Hoje existem as mais variadas marcas de encordoamento no mercado. E a dúvida que muitos violeiros têm é de qual usar?! Por isso, hoje vamos falar sobre as marcas das cordas, que é outro elemento que faz com que a corda de violão tenha o som que você ouve, para te ajudar a escolher um encordoamento de qualidade para o seu violão. Confira!
Há quem goste ou desgoste de cada marca, mas isso fica a critério de cada um. O melhor é sempre testar. Sempre opte pelo bom senso ao escolher. Selecione um encordoamento pela qualidade e nunca somente pela marca. Quando acertar o encordoamento de seu gosto e o mais adequado para o seu estilo e instrumento, é preferível utilizar sempre a mesma marca e tensão, evitando futuras dores de cabeça com o seu violão.
ALGUMAS MARCAS DE ENCORDOAMENTO PARA VIOLÃO
D`addario: Possui encordoamentos profissionais que estão entre os melhores do mundo e também linhas mais acessíveis e de alta qualidade. A marca foi especialmente desenvolvida para atender as necessidades dos violeiros, com boa maciez, afinação, durabilidade e brilho.
Elixir: Possui encordoamentos que proporcionam maior conforto, brilho natural e um timbre de alta qualidade. Têm uma boa vida útil mesmo com ou sem revestimento. Proporcionam desempenho consistente, toque mais natural e menos ruídos indesejáveis.
Giannini: Essa é uma marca tradicional e reconhecida pelo equilíbrio de tensão e resistência a corrosão. Possui um som mais encorpado e com um brilho na medida, com ótima sustentação do som da nota e boa durabilidade.
Ernie Ball: As cordas Ernie Ball são feitas seguindo ótimos padrões de qualidade e especificações exatas para assegurar consistência, excelente desempenho e durabilidade.
Dunlop: Possui encordoamentos que não quebram fácil e com maior durabilidade. Permitem um dedilhado único, um timbre brilhante, rico e uma experiência acústica dinâmica e expressiva. Os acordes soam bem, com uma grande clareza, os graves preenchem cada frequência e os harmônicos são únicos.
Roxinol: É uma marca muito usada e de fácil acesso. Os encordoamentos são produzidos com a tradicional e consolidada qualidade Rouxinol, que combinam timbre de alta qualidade, brilho e um som limpo.
Martin: A marca foi projetada ser resistente ao tempo, oferecer qualidade e tom consistentes. É ótima para tocar diariamente e adequada para todos os níveis de habilidade.
Nig: Os encordoamentos NIG são conhecidos pela sua qualidade. Produzem um som penetrante, equilibrado e com um timbre insuperável. Além de garantir maior durabilidade, atendendo assim os requisitos dos mais conhecidos padrões de afinação.
SG Sound Generation: É uma marca muito usada. As cordas passaram por uma reformulação técnica, desde o comprimento ideal até o diâmetro final, reavaliação das tensões e revestimentos, melhoria das matérias-primas, novas embalagens e novos invólucros, posicionando-as ao nível das grandes marcas internacionais, como uma das melhores marcas de encordoamentos musicais e com ótimo custo benefício. Possui bom brilho, boa pegada, sustentação do som da nota, afinação e durabilidade.
São Gonçalo: Também é uma marca muito usada. Fornecida pela mesma empresa da SG, as cordas São Gonçalo também passaram pelas mesmas reformulações técnicas das cordas SG. Possui bom timbre, boa flexibilidade, afinação, durabilidade e um bom custo beneficio.
Cada marca possuem várias linhas com diferentes propriedades. Escolha a que melhor se adéqua e te agrada!
DICAS
Cordas avulsas são práticas para emergências, mas são em geral bem menos duráveis, sendo recomendável que troque o conjunto pelo original o quanto antes.
A durabilidade das cordas vai depender muito da marca usada. Existem cordas que oxidam em menos tempo, mantendo um som brilhante em até seis meses, que é o prazo recomendado para a troca do encordoamento. Porém, uma boa forma de aumentar o tempo útil das cordas é utilizando os limpadores de cordas.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!