Em meio ao isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde para o combate ao surto do novo coronavírus, Liberdade Provisória, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, é uma das músicas mais ouvidas pelos brasileiros durante a quarentena. Portanto, aprenda a tocar o novo hit supremo do “sertanejo jurídico” e saiba como surgiu a canção que está a meses nas paradas de streaming do Brasil. Confira!
APRENDA A TOCAR LIBERDADE PROVISÓRIA
LIBERDADE PROVISÓRIA E SUA MUSA JUDICIAL
Mandados de prisão, operações policiais, contratos de união, divisão de bens, abandono de incapaz, legítima defesa: podia ser assunto de tribunal, mas são temas de vários sucessos sertanejos atuais.
Assim, Liberdade Provisória entrou no rol do “sertanejo jurídico“, que também tem “Regime Fechado” (Simone e Simaria), “Contrato” (Jorge e Mateus), “Seu Polícia” (Zé Neto e Cristiano), “Abandono de Incapaz” (Marília Mendonça) e outras.
Consagrada na voz de Henrique e Juliano, dupla que saiu do Tocantins e estourou pelo Brasil, “Liberdade provisória” surgiu de outro cantor e compositor tocantinense chamado Henrique Casttro.
Henrique nasceu em Pedro Afonso (TO), mas mora na capital da música sertaneja brasileira. Chegou em Goiânia anos atrás com um violão, R$ 30 no bolso e um sonho de viver de música. Nem sabia que era possível passar uma música para um artista. Achava que cada cantor fazia sua própria música.
Ele foi se virando e fazendo amigos, como a dupla do xará conterrâneo Henrique e Juliano. Também conheceu um parceiro de composições, o baiano Elvis Elan. Assim, virou compositor requisitado, se consagrando como um dos autores mais procurado do sertanejo atual, com músicas como Propaganda (Jorge e Mateus), Na Cama Que Eu Paguei (Zé Neto e Cristiano), Sonhei Que Tava Me Cansando (Wesley Safadão), Aham (Lucas Lucco) e Namorada Reserva (Hugo e Guilherme).
“Liberdade Provisória” foi feita durante uma fase difícil no namoro com Thays Brom. Mas hoje a relação tem menos drama que a letra do hit. Na época, Thays era estagiária de um escritório e estava estudando para a prova da OAB. De longe, Henrique a ouviu falando sobre ‘liberdade provisória’ no meio da conversa dela. E ele pensou que dava um bom título de música e resolveu escrever um sertanejo a partir daquele termo jurídico.
Mas o processo de autoria foi conturbado: levou mais de um ano e teve uma primeira versão rejeitada.
O título estava definido – ‘O que eu vou fazer com essa tal liberdade provisória?’ – E junto com Elvis, Henrique tentou pela primeira vez fazer “Liberdade Provisória”. Mas não foi fácil. Eles terminaram e até levaram a composição para uma audição com músicos de Goiânia, mas ninguém se interessou.
A primeira versão era completamente diferente. Naquela letra, “liberdade provisória” era uma trégua para o pensamento de um cara que não consegue esquecer uma mulher.
Entretanto, durante outro encontro com Elvis para compor, já em 2018, Henrique se lembrou da ideia e resolveu insistir no título. Dessa vez, a “Liberdade Provisória” falava sobre o namoro instável. Aí sim, deu certo.
O refrão compara as idas e vindas de um casal a um regime de liberdade provisória. E letra deixa em aberto se o casal voltou ou não. Na vida real, está tudo ótimo. Thays ajudou Henrique de várias formas a virar compositor requisitado no pop brasileiro. A namorada até deu orientação jurídica para ele se livrar de “contratos ferrados e empresários oportunistas”.
Mas por pouco “Liberdade Provisória” não foi gravada com outra voz. Logo após a composição, Elvis guardou para ser a faixa principal de um projeto de DVD para lançar sua carreira de cantor. Nesse meio tempo, os irmãos Henrique e Juliano chamaram os amigos compositores para ajudá-los a escolher o repertório do DVD ao vivo que gravariam no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Em um encontro no sítio da dupla, no Tocantins, Elvis mostrou a música que tinha feito para o DVD dele, e convidou Henrique e Juliano para participarem da gravação. Eles adoraram.
Porém, um dia o produtor Eduardo Pepato ligou para Elvis e disse: ‘Elvis, o Henrique e Juliano não vão falar isso com você, eles respeitam sua decisão de gravar. Mas eu te peço para pensar com carinho, porque o repertório deles está bom, mas ainda não tem ‘aquela’. Essa música seria o motor do projeto”.