O mundo está em quarentena e com o passar dos dias começamos a fica entediados, cansados de fazer as mesmas coisas, não poder sair de casa e não estar com nossos familiares e amigos. Mas, você pode aproveitar esse tempo para aprender a tocar violão! Vai trazer vários benefícios para a sua vida e saúde mental, além de relaxar. E quando a quarentena acabar vai poder tocar na reunião ou churrasco com a família e amigos. Confira!
O novo coronavírus SARS-CoV2 ou COVID-19 vem de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa, que causam infecções respiratórias graves. Por conta dessa nova doença e do seu contágio extremamente rápido, estamos vivemos momentos de tensão e isolamento social.
O isolamento social ou domiciliar, indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é necessário para retardar e evitar a disseminação do vírus, mas com o passar do tempo começamos a sentir a solidão, o tédio e o estresse de estar confinado, aumentando a agressividade e o medo, ou seja, começa a afetar nossa saúde mental e o nosso bem-estar físico.
Estamos vivendo juntos essa pandemia. Estamos vivendo juntos esse isolamento social. E para aliviar a mente, separamos um curso de violão 100% gratuito para ajudar a passar e superar esse momento que enfrentamos.
OS BENEFÍCIOS DE TOCAR VIOLÃO
1 – Elimina o Estresse
Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos) e a Escola de Medicina e de Biossistemas Aplicados, foi provado que o estresse é reduzido de maneira significativa quando nós tocamos algum instrumento como o violão, por exemplo.
Nos dias mais estressantes, o violão pode ser uma verdadeira aliada para te relaxar e deixar muito calmo. Com certeza você sentirá um grande relaxamento quando estiver dedilhando as cordas desse instrumento tão maravilhoso.
Além disso, as vibrações musicais impactam diretamente no nosso sistema imunológico em resposta à pressão sanguínea, o que nos ajuda a lutar contra vírus e outros perigos ao nosso corpo.
O violão é bom para a saúde! São os cientistas quem afirmam!
2 – Ensina a Ser Perseverante
Aprender a tocar um instrumento musical requer esforço e tempo, o que definitivamente irá lhe ensinar a ter paciência e perseverança.
3 – Aumenta sua Autoconfiança
O violão é uma excelente válvula de escape, pois tocar e criar sua própria música te permite expressar plenamente, mostrar aos outros quem você é, as emoções que você sente, veicular uma mensagem ou suas ideias.
Logo, ao se expressar plenamente e sem nenhuma censura com seu violão, você irá liberar um grande peso emocional, o que vai te fazer ganhar confiança em si mesmo.
4 – Melhora a Coordenação Motora
Tocar um instrumento musical exige total coordenação entre mãos, olhos e ouvidos, além de induzir o indivíduo a ter uma boa postura corporal.
Por consequência, o músico tende a desenvolver habilidades que melhoram a coordenação motora e ao tocar com uma boa postura tem mais facilidade para realizar os movimentos do corpo, evitando exageros de força física na hora de executar alguns movimentos.
5 – Desenvolve a Paciência
É um dos comportamentos desenvolvidos, pois aprender a tocar um instrumento, por exemplo, exigirá paciência para recomeçar sempre que necessário e dedicação com muitas horas de treino e ensaios.
6 – Melhora a Habilidade de Leitura e Interpretação de Textos
Segundo estudos, quando a pessoa é exposta a algum ensino musical, aprendendo algumas habilidades rítmicas, tonal e práticas de instrumentos musicais, tem uma maior facilidade em compreensão de textos.
Afinal de contas quem estuda música, acaba tendo que ler bastante, tanto coisas práticas, como as próprias músicas que vai executar no instrumento. Enquanto lê, você tem que traduzir a nota para uma posição dos dedos, além de definir o ritmo da música que será tocada. E fazendo todas essas coisas, sua habilidade em leitura e interpretações vão sendo aprimoradas cada vez mais.
7 – Reforça os Músculos do Coração
Pesquisadores holandeses revelaram que pessoas que praticam uma atividade musical tal qual o violão durante, pelo menos, 100 minutos por dia, constatam uma diminuição significativa da pressão arterial, assim como do ritmo cardíaco, em comparação a uma pessoa que não toca um instrumento.
Enquanto você está completamente abduzido pelo som do seu violão e se deixar levar pela música, a pressão arterial no coração cai a um nível totalmente normal e você se sente mais descontraído. Além disso, tocar violão e cantar ao mesmo tempo exercerá, sem dúvida, um efeito positivo para seus pulmões, pois irá trabalhar a sua capacidade de armazenamento de oxigênio.
COMO A PRÁTICA MUSICAL ESTIMULA O CÉREBRO
1 – Memória Muscular
A memória muscular, também conhecida como aprendizagem motora, é a capacidade que o cérebro tem de guardar determinados movimentos e repeti-los de forma automática. Ou seja, é a habilidade do cérebro em reproduzir uma tarefa motora sem que sejam necessários esforços de consciência para isso.
Esta memória está relacionada ao contato com o seu instrumento, pois grava os movimentos que você faz com os dedos, o toque direto no violão e principalmente a postura de sua mão.
A mente inicialmente deve controlar todos os movimentos dos músculos. Quanto mais controlados e precisos forem os movimentos, mais rapidamente os músculos desenvolverão a memória muscular.
Para desenvolver esta memória, os músculos necessitam de treinamento na forma de orientação consciente e repetida da mente. Primeiro, a mente deve aprender o padrão, para então a mente “ensinar” o padrão aos músculos.
Uma melodia, composta por uma série de acordes, por exemplo, é a coreografia dos dedos ao longo da música. Portanto, quanto mais ensaios você se submeter, mais natural será o seu movimento ao tocar violão. Isso acontece porque o cérebro será exposto mais vezes a mesma sequência de movimentos e se familiarizará cada vez mais a ela.
2 – Memória Visual
É aquela que trabalhamos na leitura e na gravação de textos musicais, partituras e tablaturas e os interligamos ao braço do violão. Essa memória nos permite sincronizar as duas mãos fazendo com que uma dedilhe e a outra posicione os acordes.
Uma ótima forma de notar o aprendizado realizado pelo músico é observar como ele se comporta ao ouvir uma música que sabe tocar. Geralmente, ainda que de forma involuntária, o instrumentista irá repetir o movimento referente aos acordes daquela música, mesmo se não estiver em posse de um instrumento. É uma resposta automática do cérebro que, estimulado pela música, repete a sequência de movimentos associada a ela em sua memória.
E para treinar a memória visual basta praticar! Pegue as cifras de violão que possui e pratique ao menos 30 minutos por dia. O ideal é que você tente manter esse ritmo diariamente.