Como Encaixar o Ritmo Corretamente em uma Música no Violão?

Tocar uma música parece fácil, mas quando você tenta… aí a coisa fica difícil? Tocar um ritmo no violão é comumente um desafio para os músicos iniciantes. Por isso vamos falar sobre como encaixar o ritmo corretamente em uma música, Confira!

A maioria das pessoas que desejam aprender a tocar violão começam os seus primeiros passos pesquisando na internet ou em aulas de músicas por aí. Independente de onde você começou, este conteúdo será indispensável.

Existem centenas de centros sociais em bairros que ensinam a tocar violão,  existem ONGs e professores particulares em todo lugar do Brasil. Muitos deles seguem uma metodologia simples.  Mas na maioria dos casos lhes falta formação musical  que abrem a cabeça para a realidade musical individual de cada aluno.

ritmo no violãoDando aulas pela internet eu recebo dezenas de perguntas e confesso que a maioria delas é relativa a ritmos no violão.

Por isso, este será o nosso assunto neste conteúdo: Ritmos!

Sendo assim, se você tem dificuldades em fazer ritmos no violão ou não entende como eles funcionam, este conteúdo é direcionado para você. Aproveite!

 

Como Encaixar o Ritmo Corretamente em uma Música no Violão?

 

Ritmo musical é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo. Logo, o ritmo é a marcação do tempo de toda música. E é ele que nos fornece o compasso em que se deve trabalhar toda a parte de harmonia e melodia.

 

Uma das perguntas mais comuns de quem está querendo aprender a tocar violão é a seguinte:

 

Como encaixar o ritmo corretamente em uma música no violão?

 

ritmo no violão

O fato de você está lendo  este conteúdo  é prova suficiente que a tecnologia tem o poder de levar conhecimento às pessoas onde quer que elas estejam. Entenda que ao concordar com essa afirmação,  você também concorda que o conhecimento chegou até você através de diferentes mídias.  Seja rádio, televisão, internet, etc…

Se você é uma pessoa que possui dificuldade em fazer ritmos no violão,  pode ter sido influenciado por alguma dessas mídias ou em algum momento até enganado pelos seus próprios ouvidos.

Do ponto de vista da educação musical,  todo momento enquanto estamos ouvindo uma música já estamos participando de uma aula chamada apreciação musical.

Saber apreciar uma música é extremamente importante,  mas  cada pessoa ouve o ritmo de uma forma.  Algumas identificam os compassos mais rápido,  outras têm mais facilidade na percussão,  algumas percebem os sons mais graves e outras percebem os sons mais agudos.

ritmo no violãoO resultado dessa miscelânea de percepção molda-se quando existe a necessidade de colocar o ritmo em prática no violão. Sendo assim,  se você foi ensinado com uma pessoa que percebe a sonoridade diferentemente da sua forma de perceber,  a chances são que o seu ritmo possa ser influenciado  diretamente por esta pessoa.

Já sabemos que ao assistir uma videoaula você consegue mudar a sua percepção musical e assim dar um passo além no violão bem tocado.

É preciso entender que encaixar um ritmo corretamente em uma música enquanto estamos tocando violão é algo subjetivo,  ou seja,  você pode escolher um ritmo que vai ficar legal e outra pessoa pode escolher outro ritmo que achar melhor.

Sendo assim começa o entrelaçamento de ideias que faz com que essa questão seja tão complicada.

Afinal de contas, quem estará certo? Qual será o melhor ritmo?

Eu sei que a resposta não vai agradar a todos mas, no fundo, as duas pessoas estão certas ao fazer o ritmo que mais acreditam ser parecido com o que desejam.

Para entender melhor essa possibilidade precisamos compreender a ideia de releitura musical.

Nós separamos um vídeo explicando o conceito de releitura e como encaixar o ritmo corretamente em uma canção.  Sugiro que assistam o vídeo até o fim antes de se aprofundar em exercícios rítmicos.

ritmo no violãoA releitura é algo que a maioria das pessoas deveriam entender,  pois muitas músicas originais se transformam em grandes sucessos quando são gravadas com um modelo de percepção diferente.

Sendo assim, entenda sobre releitura e a forma que cada pessoa toca uma canção.

Veja também O QUE É RELEITURA MUSICAL?

Se você for um estudante ou um professor de violão jamais deve corrigir o ritmo de alguém, mas se a música não estiver boa tanto quanto você deseja, é plausível SUGERIR que a pessoa faça um ritmo diferente. Se possível, mostre na prática como você faz o ritmo sugerido para que ela ouça e perceba o que pode fazer diferente.

Isso não vai provar para outra pessoa que a sua forma está correta e a dela está errada, mas assim as duas pessoas vão crescer ao trocar ideias em relação a música.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard quando você conversa com alguém sobre música e sobre como fazer alguma coisa no violão, na verdade você estará aprendendo 70% a mais, tanto quanto a pessoa que está trocando ideia com você.

Confira uma parte deste estudo que deu origem a pirâmide de aprendizado de William Glasser.

ritmo no violão

 

Sendo sim você aprendeu uma forma diferenciada de entender como encaixar o ritmo corretamente em uma música.

 

  • Entendeu que o ritmo correto  além de subjetivo é uma ilusão.

  • Entendeu como aprender música e potencializar o seu aprendizado em 70%.

 

Espero que tenha entendido!

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas simpatizantes de violão.

Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube, curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *