Você que está querendo começar a aprender tocar violão, mas não sabe qual deve comprar no primeiro momento, então não deixe de ler este artigo e tire todas as suas dúvidas. Confira!
Existem diversos tipos de violão no mercado hoje em dia, portanto, muitas opções para adquirir o melhor violão e começar seu aprendizado.
Mas, antes de comprar um violão é preciso ter certeza de que realmente está disposto a aprender o instrumento, pois para aprender a tocá-lo requer muitas praticas e treinamentos constantes.
RESPEITE SEU ORÇAMENTO
Muitas pessoas que estão começando a aprender tocar violão, já querem comprar um violão profissional, de última geração e ter o melhor logo de cara. E muitas vezes esquece que para escolher um bom violão iniciante não é preciso gastar mais do que se pode. É possível encontrar bons violões para começar a aprender, com preços mais baixos.
Desse modo, não é preciso comprar o melhor violão inicialmente, principalmente, porque você estará começando a aprender a tocar violão, não conhece o instrumento e terá que afinar, regular, entre outras coisas que, devido a falta de prática, podem acabar danificando o instrumento. Mas não se preocupe, faz parte do processo de aprendizagem.
Por outro lado, também não é preciso comprar um instrumento de péssima qualidade, pois pode atrapalhar o seu desenvolvimento e fazer com que você ache que não leva jeito para a coisa.
Portanto, respeite seu orçamento e vejas as dicas abaixo para comprar um bom violão e começar a aprender a tocar!
MADEIRA LAMINADA OU SÓLIDA?
O tipo de madeira determina muito sua sonoridade que influencia no valor do violão.
Por exemplo, um violão com acabamento laminado não tem uma vibração tão boa, ou seja, o som desse violão não será muito alto. Logo, violões com madeiras laminadas são mais baratos que os que possuem madeira sólida.
Sendo assim, muitos violões são fabricados com corpo em aglomerados ou compensados para redução de custo no valor do violão. Contudo, as melhores madeiras são geralmente: Mogno, Jacarandá da Bahia, Jacarandá Indiano, Maple, Sitka Spruce (Espruce), Engleman Spruce, Cedro Vermelho, Macassar Ebony, Acácia Negra, Padauk, Pau-Ferro e Lancewood.
CONHEÇA AS MARCAS DE VIOLÃO
Como falado acima, existem diversas marcas de violão no mercado, vamos destacar algumas aqui que você pode considerá-los como opção para sua compra.
A fabricação de seus violões possuem uma boa seleção de madeira e artesanato, e conhecimento tecnológico sobre madeiras. Possuem acabamento, timbre e conforto característicos, sendo reconhecidos mundialmente pela sua qualidade.
A marca é conhecida por ser uma das melhores marcas de violão para iniciantes, principalmente a série V que é bastante popular. Seus violões possuem uma boa seleção de madeiras, utilizando o Mogno para o braço, laterais e fundo e Jacarandá na ponte e escala do violão.
Por mais de meio século, a Takamine dedica-se a arte de fabricar violões, comprometida com o avanço e inovação dos mesmos. É reconhecida como uma das principais fabricantes de violão no cenário internacional e possui uma linha de instrumentos de excelente qualidade e preços razoáveis.
Martin é uma marca de respeito, sendo conhecidos pelo alto padrão de qualidade de seus violões e tida para muitos críticos e músicos como a melhor marca de violão em geral. Os violões Martin são conhecidos principalmente por terem um corpo mais alargado e pelos violões estilo Dreadnought Cutaway.
Seus violões são famosos por misturar um uso inovador da tecnologia moderna com a atenção de um mestre artesão, sendo considerado o melhor som e de mais fácil desempenhar no mundo. Os violões Taylor são, provavelmente, os mais caros na média.
Os violões Seagull possuem tampo sólido permitindo um som mais rico, alcance mais dinâmico e seu som fica melhor à medida que o tempo passa. O braço dos violões são de mogno de Hunduras ou de Silverleaf maple que produz uma sensação mais suave que o mogno.
Violões Epiphone utilizam madeiras como o Jacarandá, que é usado na escala do violão junto com uma boa equipe técnica por trás da fabricação, proporcionando uma sensação agradável e confortável ao tocar.
Possuem um tampo maciço, com alguns modelos possuem tampo laminado, e com um conjunto de equipamentos de boa qualidade. São ótimos para quem procura custo-benefício, com preços que não são tão caros por um produto de boa qualidade.
Feitos com primazia e seguindo os padrões de qualidade centenários, seus violões são conhecidos pela sua resistência, que duram para a vida toda. Os modelos fabricados nos anos 60 e 70 são os mais bem cotados, porém seus preços são muito caros.
Caso tenha alguma dúvida, é interessante considerar essas marcas para iniciar.
TIPO DE CORDA
Cordas de Aço: As cordas podem ser de aço envelhecido ou comum inox. São mais utilizadas em ritmos de rock, blues e sertanejo. Por serem mais duras e rígidas tendem a machucar mais os dedos inicialmente, porém com o tempo os dedos vão calejar e as dores somem.
Cordas de Nylon: Apresenta em suas cordas uma aparência de que a corda é de plástico; podem ser de nylon na cor branca (transparente) ou preta. São mais utilizadas em ritmos como samba, MPB e música erudita. Por serem mais flexíveis machucam menos os dedos, permitindo maior facilidade para apertá-las e fazer dedilhados, entretanto o volume de som e menor do que o violão com cordas de aço.
Violões Elétricos
Se o instrumento for elétrico você deve ligar a um amplificador e testar cada botão para verificar se o funcionamento corresponde ao seu gosto.
TAMANHO DO VIOLÃO
O violão ideal é aquele que quando você coloca em seu colo, é como se você tivesse “vestido” o instrumento, onde você pode perceber que alcança cada canto do instrumento sem nenhum tipo de esforça desnecessária.
Se o aluno for uma criança pequena deve-se adquirir um VIOLÃO PEQUENO.
Se o aluno for uma pessoa muito grande deve-se adquirir um VIOLÃO GRANDE.