Descubra os Vícios e Manias que Te Impedem de Evoluir no Violão

Será que você tem algum vício? Está disposto a se livrar dele e tocar violão melhor?  Você pode estar com problemas ao tocar uma música por conta de um vício e manias, mesmo sem perceber isso. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre os vícios e manias ao tocar violão e como se livrar desses maus hábitos que não deixam aprimorar seus estudos. Confira!

Um vício é algo adquirido e solidificado ao longo de um certo tempo. E tanto iniciantes quanto estudantes mais avançados podem ter vícios. Ele não depende da idade ou do tempo de estudo do instrumento.

 

Agora, provavelmente, você deve estar se perguntado como um iniciante já pode ter um vício que afete seu estudo no violão?

Bem, iniciantes podem adquirir vícios da mesma forma como os que tocam a mais tempo, assim, mesmo que você toque a pouco tempo, já pode ter começado a ter manias que te impeça de evoluir ou conseguir executar uma música mais complexa sem maiores dificuldades, por exemplo. E tais vícios e manias podem ser simples de resolver ou não.

O fato é que errar é humano. Mas, corrigir tais erros, inevitavelmente, é uma atitude mais humana ainda. Portanto, veja os vícios e manias que atrapalham o aprendizado e saiba como revertê-los independente da sua idade e do tempo que toca violão.

 

Os Vícios e Manias que Te Impedem de Evoluir no Violão

 

aprender a tocar violão1 – Coluna Curva: É comum vermos pessoas tocando com a coluna curvada sobre o violão, principalmente os iniciantes a fim de conseguir ver as notas no braço. Porém uma má postura influencia diretamente na capacidade de tocar, pois em uma posição desconfortável, a mão esquerda ou a mão direita pode perder parte de sua mobilidade. Além disso, pode causar problemas ortopédicos a curto/médio prazo.

Assim, manter a coluna reta é fundamental. Mas quando falamos em manter a coluna reta não significa suspender o peito e o colocar para frente. Naturalmente, a coluna tem “curvaturas”, logo o correto para deixar a coluna reta é respeitar a posição natural dela, mesmo que pareça controverso com os nomes.

Para corrigir essa situação de má postura, o ideal é que encontre uma posição em que você nem fique muito reto e nem arqueado, mas que seja confortável. Encontre uma posição com o violão até a coluna fique confortável sem estar arqueada.

 

2 – Posição das Mãos:  Um dos principais vícios que te impedem de evoluir no violão é a má posição das mãos. Deixá-las em uma posição ruim certamente comprometerá a execução de uma música.

aprender a tocar violãoMão que Forma os Acordes (Esquerda Destros) – Muitas vezes você pode não conseguir fazer uma determinada escala ou acorde simplesmente por conta da postura da mão. Os vícios e manias mais comuns da mão que forma os acordes é levantar demais o polegar ou o ombro, o que resulta em uma maior tensão para a mão e, consequentemente, atrapalha a tocar.

Outro vício é tocar com a palma da mão encostado no braço do violão. Apenas os dedos que devem tocar no braço, salvo algumas exceções que vão depender da música em si. Tocar com a palma da mão encostada no braço prende os movimentos da mão, o que atrapalhará tocar trechos com escalas rápidas ou até mesmo mudar de uma acorde para outro, por exemplo.

Portanto, deixe sua mão sempre relaxada. O dedo deve se posicionar de modo que a unha quase encoste na casa do instrumento, para isso você deve tocar com a ponta dos dedos.  Procure não deixar os dedos mais retos.

 

aprender a tocar violãoMão que Conduz a Batida (Direita Destros) – Não deixe o punho muito levantado ou muito próximo do violão e jamais repouse o braço no violão. Ao fazer isto, naturalmente seu ombro será jogado para frente, o que causará uma leve torção na coluna. Nem deixe deixar os dedos retos ou o polegar dobrado. A forma correta é deixar a mão em forma de arco, como se você estivesse segurando uma bola.

O correto posicionamento das mãos te ajuda a executar as músicas melhor, com menor dificuldade e sem se cansar.

 

3 – Usar Muita Força para Fazer Pestanas: Certamente a pestana é uma barreira que todos enfrentam em algum momento no aprendizado do violão. Visualmente ela parece simples, mas muito cuidado com o dedo que faz a pestana!

aprender a tocar violão

O maior erro cometido tanto por iniciantes quanto por estudantes mais avançados é utilizar mais força do que o necessário para fazer um acorde com pestana. E é bem comum colocar o dedo médio sobre o indicador na hora de montar a pestana. Essa mania, no entanto, pode cansar a musculatura da mão, especialmente se a música tiver muitas pestanas.

Fazer uma boa pestana não depende de força e sim do jeito que você faz. Posicione o dedo levemente virado para a esquerda, isto é, a lateral do dedo é a parte que deve tocar nas cordas. Lembre-se de deixá-lo próximo do traste que fica adiante. O polegar deve ser posicionado no centro do acorde e não no sentido do indicador, pois assim você terá equilíbrio.

 

aprender a tocar violão4 – Parar de Tocar Durante a Troca de Acordes: Esta é uma das manias mais comuns entre os iniciantes, porém, se não for solucionado pode ser que se estenda além da fase de iniciante.

Mais importante do que acertar o acorde no momento certo é você não parar de tocar o ritmo.  Dessa forma, a mão que aperta as cordas deve se adequar à mão que propõe a batida, nunca o contrário. Sendo assim, se você for destro, quando estiver executando um ritmo na mão direita, não pare quando trocar o acorde da mão esquerda.

Um exercício que vai te ajudar a resolver esse problema é começar tocando uma batida simples (para cima, para baixo, para cima, para baixo) e escolher dois acordes fáceis. Toque o primeiro acorde usando a batida mencionada 4 vezes. Em seguida troque de acorde sem parar de executar a batida na mão direita. Mesmo que você se atrapalhe com a troca, não pare de executar a batida.

Faça isso várias vezes, mantendo o tempo, e perceberá que a mão esquerda começara a se adequar a direita.

Um vício ou mania somente será resolvido se você tiver a determinação e paciência para isto. Não adianta ter pressa e querer resolver tudo rápido.

Tenha paciência e elimine os vícios e manias que atrapalham sua evolução como estudante de música!

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Afinal de contas, o aprendizado musical não é uma competição.

Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *