifique também se há alguma rachadura no instrumento, se todas as partes estão coladas perfeitamente e se as tarrachas estão bem parafusadas.

E o principal, teste suas partes elétricas para saber se tudo o que ele te fornece está funcionando perfeitamente, sem chiados ou maus contatos.  Não deixe de observar se tem algum componente oxidado, pois pode atrapalhar no funcionamento do violão futuramente.

É muito importante que você preste bastante atenção nesses detalhes quando for adquirir um violão elétrico usado, para que você tenha certeza se realmente deseja fechar negocio sem correr o risco de ser passado para trás ou se arrepender.

E essas foram as dicas de hoje! Compartilhe com seus amigos, deixe suas dúvidas, dicas e sugestões. Não se esqueça que seu feedback é muito importante para nós.

Curta a nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog, que é feito pensando em você aluno.

Muito obrigado e bons estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *