Você já ouviu falar a respeito de campo harmônico? Caso ainda não, saiba que o campo harmônico é fundamental para tocar violão de ouvido, entre outras técnicas. Portanto, continue lendo e entenda um pouco mais sobre esse assunto. Confira!
Para quem está começando no violão agora, campo harmônico pode ser um assunto bem avançado, porém, não quer dizer que você não precise saber a respeito dele, afinal quanto mais você aprender sobre violão, tanto em partes técnicas quanto em partes teóricas, melhor será para seu aprendizado.
Portanto, mesmo se você for um iniciante pode ficar tranquilo, pois, iremos explicar de maneira mais simplificada possível, assim, conforme for desenvolvendo no violão, sua mente estará refrescada com o assunto e entenderá ainda melhor.
Então, continue lendo para ficar dentro do assunto e aprender ainda mais a respeito do campo harmônico. Vamos lá!
PORQUE ESTUDAR CAMPO HARMÔNICO?
De uma maneira simples e rápida temos aqui alguns motivos para você estudar o campo harmônico e entender em que ele irá te beneficiar, tal como:
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É um dos assuntos mais importantes (e necessários) da teoria musical.
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Facilita na composição de músicas e arranjos.
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Ajuda você a se localizar na música e compreendê-la.
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É fundamental na identificação da tonalidade.
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Mostra quais acordes podem ser usados e evitados.
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Ajuda quem precisa tirar uma música de ouvido.
E muito mais!
Já dá para perceber que esse assunto é algo muito importante no meio da música, e que quem está disposto a aprender tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento musical, precisará conhecer ao menos um pouco a respeito de campo harmônico.
CAMPO HARMÔNICO E AS CIFRAS
Quando estamos falando de campos harmônicos é bom que estejamos familiarizados com cada nota musical para não as confundir
Para te ajudar, deixei uma tabela abaixo para você conseguir identificar cada nota e seus nomes, e não embaraçar nada. Confira!
C = Dó |
Cm = Dó menor |
C+ = Dó aumentado |
C° = Dó diminuto |
D = Ré maior |
Dm = Ré menor |
D+ = Ré aumentado |
D° = Ré diminuto |
E = Mi maior |
Em = Mi menor |
E+ = Mi aumentado |
E° = Mi diminuto |
F = Fá maior |
Fm = Fá menor |
F+ = Fá aumentado |
F° = Fá diminuto |
G = Sol maior |
Gm = Sol menor |
G+ = Sol aumentado |
G° = Sol diminuto |
A = Lá maior |
Am = Lá menor |
A+ = Lá aumentado |
A° = Lá diminuto |
B = Si maior |
Bm = Si menor |
B+ = Si aumentado |
B° = Si diminuto |
CAMPO HARMÔNICO
Campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: DÓ, RÉ, MI, FÁ SOL, LÁ, SI, DÓ.
AS TRÍADES
Quando falamos das três notas que formam os acordes, estamos falando da “tríade” de cada acorde. Esse nome existe para representar as notas básicas que formam um acorde específico.
Na maior parte das vezes, essas notas são o 1º o 3º e o 5º graus, formando assim os acordes naturais. Nesse caso, podemos ter uma tríade menor ou uma tríade maior.
Porém, podemos ter outras tríades também, formando acordes mais complexos, como por exemplo, uma tríade aumentada, uma tríade diminuta ou uma tríade sus4.
Intervalos para um acorde maior, ex.: Dó (C)
Use dois tons da tônica para a terça (C para E)
Use um e meio da terça para a quinta (E para G)
Intervalos para um acorde menor, ex.: Ré menor (Dm)
Use um tom e meio da tônica para a terça ( Ré(D) para Fá (F) )
Use dois tons da terça para quinta (Fá (F) para Lá (A))
Intervalos para um acorde aumentado, ex.: Fá aumentado (F+)
Use dois tons da tônica para a terça (Fá (F)para Lá (A))
Use dois tons da terça para a quinta (Lá para Dó sustenido)
Intervalos para um acorde 1/2(meio) diminuto, ex.: MI 1/2 diminuto (E°)
Use um tom e meio da tônica para a terça (Mi (E) para Sol (G))
Use um tom e meio da terça para quinta (Sol (G) para Si bemol (Bb)
MELODIA
A melodia é feita dentro de um contexto em que existe um centro tonal indicando uma harmonia e uma escala. Os acordes sugeridos pela melodia estão contidos no que se chama campo harmônico.
ACORDES
Cada escala possui seu campo harmônico. Para montar este campo harmônico é necessário conhecermos os intervalos e as notas da escala. Cada acorde é formado por três ou mais notas; o conjunto mais simples é de três notas (tríade), formada por três notas da escala seguindo certa regra.
Tomando como exemplo a escala de dó maior – DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL,LÁ, SI, DÓ – o acorde terá as notas DÓ, MI e SOL. A primeira nota (Dó) dá nome ao acorde, a terceira (Mi) o classifica em maior ou menor – a escala maior forma o acorde maior e a menor o acorde menor (no exemplo dado, – DÓ, MI, SOL – o acorde é Dó maior); e a quinta nota o classifica em diminuto, justo ou aumentado.
GRAUS DAS ESCALAS
Cada uma das notas da escala gera um acorde e o resultado são sete acordes, que, de acordo com os conceitos da harmonia funcional, a primeira nota (tendo ainda como exemplo a escala de dó maior), dó, é o 1º Grau (tônica); ré, o 2º Grau (supertônica); mi, o 3º Grau (mediante); fá, o 4º Grau (subdominante); sol, o 5º Grau (dominante); lá, o 6º Grau (superdominante); e si, o 7º Grau (sensível). A menor distância de uma a outra nota é o semitom.
Dois semitons formam a distância de um tom; três semitons formam a distância de um tom e meio; quatro semitons formam dois tons; etc. A distância entre uma nota e outra é chamada de intervalo, e os intervalos que formam a escala são os de semitom, de tom e de um tom e meio.
AS ESCALAS MAIORES DO CAMPO HARMÔNICO
Assim os intervalos da escala maior (para exemplo em dó as notas são: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI e DÓ) são:
Tom: De dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá, de lá para si;
Semitom: De mi para fá e de si para dó. as notas que terminam com a letra “i” (mi e si) são Semitom.
Quando estudamos campos harmônico estamos conhecendo os acordes em sua raiz, eles são formados com as notas da escala maior em questão.
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre maior. ex: C
2º grau: sempre menor. ex: Dm
3º grau: sempre menor. ex: Em
4º grau: sempre maior. ex: F
5º grau: sempre maior. ex: G
6º grau: sempre menor. ex: Am
7º grau: sempre diminuto. ex: Bº
Já quando acrescentamos o sétimo grau a esses acordes, teremos um campo harmônico maior formado por tétrade, dessa maneira:
1º grau: C7M / 2º grau: Dm7 / 3º grau: Em7 / 4º grau: F7M / 5º grau: G7 / 6º grau: Am7 / 7º grau: Bm7(b5)
No violão podemos adquirir o seguinte meio, exemplificado e prático:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm(b5)
G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m(b5)
D7M Em7 F#m7 G7M A7 Bm7 C#m(b5)
A7M Bm7 C#m7 D7M E7 F#m7 G# m(b5)
E7M F#m7 G#m7 A7M B7 C#m7 D#m(b5)
B7M C#m7 D#m7 E7M F#7 G#m7 A#m(b5)
F7M Gm7 Am Bb7M C7 Dm7 Em(b5)
Regra Básica: Entre 3º e 4º, vai ser um semitom, exemplo E, F ou G#, A Os 2º, 3º e 6º vão ser menores, o quinto grau pode ser com 7 sétima, exemplo B pode usar B7.
A utilização do campo harmônico é muito rica, pois, quando se sabe aplicá-la, podemos tirar qualquer música popular de ouvido.
Os acordes deste campo exercem funções específicas dentro de uma determinada progressão. Estas funções podem transmitir sensações de estabilidade ou instabilidade ou até mesmo sentimentos melancólicos, felizes e sérios. Isto origina o movimento harmônico.
Estas funções são as funções tonais ou harmônicas e são divididas em três funções harmônicas:
Tônica(T): Estável, repouso, conclusão.
Subdominante(S): Meio instável, meio-forte, meia tensão. Não oferece mais instabilidade que a função dominante, porém, oferece mais instabilidade que a função tônica.
Dominante(D): Instável, pede resolução na tônica devido ao trítono.
Tônica(T): I7M e VIm7
Subdominante(S): IV7M e IIm7
Dominante(D): V7, IIIm7 e VIIm7(b5)
AS ESCALAS MENORES DE CAMPO HARMÔNICO
Da escala menor (para exemplo em lá as notas são: LÁ,SI, DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL e LÁ):
Um Tom: De lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de fá para sol, de sol para lá.
Um Semitom: De si para dó, de mi para fá.
Da escala menor harmônica (é a escala menor com o sétimo grau um semitom acima – para exemplo em lá as notas são: LÁ, SI, DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL# e LÁ):
Tom: De lá para si, de dó para ré, de ré para mi.
Semitom: De si para dó, de mi para fá, de sol# para lá.
Um tom e meio: De fá para sol#.
Da escala menor melódica (é a escala menor com o sexto e o sétimo graus um semitom acima quando a escala é tocada de forma ascendente – para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol# e lá) mas quando a escala é tocada de forma descendente as notas voltam aos intervalos naturais:
Tom: De lá para si, de dó para ré, de ré para mi, de mi para fá#, de fá# para sol#.
Semitom: De si para dó, de sol# para lá.
Este é o campo harmônico da escala menor natural (relativa) de dó. O campo harmônico menor sempre seguirá a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre diminuto. ex: Bm(b5)
3º grau: sempre maior. ex: C
4º grau: sempre menor. ex: Dm
5º grau: sempre menor. ex: Em
6º grau: sempre maior. ex: F
7º grau: sempre maior. ex: G
A escala menor natural é desprovida de área dominante. Seu acorde dominante é um acorde menor (Vm7).
Tônica(T): Im7 e III7M
Subdominante(S): IVm7, VI7M
Dominante: IIm(b5), Vm7 e VII7