APRENDA A TOCAR DESENHO DE DEUS

Mistura de reggae e pop, “Desenho de Deus” tem uma melodia que não sai da cabeça, tornando-se, há pouco mais de 15 anos, uma das músicas mais tocada nas rádios brasileiras, levando o artista Armandinho a obter reconhecimento nacional. Portanto, aprenda a tocar esse grande sucesso e saiba mais sobre a inspiração para a letra da música, bem como sobre o cantor e compositor Armandinho. Confira!

 

APRENDA A TOCAR DESENHO DE DEUS

 

 

 

 

 

 

aprender a tocar quando deus te desenhouAlguns acreditam que o sucesso ‘Desenho de Deus’ seja uma declaração de amor à sua ex esposa Nadja Vendruscollo, já outros acham uma grande polêmica e blasfêmia ao dizer que Deus estava namorando…

Apesar das especulações, Armandinho afirma em entrevista ao G1, que a letra foi inspirada por Santa Catarina. O artista costumava viajar de avião e observar o litoral. As praias em Santa Catarina tinham curvas, desenhos com pedras. Já quando chegava à fronteira, em Torres, o mar deixa de ter esse desenho. Então, Armandinho comentou que quando Deus desenhou Santa Catarina devia estar namorando.

 

Quando Deus te desenhou
Ele tava namorando
Quando Deus te desenhou
Ele tava namorando
Na beira do mar
Na beira do mar, do amor

 

aprender a tocar quando deus te desenhouOu seja, que quando Deus resolveu desenhar o território, Ele, não necessariamente, estaria “namorando”… Simplesmente estava inspirado… Foi um elogio ao estado de Santa Catarina. Essa foi a inspiração.

 

ARMANDINHO

 

Armando Antônio Silveira da Silveira, mais conhecido pelo seu nome artístico Armandinho, nasceu em janeiro de 1970, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ainda criança ouvia de um tudo um pouco. Seu pai, com quem conviveu pouco, tocava MPB no violão e cantava. Sua mãe costumava comprar um disco de MPB e Rock por mês e foi sua grande incentivadora. Com a avó aprendeu a gostar dos artistas populares dos programas da rádio Farroupilha AM. E com o padrasto, um ‘gauchão bem tradicional’, ouvia música regional, incluindo os argentinos Mercedes Sosa e Ariel Ramires.

aprender a tocar quando deus te desenhouEm 1985 formou a primeira banda com colegas, ainda em tempos de estudante.   Com 12 anos, Armandinho já compunha e, apesar de ainda nem sonhar em ter uma caranga e nem saber o que era sexo –  apenas imaginava – sua primeira canção autoral “Sexo Na Caranga”estourou nas rádios anos depois.

O artista teve a ‘fase Beatles’, a ‘fase Rolling Stones’ e uma idolatria por Elvis Presley que lhe rendeu o primeiro e doloroso contato com a morte, aos 7 anos, quando Cid Moreira anunciou no Jornal Nacional a morte do Elvis.

Mas foi na MPB e nos ‘bares da vida’ que Armandinho moldou seu caminho, onde pegava canções da MBP e fazia novos arranjos na levada reggae. Apesar desse caminho estar dando certo para Armandinho, o divisor de águas entre tocar na noite e nas rádios do país em 2001, foi uma fita cassete com dez canções, entregue ao diretor da Rede Atlântida, braço da poderosa Rede RBS, da qual o selo Orbit também faz parte.

aprender a tocar quando deus te desenhouA música “Folha de Bananeira”, que Armandinho compôs ainda moleque, foi a escolha do diretor para tocar na rádio. A música ficou entre as quatro mais pedidas da Rádio Atlântida, tornando-se um grande sucesso no Rio Grande do Sul onde foi tocada. O refrão, “Fuma, fuma, fuma, folha de bananeira. Fuma na boa, só de brincadeira”, ficou na mente de muitas pessoas devido a tamanha repercussão que a canção teve. Em seguida, a música “Rosa Norte”, também fez grande sucesso na programação da rádio.

Em 2002, gravou seu primeiro álbum de estúdio, Armandinho, pela Orbeat Music. “Balanço da Rede” abre o trabalho e os sucessos como “Ursinho de Dormir”, “Reggae das Tramanda”, “Sentimento” e “Outra Noite que se Vai” fazem parte do CD.

Seu segundo disco, Casinha, foi lançado em 2004. O álbum trouxe pela primeira vez o grande sucesso “Desenho de Deus”, além de uma regravação da canção “O Leãozinho”, de Caetano Veloso.

aprender a tocar quando deus te desenhouEm 2006, Armandinho assinou contrato com a Universal Music e lançou Armandinho: Ao Vivo, trabalho que o fez conhecido no Brasil inteiro. Gravado na cidade de Balneário Camboriú, o CD/DVD traz todos os hits de Armandinho até então.

Em 2007, o cantor lançou o quarto disco de sua carreira, Semente, nome da primeira música de trabalho do novo CD. Em 2008 a gravadora e o cantor resolveram inovar e lançaram o maxi single Madeira, um EP digital com quatro novas músicas por preço acessível.

Depois de deixar a gravadora, Armandinho lançou em 2009 seu quarto álbum de estúdio, Armandinho Vol.5, como canções como “Amor de Primavera” e “Desejos do Mar”. O álbum conta ainda com uma versão para a música “Como Dois Animais”, de Alceu Valença.

aprender a tocar quando deus te desenhouApós uma bem-sucedida turnê no Brasil, Estados Unidos, Uruguai e Peru, Armandinho escolheu a Argentina para a gravação de seu DVD intitulado Armandinho: Ao Vivo em Buenos Aires. O material é composto por imagens dos dois shows que o artista fez no Groove de Palermo, localizado na capital Argentina, e foi lançado em dezembro de 2012 em vários países da América Latina. Ainda em 2012, lançou o single “Sol Loiro” na internet e nas rádios.

No final de 2013, Armandinho lançou o single “A Ilha”, outro grande sucesso nas rádios. Ainda em 2013, o álbum Sol Loiro foi lançado simultaneamente no Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal.

Em julho de 2015, o artista lançou nas rádios e na internet a música “Qual que é? (Um tempo pra sonhar) ”. E em setembro do mesmo ano, a canção “Outra Vida foi incluída na trilha sonora da novela das seis, Além do Tempo, da Rede Globo.

Em 2019, o cantor lançou seu terceiro álbum ao vivo, Armandinho: Acústico, em CD e DVD, gravado no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

aprender a tocar quando deus te desenhouO cantor, que também é surfista, não se preocupa com rótulos e sempre que o perguntam se ele é o Armandinho do reggae, diz que é o reggae do Armandinho, pois seu foco é o seu público. E se o questionam sobre fazer um reggae politicamente engajado, Armandinho diz que para ele o reggae é um ritmo musical e as suas letras falam da sua vida, das coisas que vive.

O artista considera seu trabalho uma diversão e deseja que as pessoas fiquem felizes ao ouvirem suas músicas. Como foi músico da noite, Armandinho acredita que a função do artista é divertir as pessoas e que elas estão ali para isso.

Atualmente, Armandinho é casado com a modelo Carla Nicolait e é pai de duas meninas, Antônia e Marcela, frutos de seu casamento anterior.

Agora, é embarcar na levada de Armandinho e deixar a onda te levar…

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *