COMO LER PARTITURAS

Quer aperfeiçoar no violão, mas não saber ler partituras? Gostaria de saber? No post de hoje iremos mostrar como ler e explicar um pouco mais sobre as partituras de violão. Portanto, não deixe de conferir, pois está muito interessante. Não Perca!

Para aprender a falar uma língua não precisamos saber ler e escrever. O ser humano quando criança aprende sua língua materna pela audição e pela visão, num processo de escutar palavras e associá-las a objetos, pessoas, etc.

Estudamos nossa língua na escola para nos enquadramos a um padrão formal de uso dessa língua, que nos possibilita ter acesso a um maior número de informações através da leitura, aumentando nosso conhecimento.

Da mesma maneira acontece com a música, em que o principal meio de se aprendê-la é através da audição. Contudo, a busca por um aperfeiçoamento no conhecimento musical e a intenção de se profissionalizar na área, fará com que, em algum momento, você se depare com várias situações em que o conhecimento teórico seja indispensável.

Dessa forma, o estudo formal da teoria musical, inclusive saber ler partitura, te dará a capacidade de entender um número maior de informações através da leitura musical. Além do mais, toda formação acadêmica exige esse conhecimento, desde a formação básica até a de nível superior.

 

PARTES IMPORTANTES DAS PARTITURAS

 

Antes mesmo de saber ler uma partitura é preciso entender o que significa cada uma de suas partes. Portanto veja parte por parte de uma partitura para você conseguir entender melhor como ela é:

  1. Pentagrama, as cinco linhas onde se escrevem as notas musicais.como ler partitura

  2. As notas são escritas no pentagrama que podem variar de altura (nas linhas ou espaços mais altos ou baixos) e serem escritas de maneira variada (com ou sem preenchimento, com ou sem hastes e etc…) também determinam o tempo de duração de cada nota.

como ler partitura

  1. Clave de sol, símbolo que determina a tessitura ou o registro em que estão as notas contidas na partitura. (Lembrando que no caso do violão a clave de sol está 1 oitava abaixo).

como ler partitura

  1. Fórmula do tempo que indica de que maneira você irá contar cada compasso da partitura.

como ler partitura

  1. As barras nas extremidades da pauta são chamadas de “barras de compasso”. O compasso serve para dividir a música em partes.

como ler partitura

 

ENTENDENDO A PAUTA OU PENTAGRAMA

 

Se você lê tablatura, sabe que cada uma das linhas representa uma corda. Assim, uma tablatura para violão comum possui 6 linhas. Mas, no caso da partitura, é diferente. As linhas não representam as cordas, por isso a partitura tem a característica de ser universal.

O conjunto destas 5 linhas e dos espaços entre elas, chamado de pauta ou pentagrama, é onde são escritas as figuras musicais e outros sinais apresentados por símbolos. As linhas bem como os espaços são contadas de baixo (base do pentagrama) para cima (topo do pentagrama), sendo numerados para fins de referência.  Veja:

 

como ler partitura

 

Cada linha e cada espaço são usados para representar uma nota musical diferente. Na figura abaixo, você pode ver as linhas, os espaços e as respectivas notas:

como ler partitura

 

No entanto, as vezes não é possível escrever todas as notas nestas linhas e espaços, havendo a necessidade de utilizar linhas e espaços suplementares (inferiores e superiores).

 

como ler partitura

 

Quanto mais para cima na pauta a nota for colocada, mais aguda ela será. Quanto mais para baixo, mais grave.

como ler partitura

 

INDICAÇÃO DA CORDA A SER TOCADA NA PARTITURA

 

como ler partituraNo violão, é possível ter a mesma nota soando em cordas diferentes. Quando por exemplo, se afina o violão, é comum comparar o som da quinta corda solta (Lá) com o som da sexta corda pressionada na quinta casa que também é Lá. Assim, em uma peça, por exemplo, o arranjador já verificou qual a posição mais confortável para executar determinada nota e coloca esta informação na partitura.

Portanto, às vezes, a corda a ser tocada pode ser indicada entre parênteses: (1) primeira corda ou corda mi, (2) segunda corda ou corda si, (3) terceira corda ou corda sol, (4) quarta corda ou corda ré, (5) quinta corda ou corda lá e (6) sexta corda ou corda mi e ainda pode indicar a corda solta quando dentro do parêntesis vier o número zero (0). Ao invés do parêntese pode-se também utilizar uma circunferência.

A pestana é representada por uma letra maiúscula seguida de um ponto e a casa onde será executada e um traço indicando até onde ela se aplica. Há partituras que utilizam a letra C e outras a letra B. No entanto, há casos onde é necessário usar uma meia pestana, sendo, portanto, indicada pela letra maiúscula cortada (¢.3 indica uma meia pestana na casa 3).

 

CLAVE DE SOL

 

As claves musicais servem para você saber qual a nota de cada linha ou espaço. Dependendo da clave, a localização das notas será diferente.

A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol. Ela recebeu esse nome, pois informa que a nota que estiver sobre a segunda linha se chamará Sol. Note como o próprio desenho da clave começa na 2º linha (indicação em vermelho na figura abaixo). Sabendo disso, agora que você já sabe onde está o Sol, poderá registrar todas as outras notas seguindo a lógica: sol, lá, si, dó, ré, mi, fá…da esquerda para a direita:

 

como ler partitura

 

COMPASSO MUSICAL

 

Compasso musical é a divisão da música em intervalos de tempo iguais, com o objetivo de organizar a estrutura e facilitar a orientação para o leitor. Esse intervalo de tempo é representado por barras verticais, como no exemplo abaixo (destacado em laranja):

 

como ler partitura

 

Nesse exemplo, a organização utilizada separa grupos de 4 semínimas. Isso significa que dentro de cada compasso cabem 4 semínimas. Esse é o intervalo de tempo definido para cada compasso, sendo que poderiam existir outras figuras no meio, observe:

 

como ler partitura

 

Nesse exemplo, há várias figuras (semínimas, colcheias, semicolcheias e fusas), mas todas elas juntas ocupam o tempo de 4 semínimas, portanto, ficam dentro do mesmo compasso. O mesmo ocorre para os compassos 1 e 3, que apresentam outras figuras que equivalem ao tempo de 4 semínimas.

Afirmar “cabem 4 semínimas em um compasso” não significa dizer que em um compasso só pode haver figuras de semínima. Essa referência apenas nos diz o tempo que um compasso envolve, independentemente das figuras que estão ali. 

Repare que existem informações na partitura que correspondem a parte rítmica da música e ao tempo que esse ritmo se encaixa. A princípio, devemos entender somente o suficiente para conseguir a execução correta da partitura em relação ao tempo e ritmo.

Vimos que as partituras registram ideias harmônicas, rítmicas e melódicas. Portanto, para aprender a ler partitura, também será preciso decorar a maneira como cada nota é representada no papel. Ao final, você dominará uma nova linguagem!

Entendendo os princípios básicos, você estará pronto para começar a praticar exercícios simples e progredir na leitura musical de acordo com sua dedicação à prática desse estudo.

Essas foram algumas explicações básicas para você começar a entender como funciona as partituras no meio da música. E, se você tem vontade de ser um músico profissional, não ignore as partituras, pois elas são essenciais na carreira de um músico.

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *