Quer aperfeiçoar no violão, mas não saber ler partituras? Gostaria de saber? No post de hoje iremos mostrar como ler e explicar um pouco mais sobre as partituras de violão. Portanto, não deixe de conferir, pois está muito interessante. Não Perca!
Para aprender a falar uma língua não precisamos saber ler e escrever. O ser humano quando criança aprende sua língua materna pela audição e pela visão, num processo de escutar palavras e associá-las a objetos, pessoas, etc.
Estudamos nossa língua na escola para nos enquadramos a um padrão formal de uso dessa língua, que nos possibilita ter acesso a um maior número de informações através da leitura, aumentando nosso conhecimento.
Da mesma maneira acontece com a música, em que o principal meio de se aprendê-la é através da audição. Contudo, a busca por um aperfeiçoamento no conhecimento musical e a intenção de se profissionalizar na área, fará com que, em algum momento, você se depare com várias situações em que o conhecimento teórico seja indispensável.
Dessa forma, o estudo formal da teoria musical, inclusive saber ler partitura, te dará a capacidade de entender um número maior de informações através da leitura musical. Além do mais, toda formação acadêmica exige esse conhecimento, desde a formação básica até a de nível superior.
PARTES IMPORTANTES DAS PARTITURAS
Antes mesmo de saber ler uma partitura é preciso entender o que significa cada uma de suas partes. Portanto veja parte por parte de uma partitura para você conseguir entender melhor como ela é:
-
Pentagrama, as cinco linhas onde se escrevem as notas musicais.
-
As notas são escritas no pentagrama que podem variar de altura (nas linhas ou espaços mais altos ou baixos) e serem escritas de maneira variada (com ou sem preenchimento, com ou sem hastes e etc…) também determinam o tempo de duração de cada nota.
-
Clave de sol, símbolo que determina a tessitura ou o registro em que estão as notas contidas na partitura. (Lembrando que no caso do violão a clave de sol está 1 oitava abaixo).
-
Fórmula do tempo que indica de que maneira você irá contar cada compasso da partitura.
-
As barras nas extremidades da pauta são chamadas de “barras de compasso”. O compasso serve para dividir a música em partes.
ENTENDENDO A PAUTA OU PENTAGRAMA
Se você lê tablatura, sabe que cada uma das linhas representa uma corda. Assim, uma tablatura para violão comum possui 6 linhas. Mas, no caso da partitura, é diferente. As linhas não representam as cordas, por isso a partitura tem a característica de ser universal.
O conjunto destas 5 linhas e dos espaços entre elas, chamado de pauta ou pentagrama, é onde são escritas as figuras musicais e outros sinais apresentados por símbolos. As linhas bem como os espaços são contadas de baixo (base do pentagrama) para cima (topo do pentagrama), sendo numerados para fins de referência. Veja:
Cada linha e cada espaço são usados para representar uma nota musical diferente. Na figura abaixo, você pode ver as linhas, os espaços e as respectivas notas:
No entanto, as vezes não é possível escrever todas as notas nestas linhas e espaços, havendo a necessidade de utilizar linhas e espaços suplementares (inferiores e superiores).
Quanto mais para cima na pauta a nota for colocada, mais aguda ela será. Quanto mais para baixo, mais grave.
INDICAÇÃO DA CORDA A SER TOCADA NA PARTITURA
No violão, é possível ter a mesma nota soando em cordas diferentes. Quando por exemplo, se afina o violão, é comum comparar o som da quinta corda solta (Lá) com o som da sexta corda pressionada na quinta casa que também é Lá. Assim, em uma peça, por exemplo, o arranjador já verificou qual a posição mais confortável para executar determinada nota e coloca esta informação na partitura.
Portanto, às vezes, a corda a ser tocada pode ser indicada entre parênteses: (1) primeira corda ou corda mi, (2) segunda corda ou corda si, (3) terceira corda ou corda sol, (4) quarta corda ou corda ré, (5) quinta corda ou corda lá e (6) sexta corda ou corda mi e ainda pode indicar a corda solta quando dentro do parêntesis vier o número zero (0). Ao invés do parêntese pode-se também utilizar uma circunferência.
A pestana é representada por uma letra maiúscula seguida de um ponto e a casa onde será executada e um traço indicando até onde ela se aplica. Há partituras que utilizam a letra C e outras a letra B. No entanto, há casos onde é necessário usar uma meia pestana, sendo, portanto, indicada pela letra maiúscula cortada (¢.3 indica uma meia pestana na casa 3).
CLAVE DE SOL
As claves musicais servem para você saber qual a nota de cada linha ou espaço. Dependendo da clave, a localização das notas será diferente.
A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol. Ela recebeu esse nome, pois informa que a nota que estiver sobre a segunda linha se chamará Sol. Note como o próprio desenho da clave começa na 2º linha (indicação em vermelho na figura abaixo). Sabendo disso, agora que você já sabe onde está o Sol, poderá registrar todas as outras notas seguindo a lógica: sol, lá, si, dó, ré, mi, fá…da esquerda para a direita:
COMPASSO MUSICAL
Compasso musical é a divisão da música em intervalos de tempo iguais, com o objetivo de organizar a estrutura e facilitar a orientação para o leitor. Esse intervalo de tempo é representado por barras verticais, como no exemplo abaixo (destacado em laranja):
Nesse exemplo, a organização utilizada separa grupos de 4 semínimas. Isso significa que dentro de cada compasso cabem 4 semínimas. Esse é o intervalo de tempo definido para cada compasso, sendo que poderiam existir outras figuras no meio, observe: