Já reparou que a viola caipira e o violão são instrumentos muitos parecidos? Quem não conhece, chega a dizer que os dois instrumentos são a mesma coisa, porém não é bem assim. Confira agora a diferença entre violão e a viola caipira. Vamos lá!
Um leigo pode não enxergar diferença alguma entre a viola caipira e o violão, por possuírem muitas características semelhantes. Por causa disso, muitos acreditam que tocar viola caipira é a mesma coisa que tocar violão, mas há diferenças significativas entre os dois instrumentos.
Então, se você é apreciador de um bom som de violão, de viola caipira e tem vontade de aprender a tocar, veja abaixo as principais diferenças entre os dois instrumentos e escolha aquele que quer aprender a tocar primeiro!
A DIFERENÇA ENTRE VIOLÃO E VIOLA CAIPIRA
Violão
As cordas do violão são dispostas em 6 cordas, contadas de baixo para cima e sua nomenclatura é uma referência das notas musicais produzidas pelas cordas quando tocadas soltas, ou seja, quando não são pressionadas em qualquer casa.
A 1ª corda é a corda mais fina do violão e produz a nota Mi. Às vezes, essa corda é chamada como a alta mi, pois produz a nota mais alta, ou então por mizinha.
A 2ª corda produz uma nota Si. A 3ª corda produz uma nota Sol. A 4ª corda produz a nota Ré. A 5ª corda produz a nota Lá.
E a 6ª corda produz a nota Mi. Esta é também a corda mais espessa do violão e as vezes é referida como a baixa mi, pois produz a nota mais baixa, ou mizona.
Viola Caipira
A viola caipira, também chamada de viola sertaneja, viola de arame, viola de dez cordas, surgiu no sertão do Brasil e tem quase o mesmo formato, disposição das cordas e acústica de um violão, porém é um pouco menor, por isso acaba sendo confundida com ele.
As cordas da viola são divididas em cinco pares, contadas de baixo para cima. A nomenclatura das cordas se altera conforme a afinação, a qual pode ser de diversos tipos sendo utilizada de acordo com a preferência do violeiro. As afinações mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural.
Os dois pares de cordas mais agudos da viola caipira são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.
Para exemplificar, utilizaremos aqui a nomenclatura de cordas da afinação mais popular da viola caipira, a afinação “Cebolão em Mi”.
A 1ª corda afinada em Mi (E) é chamada “Prima”, justamente por ser a primeira corda do conjunto, a corda mais fina da viola. A 2ª corda também afinada em Mi, é chamada de “Contra-Prima”.
A 3ª e 4ª cordas são chamadas de “Requinta”, ambas afinadas em Si (B). Este nome faz referência ao instrumento de sopro requinta, um clarinete menor de som mais agudo e estridente, além de nomear um tipo menor de viola, chamado de viola requinta.
A 5ª e 6ª cordas são chamadas de “Turina”, afinadas em Sol Sustenido Grave (G#) e Sol Sutenido Agudo (G#). O nome Turina faz alusão ao instrumento indiano turi, um clarim tocado em funerais de cremação na Índia e que produz diversos timbres melódicos. Este par de cordas é conhecido por sua sonoridade chorosa, propícia para melodias sensíveis.
A 7ª e 8ª cordas são afinadas em Mi Grave e Mi Agudo (E) respectivamente, e são chamadas de “Toeira”. Esta nomenclatura é referente ao som grave produzido por este par de cordas e se origina do verbo toar = produzir um som forte.
A 9ª corda é afinada em Si Grave (B), e a 10ª corda em Si Agudo, sendo conhecidas como “Canotilho”. A palavra canotilho se origina da palavra italiana “canatiglia”, do latim “canetille”. Uma tradução próxima seria “o fio de metal mais leve”.
Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é o ponteio da viola que utiliza muito as cordas soltas, resultando em um som forte e sem distorções, bem afinada.
Atualmente, a viola caipira está se tornando popular e ganhando fama de instrumento representativo da música brasileira no exterior. Com isso, tem aumentado significativamente o número de pessoas interessadas em aprender esse instrumento tão bonito.
Resumindo, as diferenças básicas entre a viola caipira e o violão são:
-
A viola é menor que o violão e por isso tem um timbre agudo, quase metálico.
-
A viola caipira possui cinco pares de cordas, enquanto o violão tradicional possui seis cordas.
-
Em um violão as cordas são tocadas individualmente e na viola são tocadas aos pares.
-
A afinação da viola pode ser feita de diversas maneiras, formando acordes abertos, por exemplo um Sol menor ou um Ré maior.
-
O timbre da viola caipira é mais forte que o do violão.