Quando estamos aprendendo a tocar um instrumento é fundamental saber as notas musicais. Por isso, hoje vamos falar sobre as notas musicais e como elas são representadas, para facilitar seu estudo no violão. Não perca!
O QUE SÃO NOTAS MUSICAIS?
As notas musicais são sinais que seguem uma nomenclatura internacional a fim de representar os elementos mínimos de um som, ou seja, a altura do som musical.
Dessa forma, as notas musicais são vibrações que produzem som, que pode ser agudo ou grave dependendo da velocidade das vibrações. Deste modo, se o som tiver poucas vibrações, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibrações, teremos um som agudo.
Quando se toca uma corda à mesma vibra para os dois lados, movimentando as moléculas de ar ao seu redor e essa agitação das moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. Assim, o ouvido humano capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro. Portanto, para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente, ou seja, uma nota diferente.
Saiba mais em As Notas Musicais.
COMO AS NOTAS MUSICAIS SÃO REPRESENTADAS?
Cada nota musical é representada por uma letra com o intuito de facilitar à escrita e aumentar a velocidade de leitura. E é essa notação universal que utilizamos nas músicas cifradas, portanto é muito importante sua memorização:
OBS: A única exceção na escrita padrão é que em alemão a letra “B” representa a nota “Si bemol”, e o “Si” é representado pela letra “H”.
Além dessas 7 notas naturais, temos também entre uma nota e outra o que chamamos de “acidentes”, que são os sinais de sustenido # e bemol b. Portanto, temos:
Perceba que as notas E e B não possuem sustenido, para memorizar é só ter em mente que as duas notas que terminam com a letra “i” não têm sustenido #, ou seja, E-Mi e B-Si.
A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo. Inicialmente, estude apenas as 7 notas naturais e o sinal de # para não gerar confusões. Posteriormente, ao estudar a escala cromática saberá entender melhor a diferença entre o sustenido e o bemol.
Existe também outra representação para as notas musicais, que não depende de letras, a partitura.
A figura acima é uma representação por partitura. Ela é bem mais detalhada e completa. As notas são representadas graficamente com sinais na forma oval e são escritas em um pentagrama ou pauta musical que é um conjunto de cinco linhas paralelas e horizontais e quatro espaços entre elas. Contamos essas linhas e espaços sempre de baixo para cima.
Dependendo da posição em que estiverem escritas no pentagrama, as notas indicarão os sons mais graves ou mais agudos.
O nome da nota no pentagrama é determinado pela clave, que é um sinal colocado no início do pentagrama que dá o seu nome à nota escrita em sua linha. Existem sete claves, representadas pelas figuras – Sol, Fá e Dó. Por exemplo: a Clave de Sol assinalada na 2ª linha significa dizer que o nome da 2ª linha será “sol”, então o 2º espaço será “lá”, a 3ª linha será “si” e assim por diante.
Entretanto, caso esse seja seu primeiro contato com representações musicais, não se preocupe tanto com a partitura, procure antes decorar a representação por letras, que é bem mais simples.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!
Ótimo material. Bem detalhado.
Muito bom!!!!!!!!
Os musicos, ao longo da historia, escolheram posicoes diferentes para as notas nas linhas das pautas. E por isso foram inventadas as claves, simbolos que serviriam para sinalizar a nota e a linha de referencia que se adotava.